Topo

Chegada do bebê real é utilizada como estratégia de marketing

Publicidade
Comente

Usar a palavra oportunismo talvez seja um pouco exagerado para descrever algumas estratégias adotadas por determinadas empresas ao longo da história, entretanto, se analisados os fatos de forma mais detalhada, em certas ocasiões a palavra pode sim fazer sentido, principalmente se essa análise for direcionada às estratégias baseadas em Hypes, ou seja, o aproveitamento das oportunidades deixadas por assuntos polêmicos ou de grande visibilidade, para fins publicitários visando exposição de marca ou mesmo a otimização de receita, abordagem que muitas vezes acaba sendo interpretado pelo público como uma singela homenagem à pessoa ou ao assunto em evidência.

Independente do que se pode afirmar em relação a esse tipo de abordagem, o fato é que ela é cada dia mais comum e bem explorada por grandes marcas, e a maior evidência desse tipo de estratégia se deu com a chegada do bebê real filho do Príncipe William e da Duquesa Kate Middleton, e é sobre esse assunto e suas vertentes que trataremos nesse artigo.

Chegada do bebê real é utilizada como estratégia de marketing

Como já mencionado anteriormente, a chegada do filho de William e Kate, devido à sua visibilidade e repercussão em todo o mundo, gerou uma série de estratégias publicitárias criadas por marcas de renome no cenário Mundial e Nacional, você poderá ver na sequência quais foram as marcas que não perderam a oportunidade de se posicionar diante da ocasião.

Coca-Cola

Publicidade

A Coca-Cola foi enfática em sua estratégia, mostrando em seu twitter uma espécie de homenagem ao casal pela chegada de mais um dos herdeiros ao trono, a mensagem postada na rede social da empresa dizia que é hora de celebração real, e pedia para compartilhar uma Coca-Cola com “Wills e Kate” com os nomes impressos em duas garrafas KS da bebida.

Johnson & Johnson

propaganda-johnoson-bebe-real

A fabricante de produtos para crianças, em uma estratégia mais discreta que a da Coca-Cola mostrou na internet uma imagem do produto Johnson’s Baby sendo utilizado para dar banho em um bebê na banheira, na imagem o bebê possuía uma coroa feita com a espuma dos produtos em sua cabeça.

Kibon

Publicidade

A marca de sorvetes mais famosa do Brasil, lançou na rede uma imagem que traz a bandeira da Inglaterra ao fundo, e à frente traz picolés “Magnum” usando coroas em suas supostas cabeças.

Oreo

A marca de biscoitos Oreo não quis perder a oportunidade e postou também em seu twitter uma imagem de um biscoito recheado ao lado de uma mamadeira, acompanhada da frase “Preparem o serviço real de mamadeira”.

The Sun

A edição de um dos jornais mais populares da Inglaterra, o The Sun, substituiu no dia do nascimento do filho do príncipe seu nome no topo da edição por “The Son”, o que traduzido significa “O filho”, em clara homenagem ao nascimento do novo herdeiro ao trono.

Unilever

Na Inglaterra, a Unilever, uma das mais renomadas marcas de produtos do mundo, lançou uma edição limitada dos produtos Comfort e Persil, as quais traziam em sua embalagem a foto de um bebê usando coroa, mais uma homenagem evidente do nascimento do filho de Kate e William.

Vantagens e desvantagens da utilização de Hypes

Se não existissem vantagens em abordagens publicitárias utilizando Hypes, naturalmente que as grandes empresas não lançariam mão delas na exposição de suas marcas, entretanto, esse tipo de estratégia precisa ser bem planejada para que não haja agravantes e o que, aparentemente, seria um diferencial possa se tornar na verdade um fiasco.

As vantagens observadas na utilização de Hypes, costumam se dar em estratégias indiretas como algumas das marcas apostara, sem utilizar necessariamente quaisquer imagens, figura de linguagem, ou expressões que sejam passivas de punição perante as leis de cada país, uma vez tomados os cuidados necessários a tendência é que a marca realmente tenha seu conceito fortalecido e consiga cativar um bom percentual de adeptos.

Em outra vertente, uma estratégia mal elaborada pode resultar em desvantagens para a empresa, sendo a principal delas decorrente do lançamento de produtos de edições especiais baseados em Hypes, que tanto podem ser sucesso em vendas, quanto se tornar um estoque obsoleto no futuro devido ao baixo potencial de venda, sendo assim, essa é uma estratégia que precisa ser bem avaliada antes mesmo de ser utilizada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: