Topo

Curativo hidrocoloide: Saiba como usar o curativo para secar espinhas.

Conheça melhor o recurso que acabou viralizando nas redes sociais.
Publicidade
Comente

Hoje em dia boa parte dos comportamentos de consumo acabam sendo ditados pelas tendencias das redes sociais, especialmente do TikTok, plataforma de vídeos que acabou se tornando febre entre os mais jovens e que realmente está moldando o comportamento das pessoas. Basicamente as coisas que ali aparecem e que conseguem viralizar rapidamente se tornam replicáveis.

Curativo hidrocoloide: Saiba como usar o curativo para secar espinhas.

Mas isso não acontece apenas em relação a modo e ao comportamento de uma forma geral, também acaba aparecendo em questões relacionadas a saúde, especialmente aquelas estéticas, uma grande preocupação dos jovens que justamente precisam se preocupar com sua estética para conseguir aparecer bem nos vídeos.

E recentemente um método, que não pode ser considerado propriamente como novo, de tratamento das famosas espinhas acabou viralizando na internet e fazendo com que as pessoas corressem para entender melhor como ele funciona e saber se realmente é eficiente: os curativos hidrocoloide.

Publicidade

Mas, este tipo de curativo sempre foi utilizado de uma forma mais frequente para o tratamento de determinados tipos de feridas. Mas muitos vídeos começaram a pipocar nas redes sociais de pessoas que utilizam os mesmos curativos para o tratamento das espinhas, especialmente aquelas que aparecem mais desenvolvidas.

O que é o curativo hidrocoloide?

Este é um curativo que funciona como um tipo de revestimento terapêutico e que acaba sendo utilizado basicamente sobre as feridas para potencializar e acelerar o trabalho de cicatrização do corpo de uma forma geral. Uma das suas principais características é o fato dele ajudar a absorver o exsudato, líquido que sai da ferida, o que ajuda na promoção e na recuperação dos tecidos lesionados.

Em termos de composição e estrutura, estes adesivos costumam ser um pouco diferentes dos curativos comuns, uma vez que eles possuem um aspecto mais gelatinoso. Além disso, também costuma ser autoadesivo, ou seja, dispensa a utilização de outros tipos de substâncias e elementos que ajudam ele a se fixar no corpo. Também acaba sendo composto por uma camada de CMS, polímero de carboximetilcelulose sódica, que é um derivado sintético da celulose.

Este tipo de adesivo conta ainda com mais uma camada, desta vez composta basicamente de poliuretano. Essa parte do adesivo tem como principal objetivo impedir que aconteça o vazamento do exsudato, fazendo com que os ferimentos se mantenham mais protegidos de agentes externos.
Quando este adesivo fica em contato com o ferimento, ele consegue absorver os líquidos secretados, formando um gel firme, que evita os vazamentos e permite também que os tecidos se recuperem mais facilmente. No momento em que ele é retirado, suas características físicas permitem com que ele seja retirado sem que existe uma agressão a pele.

Quando este tipo de adesivo é indicado?

Publicidade

Normalmente este tipo de adesivo sempre foi mais indicado para o tratamento de determinados tipos deferidas, como aquelas que tenham uma exsudação leve a moderada, ou seja, com pouca ou média secreção de líquidos e pus. Portanto, determinados tipos de queimaduras, por exemplo, podem ser tratadas com adesivo.

Além disso, ferimentos como arranhões, feridas em fase final de cicatrização, ferimentos externos provocados por traumas, úlceras de pressão, úlceras diabéticas, úlceras venosas, úlceras arteriais e isquêmicas, feridas cirúrgicas, áreas doadoras de pele e rachaduras na pele também acabam sendo tratados com este tipo de adesivo.

O adesivo hidrocoloide funciona para a acne?

Eles realmente podem ajudar no processo de cicatrização mais rápido da acne, especialmente aquelas que possuem uma maior quantidade de pus ou que já estão abertas em determinado ponto. Mas eles não podem ser vistos como uma solução mágica, demorando um pouco para produzir o efeito desejado.

A dica é procurar no mercado adesivos que sejam feitos especificamente para o tratamento das feridas da acne, pois estes acabam tendo as quantidades ideais das substâncias que vão tornar o processo de cicatrização mais efetivo. Quando colocados sobre a acne, eles ajudam a absorver a secreção (pus), a cicatrizar mais rápido a lesão, além de protegerem contra a contaminação do local por bactérias.

Outro benefício indireto do adesivo é que ele acaba servindo como uma barreira para impedir que a pessoa fique cutucando a espinha, sendo este um dos principais problemas relacionados ao surgimento das feridas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: