Topo

Feira da semana: dicas para economizar nas compras

Confira alguns cuidados para não desperdiçar dinheiro na compra de legumes, verduras e frutas.
Publicidade
Comente

Os alimentos de origem vegetal fazem parte da rotina alimentar das pessoas há milhares de anos. Mas, nos últimos séculos, o consumo deste tipo de alimento tem diminuído consideravelmente, com as pessoas abrindo mais espaço para as proteínas de origem animal. Além disso, as últimas décadas estão sendo marcadas ainda pelo aumento no consumo dos alimentos considerados como industrializados e processados.

Feira da semana: dicas para economizar nas compras

Mesmo assim, ainda existe um esforço para que frutas, legumes e verduras estejam mais presente no cardápio das famílias brasileiras. E um dos principais motivos é os seus benefícios para a saúde. De fato, a grande maioria dos especialistas em nutrição afirmam que o segredo para uma alimentação saudável é realmente buscar uma maior variedade, mas a presença maior desta categoria ajuda em diversos aspectos.

Mas existem alguns motivos que acabaram levando as pessoas a se afastarem dos alimentos naturais ao longo dos anos, e um dos principais é a praticidade. Estes alimentos possuem, como uma das suas principais características, o fato de terem um prazo de validade muito menor do que aqueles alimentos que passam por determinados processos industriais.

Publicidade

Por isso, é preciso sempre ter muito cuidado no momento da compra, especialmente em relação as quantidades e também a oferta disponível naquele momento. Confira algumas dicas que podem ajudar na feira da semana.

Chegue sempre com uma lista

Antes de mais nada, a grande variedade de elementos que podem ser encontrados na feira, junto com a capacidade de venda de alguns dos produtores pode fazer com que as pessoas comprem itens que elas não precisam. Portanto, é muito importante fazer a feira sempre com uma lista, contendo os alimentos que faltam e também aqueles que, de fato, são os mais consumidos.

Passe por todas as bancas

Não saia comprando nas primeiras bancas que surgem pela frente. Existem diferenças de preços entre os produtores que estão disponibilizando ali os seus alimentos. Por isso, é muito importante pesquisar bem em todas as bancas, passando por todo o caminho da feira antes de fazer suas compras.

Aproveite a hora da xepa

Publicidade

Quando a pessoa está procurando itens que vão apenas abastecer ou completar um determinado estoque que ela já conta na sua casa, pode ser interessante aproveitar a chamada hora da xepa. Estas são as horas finais da feira, nas quais geralmente os produtores acabam baixando os preços dos itens que ainda não foram vendidos, com o objetivo de não retornar com eles para o local de origem. Mas é importante sempre lembrar que estes momentos também podem acabar apresentando a falta de determinados itens.

Varie com outras opções de vendas

As feiras quase sempre conseguem oferecer um preço mais interessante quando comparado com os mercados. Mas também existem alguns pontos fixos de venda que conseguem negociar preços melhores com os fornecedores, especialmente comprando em grandes quantidades. Por isso, pode ser interessante não deixar toda a compra para o dia de feira e buscar também outras alternativas, como sacolões e até mesmo supermercados que contam com dias específicos de promoções para esta categoria.

Prefira sempre os alimentos da estação

Uma das principais características destes alimentos naturais é o fato de que eles geralmente possuem uma determinada estação na qual se desenvolvem em maior quantidade. Este período de safra geralmente é conhecido como estação e costumam oferecer preços melhores, sempre dependendo do resultado da safra de uma forma geral. Por isso, pode ser sempre uma boa dica pesquisar e dar preferência para os alimentos da estação, especialmente no segmento de frutas, que costuma ter uma maior variabilidade de preços.

Faça substituições inteligentes

Em determinadas situações os preços de alguns dos itens realmente vão estar mais altos do que a média, em virtude da safra ou de problemas que os produtores podem ter tido. Nestes casos, não existe outra saída, realmente acaba sendo mais interessante realizar determinada substituições. A alface americana está muito cara? Troque pela crespa. A batata está muito cara? Troque por outras opções de tubérculos, como a mandioca.

Chore por descontos

Faz parte do que se espera da compra em uma feira a negociação. Por isso, não tenha vergonha em chorar por um descontinho no valor final, especialmente quando a compra estiver sendo feita em quantidade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: