Topo

Como controlar as finanças pessoais

Publicidade
Comente

Este é, sem dúvida, um assunto que nem sempre é tratado com a atenção que merece e muitos são os motivos para que isso ocorra, sendo que, o principal deles, é a cultura financeira predominante no país na atualidade, devido principalmente ao modelo arcaico de educação que impera no País.

O sistema educacional brasileiro vem repetindo constantemente um método que teve seus méritos no passado mas que está longe de ser o ideal, e que, se não mudado, resultará em um futuro breve de adultos tão ou mais despreparados para a vida quanto a grande maioria atualmente.

Em outro tópico posteriormente, falaremos mais sobre esse assunto, mas o tema desse artigo diz respeito a como controlar as finanças pessoais, sabendo que a maioria das pessoas não tiveram a exemplo das crianças e adolescentes da atualidade um preparo maior para lidar com isso.Vamos citar algumas medidas que podem ser tomadas a fim de amenizar o problema de descontrole financeiro.

Veja como controlar:

controle-financeiro-pessoal

Anote e organize-se

Manter as finanças pessoais em dia é uma questão de hábito e organização. É preciso adotar o hábito de anotar todas as despesas previstas (aquelas que tem data para ocorrer), e também todas as despesas concretizadas (aquelas que não ocorreram no prazo previstos ou eventuais imprevistos). Além disso é preciso, também, anotar igualmente os ganhos previstos e ganhos concretizados e, a partir daí, terá uma noção mais exata sobre os compromissos adiáveis e inadiáveis, bem como definir as prioridades.

Automatize o processo

O simples papel e caneta pode resolver o problema de organização, mas se você possuir uma expertise na área da informática, poderá, facilmente, automatizar e simplificar o processo, além de torná-lo mais eficiente. Existem na internet inúmeros programas, até mesmo gratuitos, para se fazer gestão das finanças, dentre eles destaca-se o “Orçamento Pessoal”. Além dos programas, existe sempre também a possibilidade de se trabalhar com planilhas para esse propósito que também tendem a funcionar muito bem.

Desfrute de uma melhor saúde financeira

Esses dois passos citados dão, ao administrador, o início do caminho para conseguir ter controle financeiro. É necessário, contudo, que sejam colocadas em práticas e que se busque, cada dia mais, um conhecimento aprofundado a respeito do assunto e desfrutar de boa saúde financeira efetivamente a médio e a longo prazo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: