Topo

O Iluminado

O Iluminado, homônimo do livro de Stephen King, carrega um enorme peso na história do cinema. Foi dirigido por Stanley Kubrick e estrelou Jack Nicholson.
Publicidade
Comente

O homônimo do livro de Stephen King carrega um enorme peso na história do cinema. Foi dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson. O autor da obra original, King, diz não gostar da versão feita por Kubrick, mas isso não parece abalar a legião de fãs do filme.

Foi premiado pelo Saturn Award, por melhor ator coadjuvante, e pelo Framboesa de Ouro, por pior atriz e pior diretor, mas é considerado, inabalavelmente, o segundo melhor trabalho de Stanley Kubrick e mantem a mesma popularidade de “Laranja Mecânica” e “2001 – A Odisseia no Espaço”.

Enredo de “O Iluminado”

O Iluminado

A história começa quando Jack Torrance (interpretado por Jack Nicholson), um escritor desconhecido, aceita o emprego de zelador durante o inverno que assolaria o Overlook Hotel. Então, ele se muda para o Hotel com sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filho Danny (Danny Loyd). Já no hotel, os três conhecem o cozinheiro Dick Hallorann (Scatman Crothers) que logo se interessa por Danny.

Em uma conversa particular, Hallorann conta a Danny que ele tem um tipo de sensibilidade à fantasmas e espíritos (o que Dick chama de “luz”) e diz que sentiu que o menino, filho do casal, também era um “iluminado”; Após um diálogo bastante implícito, Hallorann pede a Danny que tome cuidado e que se mantenha fora do quarto 327, o mais suscetível à fantasmas.

Pouco depois, a família é deixada totalmente sozinha no hotel, onde logo começam manifestações de espíritos que querem tomar o controle de Jack e a alma de Danny.

Mais informações de “O Iluminado”

O filme traz uma trama bastante diferente da apresentada no livro, onde o personagem principal é Danny (enquanto que no filme, é Jack). Esse enfoque distorce algumas informações bastante evidentes na história de Stephen King, como a real motivação dos fantasmas, a ligação de Jack Torrance com o hotel e outros fatos decisivos da obra.

Apesar das diferenças desagradarem o Rei do Terror, como King é chamado, a Warner planeja fazer um prelúdio do filme. Este seria escrito pelo produtor de The Walking Dead e, de acordo com o portal Terra, King não se diz ansioso para ver o resultado e que se fosse brigar por direitos autorais já seria tarde demais. Aos fãs do filme, a ideia muito agrada e, se render tanto quanto o esperado, a Warner também pode sair dessa história muito feliz. No momento, a única continuação que realmente interessa à Stephen King é o livro “Dr. Sleep”. A obra falará mais sobre a vida adulta de Danny e tem lançamento previsto para 2013.

Stanley Kubrick, que desde o início sabia da posição do autor sobre a filmagem, costumava ligar às 3h para King para perguntar coisas do tipo: “Você acredita em Deus?”. Kubrick também tomou atitudes, no mínimo, estranhas com relação à equipe e o elenco de O Iluminado quando estavam gravando. Kubrick os teria obrigado a assistirem “Eraserhead”, “O Bebê de Rosemary” e “O Exorcista”; Estranho ou não, Kubrick conduziu o que seria chamado até hoje de clássico do terror.

Recentemente, um documentário sobre as teorias populares e rumores sobre o filme foi gravado por Rodney Ascher e apresentado no 18º Festival Internacional de Documentários em São Paulo e Rio de Janeiro.

Clássico ou não, o que todo mundo lembra-se do filme é a frase de Jack Torrance: “Here’s Jhonny!”


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: