Topo

Como fazer massa de biscuit em casa

Saiba como fazer essa importante base para artesanato.
Publicidade
Comente

Biscuit é um termo em francês que durante muito tempo foi utilizado apenas para se referir a uma determinada opção e alimento, o tradicional biscoito. Mas, neste caso, eram os biscoitos feitos de forma caseira pelos franceses, geralmente os que eram utilizados como base na produção de alguns doces famosos.

Como fazer massa de biscuit em casa

Mas o termo acabou sendo utilizado também para definir o nome daquela massa de modelar que pode acabar sendo utilizada para os mais variados fins, desde a criação de lembrancinhas de aniversário, até imãs de geladeira e uma série de outros elementos. Por conta dessa versatilidade, acabou se tornando um dos principais materiais utilizados no artesanato de uma forma geral.

Mas a história dessa massa começou muito longe da França, mais precisamente na China, durante o século III D.C. A partir das rochas surgiam potássio, sódio, cálcio e também argila pura que tinha uma coloração mais branca. A partir dessa massa eles começaram a produzir louça fina, artigos decorativos e até esculturas para serem contempladas em palácios de diversos países do mundo.

Publicidade

Mas como essa era uma massa de produção natural e que tinha uma certa dificuldade para ser encontrada, acabou sendo um material muito específico e caro, sendo acessado somente pelas classes mais abastadas. E, na medida que estes materiais começaram a circular pelo mundo, pessoas de outros países começaram a fazer experiencias para encontrar uma forma de fazer algo parecido.

Em um determinado momento, na Europa, surge o biscuit, a partir da produção e determinadas misturas que foram criadas com o objetivo de reduzir o custo da produção a porcelana e também da argila de uma forma geral. Mas, oficialmente, a mistura que se tornou conhecida no mundo inteiro foi feita na Itália.

Como fazer biscuit

Hoje em dia a produção a massa de biscuit mudou muito quando comparada com a receita que era feita originalmente, utilizando alguns outros elementos que ajudam a dar mais liga e também mais opções para que ele seja transformado nos mais variados itens. Existem diversas receitas que podem ser feitas para chegar em uma massa com resultado muito parecido com o biscuit que pode ser encontrado pronto nas lojas.

Publicidade

Confira algumas opções:

Receita de Biscuit de Massa Colorida

Ingredientes

  •     2 xícaras de amido de milho
  •     2 xícaras de cola branca
  •     2 colheres de sopa de creme hidratante
  •     2 colheres de sopa de água
  •     1 colher de chá de vaselina sólida
  •     Tinta de tecido ou corante líquido

Como fazer

Comece misturando o amido de milho, a cola, o hidratante, a água e a vaselina em uma vasilha grande. É importante misturar tudo muito bem até que fique bem homogêneo. Depois, essa mistura deve ser levada para uma panela e ir para o fogo, sempre mantendo a chama baixa. Continue sempre mexendo até que a massa comece a criar uma liga e desgrude do fundo. O ponto considerado como o da massa pronta é quando ela não gruda mais nos dedos ao encostar.

Ao chegar neste ponto, já é possível desligar o fogo. Deixe esfriar um pouco, colocando a massa em uma superfície lisa e fria, de preferência o mármore. Comece a sovar a massa como se estivesse sovando um pão, utilizando as palmas da mão. Faça isso até que a massa esfrie completamente. Depois, utilize o corante líquido de sua preferencia para dar a cor desejada para a massa, misturando bem até que ela fique completamente uniforme com a cor desejada.

Receita de Biscuit de Micro-ondas

Ingredientes

    2 xícaras de amido de milho
    2 xícaras de cola branca
    1 colher de hidratante

Como fazer

Já esse acaba sendo uma receita mais rápida. Comece misturando, em um recipiente que possa ser levada ao micro-ondas, o amido de milho, a cola e o hidratante. Misture bem até obter uma massa homogênea. Leve ao micro-ondas por 3 minutos, abrindo a cada 1 minuto e mexendo a massa. Depois, os passos são os mesmos: coloque sobre uma superfície, sove até que ela fique fria, e depois utilize o corante para colorir.

Nesta receita, pode ser que a massa fique mais mole quando ela sair do forno. Neste caso, pode ser recomendado ir acrescentando um pouco mais de amido de milho e ir sovando até que o resultado seja a massa desejada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: