Topo

Como evitar brigas com as sogras

Publicidade
Comente

Se por acaso em algum momento você já pode entrar em conflito com a mãe de seu marido ou mesmo namorado, sabe como é desagradável lidar com este tipo de situação. A grande influência da mãe do ser amado é um fator bastante comum na maior parte dos relacionamentos. Esta influência poderá ser positiva ou também negativa dependendo do tipo de relação que existe entre a mãe e o filho no decorrer de sua vida. Ao mesmo é o que sugere alguns estudos que foram realizados recentemente.

De acordo ainda com uma outra pesquisa que foi levada a cabo pela psicóloga Terri Apter, da Universidade de Cambridge na Inglaterra, mais de 60% das mulheres possuem algum tipo de desentendimento com as mães de seus parceiros. Os homens que não entram em acordos com a mãe de suas companheiras representam mais de 15% dos entrevistados na pesquisa. Este estudo foi realizado através de observações realizadas de 160 pessoas entre os anos de 1985 a até 2009 o que deu origem a um famoso livro chamado de What do you want from me?” (“O que você quer de mim?”).

O que leva a existirem altos índices de conflitos entre sogras e noras, e como se podem melhorar estas relações? É possível se perceber que cada caso é um caso, valendo ainda entender os diversos motivos ocultos por trás de todas as encrencas e sempre se utilizar de bom senso para amenizar o clima tenso do romance.

Publicidade

Um argumento bastante compreensível até certo ponto é o ciúme da mãe. A mulher que gerou o seu filho e o carregou por 9 meses dentro de si. Depois de vários anos convivendo com ele sem interferências externas, é aí que surge outra mulher para atrapalhar a paz que existia naquele momento. Muitas mães não enxergam com bons olhos a esposa dos seus filhos e caberá a você mostrar a ela que é uma aliada bastante interessante e não uma concorrente. Procure a convidar para realizar programas da duas, além de a tratar bem como se fosse uma amiga de longa data, sem procurar falar mal do filho dela para ela. Não faça isso de forma alguma pois poderá virar um verdadeiro desastre.

A culpada talvez poderá não ser a sogra, mas sim a nora que por entrar em uma disputa que não existe acaba por dificultar os diálogos e a boa convivência. Em geral ambas as mulheres querem mostrar o quanto são capazes de ganhar mais atenção do homem em questão e por este motivo acabam por se desentender. Se este é o caso, procure dar uma boa chance a mae de seus namorado ou marido, podendo talvez até mesmo nutrir uma simpatia por você porém não saiba como realmente poderá demonstrar isso.

Para solucionar problemas do passado, o diálogo é uma ótima alternativa, procure se sentar com a sua sogra e conversar sobre o que aconteceu deixando claro que se arrependeu bastante e se tiver sido ela a causadora da briga que a perdoa.

Publicidade

Procure entender a sua sogra, na cabeça dela ela perdeu o seu filho, e toda a vez que a sua sogra falar mal de você, procure não dar o troco na mesma moeda. A melhor alternativa de se desarmar uma pessoa é sempre dar razão a ela e agir sempre com firmeza, sem bater de frente, desta forma você faz um bem para ela e para si mesma.

Quanto á palpites dos netos, escute o que ela tem a  dizer, pois tem mais experiência que você e poderá ser uma boa dica. Se você por acaso perceber que é somente para implicar, procure reverter a situação sempre dizendo, “Eu até optei pela sua sugestão porém preferi e me senti mais segura agindo de outra forma, obrigado. De qualquer forma ela irá ficar feliz por estar incluída na educação de seus netos. Procure não se esquecer que para as crianças, algo fundamental é ter a presença dos avós.

No início do relacionamento é sempre difícil para a sogra lidar com as mudanças, ainda mais se na primeira união existirem netos. Se esta situação ficar fora dos limites, peça ao seu marido que converse com ela. Ficará com ele a tarefa de explicar á mãe que não é legal se deixar pela casa toda fotos do antigo casamento. E que também não é adequado que ela fique convidando a ex para jantar em casa sem mesmo avisar o casal. É interessante que você peça que seu marido explique tudo isso para ela, com seu jeitinho é claro.

Se por acaso a sogra marcar almoços todos os domingos e vocês não vão, e ela começa a fazer o maior drama, cuidado, esta é a hora de mudar, e o seu filho novamente terá de se posicionar. O filho deverá deixar claro que não pode ter este tipo de compromisso todos os finais de semana. E se ele ceder toda a hora irá abrir caminhos para que a mãe possa fazer mais chantagens. Não existe problema algum em almoçar na casa da sogra, porém isso tem de ser um passeio com prazer e não mesmo uma obrigação imposta por ela.

As brigas entre nora e sogra poderão interferir de forma negativa nas relações de um casal. E para evitar que o pior possa acontecer procure pedir ajuda do seu marido. Nunca faça isso com um tom de chantagem ou fofoca, do tipo é a sua mãe ou eu, procure não responder a provocações e peça ao marido que seja amoroso ao conversar com a sua mãe. Este problema poderá ainda ser maior caso você more com ela. E quando ela é a dona da casa as opiniões dela deverão ser respeitadas. Por mais que seja difícil de se aguentar os palpites, procure considerar as hierarquias pois ela é a dona da casa. Procure contar até 3 e a escute.

Procure ter uma relação amistosa, e é sempre interessante surtir elogios á sogra e ir a conquistando aos poucos para que não tenha prejuízos posteriormente ainda mais se estiver no início da relação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: