Topo

Alho: Histórias e dicas para melhor aproveitar o alimento.

Publicidade
Comente

Desde a antiguidade, o alho é usado como alimento e como componente medicinal e hoje é muito conhecido pelas suas propriedades terapêuticas a favor da saúde. Ninguém sabe ao certo quais foram os primeiros povos a consumirem alho ou usar o alimento com fins medicinais. Especula-se que a sua origem seja de 4 a 6 mil anos atrás, em um local que também não se sabe ao certo qual, mas que está entre o Continente Asiático e a Europa.

beneficios-do-alhoEFEITOS BENEFICOS DO ALHO

É mais do que indiscutível que é alho auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo e também atua no campo do sistema cardiovascular. A sua atuação no sistema circulatório é auxiliar na prevenção de eventuais tipos de tromboses em vasos arteriais importantes, como por exemplo, a veia aorta, e que irrigam o coração, o cérebro e os pulmões.

Publicidade

Para a saúde, a melhor forma de consumir o alho é cru mesmo. Frito ou cozido, porém mesmo tendo passado por processos de cozimento ainda conserva propriedades medicinais. Para conseguir uma ação preventiva e curativa, é preciso incluí-lo na dieta diária.

Ao tomar uma sopa, comer uma salada ou pão, aproveite e jogue pedacinhos de alho cru por cima, mas claro, não exagere, já que o gosto dele pode ser bem ruim. O ideal é ingerir, além de 3 dentes de alho ao dia, uma ou duas cebolas cruas, aí então, o remédio estará completo e a sua saúde estará muito bem cuidada

Tanto o alho como a cebola são ricos no mineral germânio, antioxidante, capaz de neutralizar a ação dos radicais livres. Mas, nada de exagero no consumo, para não causar irritações gástricas. E claro, escovar bem os dentes depois de consumir esses alimentos é mais do que fundamental.

Publicidade

DICAS PARA APROVEITAR O ALHO

É comum, após o consumo de alho, uma halitose característica. Para conseguir comer um belo filé ao alho, por exemplo, sem deixar rastros, uma ótima dica é ingerir suco de limão ou laranja logo em seguida, pois isso irá quebrar o gosto na boca e o cheiro que o alho pode exalar. Mastigar por algum tempo alface, salsa, aipo, erva-doce, grãos de coentro e casca de maçã também podem solucionar esse incômodo.

Uma receita caseira que ajuda e muito a dilatar as vias aéreas superiores e permite respirar melhor, é a seguinte: Coloque 3 dentes de alho numa xícara de chá fervendo e faça inalação, esta receita também é ótima para aliviar dores de garganta, faringites e amigdalites.

Para acabar com a gripe, a receita é simples: Pegue um dente de alho e corte em quatro pedaços, deixe tudo em um copo com água, em maceração por 12 horas. Pela manhã, em jejum, tome a mistura. Repita por 2 ou 3 dias seguidos e terá alivio rápido da doença.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: