Topo

Equipes profissionais de patinação no Brasil

Publicidade
Comente

patinaçao-profissional-geloO hábito de patinar no gelo começou em sua origem na Europa. E patinar era apenas uma maneira utilizada para atravessar lagos e canais que ficavam congelados durante o inverno. Depois de ser descoberta como forma de recreação, os patinadores que eram mais brincalhões até mesmo faziam desenhos no gelo com os patins e se começaram a criar desafios. A partir das avaliações de desenhos, de qual eram mais interessante, original e complexo, era onde se decidia o campeão. Diversas histórias contam que os melhores patinadores conseguiam assinar seus nomes sobre os gelos, nomes como por exemplo Ekaterina Gordeeva e Sergei Grinkov, Kristi Yamaguchi, Sasha Cohen, Alexei Yagudin, Evgeni Plushenko, Brian Joubert, Carolina Kostner, Yuna Kim, em suas épocas ditaram os rumos de patinação e certamente são considerados os melhores patinadores que o mundo já viu. E também é uma das modalidades mais conhecidas no mundo inteiro.

A utilização do esporte de forma radical

A utilização da palavra profissional da patinação, não está alocada ao nível de habilidade, porém aos estatutos de elegibilidade. Os patinadores que costumam competir em mais altos níveis de competição internacionais não são patinadores profissionais. Na maioria das vezes eles são considerados amadores, apesar de receberem algum dinheiro. Os patinadores profissionais normalmente não costumam disputar competições da ISU e Jogos Olímpicos. Eles podem variar de ex-campeões olímpicos e mundiais que encerraram sua carreira competitiva para patinadores com pouca ou nenhuma experiência de competições internacionais.

patinaçao-geloComo funciona o esporte

Publicidade

O atleta se equilibra em cima de um patins, fazendo uma série de acrobacias, em um conjunto é exatamente igual. Se a patinação for realizada de forma artística, as acrobacias podem ser realizadas como uma espécie de coreografia. A patinação poderá ser dividida em dois grupos, a patinação no gelo é em ringue de madeira ou cimento. Existem categorias diferenciadas também de patinação, podendo ser de pares, programas curtos e longos, solo, show e precisão. Nos pares os atletas sendo sempre um masculino e um feminino tem de realizar diversos elementos de elevada maestria técnica, com saltos e elevações. As altas categorias de precisão é composta por coreografias onde os atletas precisam estar sincronizados. Existem 7 saltos que podem ser feitos que são o axel, ritberg, lutz, flip, toe loop, salchow, Euler além dos 4 corrupior principais, interno de costas, internos de frente, externo de frente e externo de costas podendo ser executado de várias posições, estas são apenas algumas das características da patinação artística

A patinação artística no Brasil

Publicidade

Apesar do Brasil não ser um país tipicamente frio, existiam antigamente pessoas que praticavam o esporte em lugares específicos, de acordo com a época, eles serviam de pontos de encontro para a alta sociedade, com o tempo passaram a criar os concursos de patinação, onde o patinador se apresentava para o público, no Brasil em 1916 surgiu o primeiro patinador que era conhecido como Tidoca, sendo campeão brasileiro na modalidade, porém treinando fora do Brasil.

Veja a seguir o site de uma escola bastante interessante onde é possível praticar o esporte

http://www.patinacaoartistica.com.br/


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: