Topo

Oleosidade no rosto: 5 dicas práticas para diminuir e controlar o problema

Saiba como ter maior controle sobre a produção da oleosidade de uma forma geral.
Publicidade
Comente

A produção de oleosidade pelo corpo acaba tendo uma determinada funcionalidade. Quando ela chega até a camada externa, aparecendo na pele, promove uma hidratação que é fundamental para que essa camada se mantenha mais protegida contra agentes externos e também contra a ação do próprio tempo. 

Oleosidade no rosto: 5 dicas práticas para diminuir e controlar o problema

A hidratação que as pessoas normalmente promovem na sua pele, com a utilização de determinados produtos externos, nada mais e do que a potencialização de uma hidratação que acontece, de forma natural, através dos processos do corpo e do organismo como um todo.

Mas, ao mesmo tempo que este procedimento pode acabar se tornando ineficiente, o organismo pode acabar produzindo óleo em excesso. Essa não é considerada como uma doença um mesmo um problema, e sim uma característica. Mas, em determinados casos, quando essa produção realmente sai de controle, ela pode ter efeitos negativos, que precisam ser controlados.

No rosto, por exemplo, uma das consequências mais comuns da quantidade excessiva de oleosidade é o surgimento de acnes e cravos. 
Confira algumas dicas práticas que poderão ajudar no controle da oleosidade excessiva, especialmente na região do rosto.

Limpe o rosto com gel de limpeza facial

Publicidade

O primeiro passo para conseguir controlar, de uma forma mais efetiva, a quantidade de óleo que surge no rosto, é iniciar uma rotina de limpeza e de lavagem. Ela vaia atuar removendo essa oleosidade antes que ela possa ir se acumulando nos poros, o que acaba criando o cenário ideal para o surgimento das famosas espinhas. 

O tipo de produto que acaba sendo mais recomendado para a limpeza do rosto de uma forma geral acaba sendo os em gel, pois eles acabam tendo uma textura mais seca e também menos quantidade de óleo na sua fórmula. Existem diversos tipos diferentes disponíveis no mercado, mas é importante que as pessoas utilizem ele mais de uma vez ao longo do dia.

Aplique um antioxidante

Um outro tipo de produto que acaba sendo muito interessante e recomendado para as pessoas que precisam controlar o excesso de oleosidade na região do rosto é o antioxidante. Basicamente ele pode ser encontrado no formato de gel ou de creme e que conta com uma boa quantidade de Vitamina C na sua fórmula.

Publicidade

Essa vitamina acaba combatendo diretamente a ação dos chamados radicais livres, além de proteger a pele contra os efeitos dos raios UV e da poluição de uma forma geral. Um outro efeito muito positivo que estes produtos acabam tendo é o da redução dos poros dilatados, que normalmente acabam aparecendo nas peles mais oleosas e que acabam tendo um efeito negativo no aspecto de como um todo.

Utilize o protetor solar correto

Outro tipo de produto que nunca deve ser deixado de lado, especialmente nas regiões mais quentes do país, é o protetor solar. As pessoas precisam deixar de aplicar o produto apenas quando elas vão passar o dia na praia e começar a utilizar eles no dia a dia também. 

Para que o protetor não acabe deixando a pele ainda mais oleosa, é muito importante escolher os que são feitos específicos para a área do rosto, que já acabam tendo menos óleo na sua composição. Mesmo dentro desta categoria ainda é possível encontrar os protetores que são específicos para rostos mais oleosos.

Promova uma esfoliação semanal

A esfoliação da pele também acaba sendo um procedimento muito importante para controlar o excesso de produção de oleosidade na pele do rosto. Não é preciso fazer aquela esfoliação mais profunda, feita nas estéticas, mas pode ser feita em casa mesmo, apenas com os produtos que podem ser encontrados e que promovem este efeito.

Existem sabonetes e cremes esfoliantes, que devem ser aplicados a partir de uma leve massagem no rosto, e depois removido com água. Mas também existem outros tipos de esfoliação, inclusive aqueles que podem ser feitos diretamente com máscaras. 

Remova sempre a maquiagem antes de dormir

Essa é uma dica que não deve ser levada em consideração apenas pelas pessoas que possuem uma pele mais oleosidade, uma vez que a maquiagem em contato com a pele durante muito tempo pode realmente causar uma série de problemas. Mas, no caso das pessoas que já possuem essas características, o problema é ainda maior.

A maquiagem acaba obstruindo os poros, e junto com a oleosidade em excesso faz com que surjam espinhas de uma forma mais recorrente. Por isso, é fundamental limpar bem a pele do rosto antes de ir dormir. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: