Topo

O Poderoso Chefão: 6 curiosidades sobre o filme que completou 50 anos em 2022

Longa se tornou conhecido por um dos filmes com produção mais conturbada de todos os tempos.
Publicidade
Comente

O Poderoso Chefão aparece em grande parte das listas feitas que destacam aqueles que podem ser considerados como os melhores filmes já feitos na história do cinema. É um clássico incontestável mesmo nos dias de hoje, que recentemente completou 50 anos do seu lançamento.

O Poderoso Chefão: 6 curiosidades sobre o filme que completou 50 anos em 2022

Aproveitando o momento, a Paramount, que o estúdio que originalmente bancou a produção deste filme e das suas duas sequências, lançou no seu serviço de streaming a série original “The Offer”, que conta os bastidores da produção do filme, que envolve negociações com mafiosos de verdade, tentativas de assassinatos, brigas entre poderosos executivos do cinema na época e uma série de outros “problemas”.

Confira algumas curiosidades sobre o filme O Poderoso Chefão:

Parceira com mafioso

Publicidade

O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito Mario Puzo, que se tornou um grande sucesso no seu lançamento. Mas os italianos que viviam nem NY não gostaram nada da publicação afirmando que ele retratava os italianos como “animais”. Joe Colombo, que era reconhecido pela justiça dos Estados Unidos como um mafioso, decidiu que o filme não deveria ser feito, e começou a fazer diversas ameaças contra a equipe, até mesmo mandando atirar contra o carro do produtor Albert S. Ruddy.

Curiosamente, o mesmo Joe Colombo acabou, posteriormente, sendo um dos principais apoiadores do filme, diante de um trabalho forte de convencimento do próprio Ruddy.

Maron Brando foi ameaçado de morte

O clima na produção realmente não era nada amistoso em determinados momentos, com muita tensão tanto pela história com o que acontecia nos bastidores. Em um determinado momento, Marlon Brando questionou o diretor Francis Coppola dos motivos que teriam levado a contatação de Gianni Russo.

Publicidade

Ele falou na frente do colega que não achava ele um bom ator e sugeriu que ele fosse demitido. Russo teria puxado Brando para um canto e dito o seguinte: "se você falar comigo desta maneira de novo, ou tentar me demitir deste trabalho, vou te quebrar no meio e sugar seu coração".  Depois de ficar surpreso por um instante, Marlon reagiu: "Isto foi brilhante!".

Elvis e Stallone no elenco

Estes foram apenas dois de diversos outros nomes de peso que estavam sendo cogitados para o filme. O primeiro estava no seu auge e utilizou da sua influência para conseguir um teste para o personagem Tom Hagen, mesmo que o Rei do Rock realmente aspirasse interpretar Don Corleone. Mas Elvis perdeu o papel para Robert Duvall.

Já Stallone fez teste para os papeis de Paulie Gatto e de Carlo Rizzi, motorista e o genro de don Vitor Corleone, respectivamente. Mas ele não foi escolhido para nenhum dos papeis.

Cabeça de cavalo de verdade

Em uma das cenas do filme, o dono de um estúdio de cinema, Jack Woltz, interpretado pelo ator John Marley, recusa o pedido da família Corleone para contratar o cantor e ator Johnny Fontane para um projeto. Após a recusa, o empresário acorda pela manhã e encontra uma cabeça do animal na cama, como forma de ameaça da máfia.

A cabeça de cavalo era de verdade, e foi conseguida em uma fábrica de comidas para pets. Os atores envolvidos na cena não sabiam que era realmente a cabeça de um animal. Na ocasião do lançamento do filme, diversas entidades de direitos dos animais protestaram.

Copolla quase demitido

O diretor do filme quase foi demitido diversas vezes da condução de O Poderoso Chefão. Os executivos da Paramount não estavam satisfeitos com algumas escolhas de elenco, especialmente de Al Pacino. O estúdio também não gostou quando o diretor disse que não faria o filme se não fosse filmado em NY, o que tornou a produção muito mais cara. Problemas como a escolha da iluminação mais escassa nas cenas e a falta de cenas de ação também incomodavam muito os executivos.

Tapa fora do roteiro

Brando também tinha problemas com o ator Al Martino, mas neste caso ele tinha ração, já que o ator não conseguia demonstrar emoção nas cenas. Mas como não havia tempo de encontrar um novo ator, eles decidiram reescrever boa parte das cenas em que ele aparecia, quase sempre com a câmera pegando apenas a parte de trás da cabeça do ator. Além disso, Brando deu um tapa na cara dele que não estava no roteiro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: