Topo

Manchas na pele: confira as principais para prestar atenção

Entenda como diferenciar as diferentes manchas que podem surgir.
Publicidade
Comente

Com o passar dos anos é normal que algumas manchas na pele comecem a surgir, especialmente nos rostos. Muitas delas acabam sendo combatidas com os mais variados tipos de produtos que podem ser encontrados no mercado da beleza, já que elas costumam impactar bastante no visual geral do rosto. Mesmo que elas costumam surgir de uma forma mais frequente nas mulheres, homens também enfrentam este problema.

Manchas na pele: confira as principais para prestar atenção

Mas uma informação que sempre deve ser levada em consideração no momento em que as pessoas começam a analisar elas com mais calmas é que as manchas nem sempre são iguais. Elas podem acabar apresentando determinadas características diferentes que podem se tornar fundamentais para entender melhor quais são as suas principais causas.

Confira alguns dos principais tipos de manchas que podem ser encontrados na pele e no rosto das pessoas de uma forma geral.

Efélides ou sardas

Publicidade

Elas são caracterizadas por serem mais escuras, avermelhadas, castanhas ou marrons. De uma forma geral, elas acabam surgindo em função do aumento da melanina que pode ser encontrada na região de uma forma geral. Elas geralmente aparecem na adolescência, especialmente nas pessoas que possuem uma pele mais clara.

Melasma

Já essas são manchas que costumam ter um tamanho maior e que são mais escuras e acastanhadas de uma forma geral. Elas acabam surgindo especialmente nas maçãs do rosto. Mas elas também podem ser encontradas em outras partes do corpo, como a testa, o nariz e também o buço. Elas costumam ficar mais evidentes quando as pessoas ficam muito tempo expostas a luz solar, bem como a outros tipos de raios de iluminação, incluindo aquelas que são emanadas pelas telas como monitores e smartphones.

Cloasma

Esse tipo de mancha é muito parecida com o melasma, sendo que elas poderiam até facilmente ser confundidas caso a análise não leve em consideração outros aspectos da vida e da saúde da pessoa de uma forma geral, já que o Cloasma aparece apenas nas mulheres durante o período da gestação. Elas surgem basicamente a partir de alterações hormonais que acontecem com as mulheres que estão esperando um filho.

Melanose solar

Publicidade

Este é um acúmulo de melanina que é causado especialmente em virtude do excesso de exposição ao sol. Além disso, essas manchas também podem acabar se tornando mais evidentes a partir do momento em que elas sofrem com as questões hormonais. Além disso, essas manchas costumam surgir em outras partes do corpo, incluindo nas mãos e também no colo.

Queimadura química

Já esse tipo de mancha acaba sendo considerada como muito mais séria e grave, sendo que basicamente acabam aparecendo na tela a partir do momento que acontece a reação de uma determinada substância com a luz do sol. Uma das mais comuns é quando as pessoas acabam ficando com a pele manchada a partir do momento em que o limão entra em contato com a pele e depois em contato com os raios de sol.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

Já essa acaba sendo uma mancha que surge a partir de um processo de inflamação que pode acontecer em uma determinada parte do corpo, sendo que o mais comum é realmente o rosto. Ela pode acontecer em alguns momentos mais específicos mas que precisam ser avaliados de uma forma mais cuidadosa, como no momento em que as pessoas realizam um procedimentos estético agressivo ou após o surgimento da acne.

Manchas brancas

Na grande maioria dos casos as manchas costumam ser mais avermelhadas e escuras, mas em determinados casos as pessoas podem acabar se deparando também com alguns outros tipos de manchas, como as brancas. Elas podem surgir a partir do desenvolvimento de determinadas doenças e problemas de saúde de uma forma geral, como micose, exposição solar excessiva, dermatite, vitiligo ou esclerose tuberosa.

Manchas/sinais róseos, avermelhados ou escuros

Já essas manchas, especialmente quando elas surgem de uma forma pontual, devem ser investigadas, pois podem ser sinais do surgimento de doenças mais graves, como o câncer de pele. Este tipo de mancha também pode se apresentar na forma de pintas ou sinais na pele que coçam, sangram ou apresentam mudanças em sua cor, tamanho ou consistência, assim como feridas que não cicatrizam nunca.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: