Topo

Dicas para cuidar e tratar cabelos crespos e cacheados nas crianças

Saiba como lidar com estes fios valorizando suas formas.
Publicidade
Comente

Crianças com cabelos crespos e cacheados, durante muito tempo, constantemente eram submetidas a uma série de tratamentos e procedimentos para que os fios se tornassem lisos. Estes cabelos eram considerados como “ruins” ou “rebeldes”, e as tentativas de alisá-los apenas prejudicava os fios. 

Dicas para cuidar e tratar cabelos crespos e cacheados nas crianças

Hoje em dia já existe um entendimento de que estes fios são características que devem ser amplificadas e potencializadas, e não escondidas. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados, começando pelo fato de que os fios cacheados, diferentemente do que grande parte das pessoas acreditam, são mais frágeis do que os fios lisos, por serem mais finos. 

A sua forma também acaba exigindo alguns procedimentos que são diferentes dos fios lisos, justamente para que ele consiga manter a sua forma original sem que os fios fiquem fragilizados. 

Publicidade

Confira algumas dicas para cuidar e tratar dos cabelos crespos e cacheados das crianças:

Lave com mais frequência

Muitos pais acabam não tendo o costuma de lavar a cabeça e os fios dos cabelos das crianças com tanta frequência. Em determinadas momentos do desenvolvimento dos pequenos e em determinadas épocas do ano realmente acaba fazendo sentido. Mas é importante que os cabelos cacheados acabam sendo limpos com mais frequência do que os fios lisos. Isso porque o suor e a sujeira acabam se acumulando no couro cabeludo, tornando os fios mas frágeis.

Shampoo somente na raiz

A limpeza dos fios e do cabelo de uma forma geral deve sempre ser feita com produtos adequados, como shampoos que sejam próprios para os cabelos cacheados. Mas é importante tomar alguns cuidados no momento em que o produto é aplicado. O recomendado é que a limpeza seja concentrada apenas na raiz, mais perto do couro cabeludo, deixando apenas a espuma escorrer para as pontas dos fios. Já o condicionador, que também é importante para deixar o cabelo mais hidratado, deve ser aplicado ao longo de todo comprimento dos fios.

Evite as fontes de calor

Publicidade

Se para os adultos as fontes de calor que normalmente acabam sendo utilizadas para fazer com que os fios se comportem de uma maneira mais adequada, como as pranchas ou os secadores, já podem se tornar prejudiciais para os fios, nas crianças isso se torna ainda mais problemático. Toda a estrutura corporal das crianças, incluindo a cabeça, é mais frágil, bem como os fios que ainda não possuem uma estrutura mais sólida. Por isso, é muito importante evitar estes equipamentos, utilizando apenas o secador nos dias mais frios e úmidos, mas com moderação.

Procure produtos para as crianças

Os produtos utilizados para limpeza de uma forma geral, incluindo a limpeza dos fios, podem acabar tendo determinadas propriedades e itens mais agressivos. Por isso é muito importante que os adultos, no momento da compra, escolham os itens que são feitos para as crianças de uma forma específica. Estes itens geralmente acabam tendo um cuidado maior na seleção dos itens e ingredientes como um todo, para que a aplicação não se torne tão agressiva. Geralmente estes produtos acabam não levando itens como álcool ou sulfato na sua composição.

Retire o sal do mar e o cloro da piscina

Durante o verão, é muito comum que as crianças passem um bom tempo dentro da água do mar ou da água de uma piscina. Estes dois locais normalmente contam com uma grande concentração de determinados itens na água que precisam ser removidos logo depois. A água do mar, por exemplo, conta com uma grande quantidade de sal que pode causar o ressecamento dos fios. Já o cloro também acaba tendo basicamente o mesmo efeito. Por isso, assim que as crianças saem da água, é fundamental lavar os fios com água doce e tratada.  

Hidrate semanalmente

Pelo menos uma vez por semana os fios que já estão maiores nas crianças podem passar por uma rotina de hidratação um pouco mais intensa. Neste caso, também é importante evitar os produtos que promovam uma ação mais intensa, sendo que os cremes um pouco mais simples podem acabar se tornando suficientes para promover a hidratação, especialmente durante o verão. Lembrando que o condicionador sozinho nem sempre promove essa hidratação. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: