Topo

Como fazer amigos na vida adulta?

Confira dicas para superar as barreiras naturais e conseguir criar novos laços de amizade.
Publicidade
Comente

Fazer amigos depois que as pessoas entram na fase adulta pode se tornar uma tarefa mais complicada do que parece. Existe uma percepção geral de que isso acontece, mas também já foram feitas pesquisas que comprovam essa dificuldade que as pessoas sentem de conhecer novas pessoas e, de fato, conseguirem manter e administrar estes laços.

Como fazer amigos na vida adulta?

Durante a juventude, até os 20 e poucos anos, parece ser muito mais fácil conseguir fazer novos amigos e manter estes laços de amizade. Era muito mais fácil, por exemplo, marcar um evento como um encontro e uma festa com duas dúzias de pessoas e não apenas todas elas comparecerem como também elas levarem outras pessoas, ampliando assim a quantidade de potenciais novos amigos.

Mas, depois de uma certa idade, este tipo de evento acaba se tornando cada vez mais raro, com as pessoas tendo uma grande dificuldade para conseguir conhecer pessoas novas e também para manter um laço mais próximo com essas pessoas a ponto de conseguir fazer uma amizade. 

Publicidade

Uma pesquisa que foi divulgado recentemente acaba comprovando algo que, na prática, a grande maioria das pessoas acabam percebendo: a partir do momento que os adultos chegam e passam dos 25 anos, a tendencia é de que essas pessoas consigam fazer cada vez menos amigos.

Mas isso não significa que as pessoas que chegam na fase adulta deixem de conhecer e de fato conviver com outras pessoas. Na verdade, depois dos 30 anos a tendência é de que as pessoas mantenham contato com um número maior de pessoas, especialmente colegas de trabalho, mas que acabam não se tornando tão próximos a ponto de criar um laço de amizade mais intenso.

Mas, ao mesmo tempo, fazer amizades é considerado como algo bastante benéfico para a vida de uma forma geral. De acordo com pesquisadores da Brigham Young University, em Utah, Estados Unidos, fazer amizades é um fator que ajuda a prolongar a vida. As amizades acabam sendo fundamentas para estimular o hormônio da ocitocina, que acaba tendo um papel muito importante para impulsionar boa parte de nossas sinapses cerebrais positivas.

Publicidade

Já algumas outras pesquisas indicam que a solidão pode acabar se tornando tão nociva quanto a obesidade. Uma professora de neurociência na mesma universidade, a acadêmica Julianne Holt-Lunstad liderou um estudo que apontou que as pessoas que se sentem mais solitárias apresentam risco 20% maior de terem morte precoce em relação a humanos que sofrem de sobrepeso, especialmente na fase adulta. 

Confira algumas dicas que podem ajudar as pessoas adultas para ela elas consigam fazer e manter novas amizades.

Entenda quem você é

Antes de mais nada, acaba sendo muito importante que as pessoas consigam buscar um autoconhecimento para que, a partir deste momento, elas consigam identificar nas outras pessoas traços de personalidade que possam ser compatíveis. E, por mais que a grande maioria dos adultos afirmem que se conhecem, na prática isso nem sempre se confirma.

Na medida em que as pessoas envelhecem, acabam adotando padrões de comportamento que ficam no automático, não raciocinando muito sobre o que está fazendo. E isso faz com que muitos adultos acabem perdendo a sua identidade, ou pelo menos deixem de ter consciência sobre a mesma.

Frequente lugares que combinem com você

As pessoas precisam se colocar em um estado receptivo para que a troca que uma amizade exige comece a acontecer. Por isso, acaba sendo muito importante começar a perceber as pessoas na sua volta e tomar a iniciativa, mostrar interesse e romper a barreira da distância.

E isso acaba se tornando muito mais fácil a partir do momento que os adultos passam a frequentar lugares que sejam do interesse deles. Desta forma, eles vão conseguir encontrar pessoas que tenham gostos e interesses parecidos. A internet também pode ser utilizada para esta finalidade, mas é preciso tomar cuidado, pois nem sempre as amizades que nascem de um ambiente virtual conseguem se tornar amizades físicas.

Tenha dedicação

Assim como para o trabalho, ou para tentar manter uma rotina saudável, tentar fazer novos amigos exige um pouco de dedicação. Neste caso, acaba sendo importante que as pessoas se esforcem um pouco para puxar assunto, compartilhar histórias e também demostre interesse em escutar as outras pessoas.

Lembrando que uma conexão que pode acabar se tornando uma amizade não nasce de forma automática e rápida. Além disso, também é importante manter um esforço para conviver com as diferenças, uma vez que na vida adulta dificilmente as pessoas vão acabar encontrando outros que tenham exatamente os mesmos gostos e as mesmas opiniões políticas. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: