Topo

5 medidas que ajudam a melhorar a rotina das crianças

Entenda como pequenas atitudes podem ajudar a criar melhores hábitos nos pequenos.
Publicidade
Comente

Fazer com que os pequenos tenham bons hábitos depende de uma série de decisões e de exemplos que os adultos de casa, especialmente os pais, acabam dando para os pequenos. E tudo fica mais fácil quando os adultos conseguem criar rotinas para os pequenos, pois a sequência de tarefas e atividades já se mostrou, de acordo com uma série de pesquisas, bastante benéfica para o desenvolvimento de crianças e na criação de adultos responsáveis e mais focados.

5 medidas que ajudam a melhorar a rotina das crianças

A chegada das crianças em uma família, por exemplo, pode ser uma excelente oportunidade para que os adultos consigam rever sua própria rotina e seus hábitos de uma forma geral. Este pode ser considerado como um dos primeiros passos para, de fato, conseguir fazer com que os pequenos tenham uma rotina considerada mais saudável para as crianças.

Além disso, os pais também devem se preocupar em criar pequenas rotinas em outros aspectos da vida das crianças, para que elas, de fato, realmente consigam começar a criar estes hábitos.

Comece por uma rotina de sono

Publicidade

Antes de mais nada, é muito importante que as crianças tenham uma rotina de sono, sendo que isso vai permitir com que as crianças consigam começar a estabelecer ciclos para que elas durmam na hora correta e também se mantenham acordada durante as horas esperadas. Para isso, é importante evitar distrações no momento do sono, especialmente aquelas advindas de equipamentos eletrônicos, que também são aquelas que normalmente atrapalham o sono dos a adultos.

Quando as crianças dormem bem elas acabam conseguindo se desenvolver mais adequadamente. A partir do momento em que elas conseguem assimilar essa rotina de sono, elas terão mais facilidade em consegui fazer isso sozinha.

Siga por uma rotina de alimentação

A hora de comer costuma ser apontada pelos pais como um dos principais problemas que devem ser encartados pelos adultos e pelos pequenos. Não conseguir estabelecer uma rotina alimentar o mais rápido possível pode simplesmente acabar fazendo com que as crianças não consigam se alimentar de uma forma saudável, atrapalhando todo o trabalho de desenvolvimento e ainda dando muito trabalho para os adultos.

Desenvolva um hábito de leitura

Publicidade

A partir do momento no qual as crianças estiverem mais grandinhas, é importante que os adultos comecem a criar uma rotina de leitura. Ela vai acabar sendo muito útil a partir do momento que os pequenos tiverem que desenvolver o hábito ou a rotina de estudos. E isso pode começar antes mesmo que elas aprendam a ler. Com os pais lendo uma história para elas, por exemplo, já pode ser o começo de um exemplo que elas vão acabar buscando.Fazer com que os pequenos comecem a interagir com os livros também é uma boa forma de despertar essa vontade e essa curiosidade pela leitura.

Crie uma rotina de conversa

O estabelecimento de um vínculo de confiança também é muito importante e será fundamental na medida em que as crianças crescem. E isso acaba sendo feitos logo nos primeiros anos de vida, quando os pais criam uma rotina de dialogo e conversa. É claro que essa conversa sempre deverá respeitar e seguir o nível de aprendizado e de desenvolvimento da criança, mas é fundamental que isso realmente seja transformado em uma rotina, acontecendo todos os dias. Isso vai fazer com que as crianças não apenas saibam que podem conversar com seus país como vão acabar sentindo essa necessidade.

Estabeleça a rotina de higiene

A higiene do bebê e da criança nos seus primeiros anos de idade é de responsabilidade dos pais, mas isso não significa que os pequenos possam simplesmente estar liberados completamente do que eles realmente devem fazer. Os pais devem iniciar, desde cedo, um compartilhamento de responsabilidades e atribuições, para que os pequenos comecem a entender que são eles que devem entender a hora certa de tomar banho, por exemplo. E não estamos falando apenas do banho, mas também de hábitos como o de lavar as mãos sempre antes das refeições, de escovar os dentes, etc. Lembrando que, a partir dos dois anos de idade, espera-se que os pequenos já tenham a coordenação e a iniciativa para fazer isso por conta própria.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: