Topo

Alta-costura: entenda o que é e quem faz este tipo de vestuário

Expressão acabou se tornando bastante famosa dentro do mundo da moda.
Publicidade
Comente

A indústria da moda é uma das mais importantes e impactantes em nossa sociedade, tanto do ponto de vista econômico como cultural. Mesmo que muitas pessoas de fato não pensem na moda de uma forma especifica, estes conceitos acabam permeando as escolhas que as pessoas fazem o tempo todo em relação ao que elas vão vestir a partir do momento que elas saem de casa. 

Alta-costura: entenda o que é e quem faz este tipo de vestuário

E existem diversos termos que acabam sendo utilizados dentro dessa indústria que acabaram ficando bastante famosos, incluindo a alta costura. Normalmente as pessoas acabam utilizando, de uma foram mais frequentes, este termo para designar uma determinada roupa ou uma determinada coleção mais cara ou exclusiva. Mas nem sempre este termo acaba sendo utilizado da forma mais correta. 

O que é alta costura?

De uma forma geral, este é um termo que realmente acaba sendo utilizado para qualificar uma determinada confecção considerada como primorosa ou mais elaborada. Mas existem algumas características que normalmente acabam sendo encontradas neste tipo de técnica. E uma delas é o fato justamente dela acabar sendo criada a partir de técnicas manuais mais efetivas. 

Publicidade

Além disso, o termo também costuma ser utilizado de uma forma mais frequente para fazer uma referência a determinadas peças e coleções que sejam feitas a partir da aplicação de técnicas mais criativas ou ainda que sejam feitas sob medida para determinada pessoa ou para um conjunto de pessoas. 

Mas as definições acima podem ser consideradas como os conceitos mais populares que as pessoas acabam tendo sobre o que é alta-costura. Mas, na verdade, existe uma definição oficial, inclusive sendo protegido por lei. Ele se refere apenas ao que pode ser produzido, em termos de moda, na França, vinculado a uma lei do Ministério da Indústria Francês. 

Como começou a alta-costura?

A moda acaba sendo um retrato do seu tempo, e durante muitos anos o conceito estava bastante restrito para aquelas pessoas mais ricas e poderosas de cada sociedade. Até determinado momento do século 19, a produção do vestuário acaba acontecendo sob encomenda, com os profissionais da costura produzindo a partir das medidas exatas do corpo da pessoa. 

Publicidade

E a criação de uma assinatura ou de um conceito de moda dentro das peças produzidas acabou se tornando o conceito mais importante dentro do que se entende por alta costura. 

Um dos pioneiros que do que pode ser chamado de alta-costura foi um inglês, Charles Frederick Worth, mas que tinha sua residência fixada na França. Foi ele que começou a apresentar suas peças criadas para o grande público. vez de desenhar e costurar as roupas conforme as solicitações de sua clientela, ele passa a apresentar coleções finalizadas, com vestidos quase inteiramente prontos.

Mas mesmo fazendo as produções em um formato de coleção, ele ainda fazia os ajustes e a personalização a partir dos pedidos dos clientes, incluindo, em determinados casos, a escolha de um determinado tecido ou ainda de uma determinada padronagem. 

E foi este formato que acabou inaugurando toda uma forma de fazer moda que acabou se perpetuando e se transformando no mercado como um todo, especialmente para o que viria no futuro, com a produção em larga escala e com a ajuda de máquinas. 

Worth também foi pioneiro ao abrir, no ano de 1858, a primeira Maison de couture no número 7, da rua de la Paix, em Paris. O local acabou sendo frequentado por figuras importantes da aristocracia da época, como a Imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III, e de outras classes privilegiadas da sociedade formavam a sua rede de clientes e visitas regulares. 

Anos mais tarde, este mesmo local acabou se transformando na Chambre Syndicale de la Haute Couture, a associação de alta-costura francesa, o que se mantém até os dias de hoje. 

Quem faz alta costura nos dias de hoje?

Legalmente falando, faz alta costura apenas as casas-membros participante da Chambre Syndicale de la Haute Couture. Dentre as marcas mais famosas, que acabaram passando por um processo de internacionalização e hoje contam com os mais variados tipos de produtos,, estão Chanel, Christian Dior e Givenchy.
 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: