Topo

6 bandas que foram banidas em diversos países do mundo

Grandes nomes da música já tiveram problemas para se apresentar em determinados locais.
Publicidade
Comente

Uma das principais características das manifestações artísticas, de uma forma geral, é que ela pode acabar se tornando uma importante plataforma para passar uma determinada mensagem. E durante séculos a arte acabou sendo utilizada como uma forma de protesto ou de, pelo menos, tentar passar a visão de mundo do artista sobre um determinado tema. 

6 bandas que foram banidas em diversos países do mundo

Mesmo diante de um cenário no qual a arte está cada vez mais comercial, uma vez que a indústria acaba gerando e dependendo do dinheiro, essas mensagens acabam se mantendo em muitos casos. E isso provoca a reações. Acabou se tornando muito comum com determinados músicos, por exemplo, acabarem tendo problemas para se apresentar em determinados países. 

Publicidade

Estes problemas podem estar diretamente relacionados a obra em si, nas letras das canções que fazem parte da obra. Já em outros casos, os problemas estão nas manifestações que os músicos acabam fazendo durante suas apresentações ao vivo. 

Confira 10 bandas que acabaram tendo problemas em países e foram banidos:

Led Zeppelin (Singapura)

Singapura acabou criando uma grande campanha contra o movimento que se tornou bastante popular no mundo inteiro nas décadas de 60 e 70 e que era chamado de “contracultura”. E isso acabou sendo feito a partir da criação de uma série de leis estranhas, incluindo a proibição dos homens utilizarem seus cabelos compridos. Os integrantes da banda Led Zeppelin tinham estas características e simplesmente não foram autorizados a sair do avião para se apresentar em um show marcado no ano de 1972.

The Rolling Stones (Japão)

Publicidade

A banda havia fechado um show no Japão no ano de 1973, o que seria basicamente a sua estreia ao vivo no país, que não era muito o foco dos roqueiros até aquele momento. Mas as autoridades locais acabaram não autorizando a realização do concerto naquele momento. No dia 27 de janeiro, toda a equipe foi impedida de entrar no país por conta das condenações anteriores por drogas de Mick Jagger. Eles foram conseguir fazer suas apresentações no país oriental apenas 17 anos depois. 

The Beatles (Israel)

Nem mesmo aquela que foi considerada como a maior banda do mundo acabou conseguindo sair impune das proibições impostas por governos locais. O grupo britânico acabou sendo impedido de se apresentar em Israel. O motivo foi a reação que o grupo causava nos fãs. O governo havia tido uma experiencia recente com o cantor pop britânico Cliff Richard, que causou uma grande histeria generalizada no país em 1963. E o governo simplesmente não queria passar por este tipo de situação novamente, recusando a apresentação dos Beatles. 

Cannibal Corpse (Alemanha, Austrália, Rússia)

O grupo acabou enfrentando uma série de boicotes ao redor do mundo, não apenas em relação as suas apresentações ao vivo, mas também em relação a sua própria música. A Alemanha proibiu a venda dos três primeiros discos do grupo assim como apresentações ao vivo dessas músicas por conta do conteúdo visual que integrava o material. A Austrália também proibiu a comercialização de qualquer material produzido pela banda a partir de 1996, decisão que valeu por uma década. Na Rússia, quando a banda tentou fazer uma turnê, seis dois oito shows que estavam previstos na agenda acabaram sendo cancelados.

Lamb of God (Malásia)

As bandas de metal costumam passar por este tipo de situação com maior frequência, inclusive nos dias de hoje. Eles estavam com uma apresentação marcada na Malásia no ano de 2013, quando acabaram recebendo a notícia de que a produção local estava proibida de realizar o show. O motivo apontado na ocasião pelo governo era um conteúdo “blasfemo” que supostamente infringe os valores culturais do local. 

Fred Durst (Ucrânia)

O músico Fred Durst, que é vocalista do Limp Bizkit, acabou sendo banido de entrar na Ucrânia por um prazo de cinco anos. A decisão foi tomada por ele ser considerado um risco à segurança, já que elogiou publicamente a Rússia e também manifestou interesse em se mudar para a Crimeia (região de origem de sua esposa na época) em 2015. Na época o pais já estava enfrentando essa grande crise com o país vizinho, que repercute até os dias de hoje, com ambos os países em guerra. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: