Topo

6 tradições bizarras de virada de ano encontradas ao redor do mundo

Confira alguns costuma estranhos que acabaram se tornando culturais em determinadas sociedades.
Comente

A virada do ano é um momento celebrado por pessoas no mundo inteiro. Este não é um costume recente, tendo origem nas mais variadas sociedades em tempos passados, que sempre acabaram marcando este momento. Hoje em dia as pessoas geralmente se reúnem e fazem festas, acompanhadas de algumas superstições, como pular ondas, comer uvas e guardar as sementes, cruzar uma porta com o pé direito à meia-noite, etc.

6 tradições bizarras de virada de ano encontradas ao redor do mundo

Todos estes costumes, normalmente, acabam tendo como principal foco buscar uma maior sorte para o ciclo que está começando, além de uma série de outras benesses, como dinheiro, amor, etc. E se hoje as pessoas acabam considerando estes comportamentos como coisas comuns, existem outras coisas que as pessoas costumam fazer nesta época do ano podem parecer estranhas, especialmente quando as pessoas não estão devidamente inseridas no contexto cultural.

Confia algumas tradições que podem ser consideradas bastante estranhas, mas que normalmente faz parte das crenças de final de ano.

Correndo com uma mala

Publicidade

Para quem está interessado em ter um novo ano com uma maior quantidade de viagens no seu planejamento, existe uma simpatia feita na Colômbia que pode ajudar bastante. Basta correr ao redor de uma casa carregando uma mala feita, como se a pessoa realmente já estivesse pronta para viajar. Os colombianos fazem este tipo de movimento com uma grande frequência, acreditando que isso traz bons fluidos e energias que vão ajudar as pessoas que não querem ficar muito tempo paradas dentro de casa. 

Comer (muitas) uvas

Essa é uma tradição que não vai parecer tão estranha para a grande maioria dos brasileiros, uma vez que as uvas tendem a ser frutas bastante consumidas pelas pessoas por aqui, especialmente no final do ano. Mas na Espanha as pessoas precisam consumir nada menos do que 12 uvas para que elas consigam atrair a sorte esperada. E o consumo das frutas deve ser feito logo depois da meia noite. Na verdade, os mais radicais afirmam que uma uva deve ser engolida para cada badalada do relógio.

Perto de quem já morreu

Os mortos costumam ser lembrados e celebrados em diversas culturas ao redor do mundo, sendo que as celebrações mais conhecidas neste aspecto são aquelas realizadas pelos mexicanos, com o famoso Dia de Los Muertos. Mas, na grande maioria dos casos, essa celebração costuma acontecer em momentos diferentes do final do ano. Mas na cidade de Talca, localizada no Chile, as pessoas acabam tendo o costume bastante diferente da grande maioria dos locais do planeta: passar a última noite do ano ao lado daqueles que já morreram.   Eles acreditam que é no último dia do ano que os espíritos realmente voltam do mundo dos mortos para celebrar com os vivos.

Jogando eletrodomésticos pela janela

Publicidade

Se livrar de coisas velhas para abrir espaço e também atrair coisas novas também é um costume bastante comum em diversas sociedades. Mas geralmente as pessoas acabam esperando comprar objetos e itens novos para se livrar dos mais velhos, ou então esperam um momento no qual elas terão essa oportunidade. Mas em Joanesburgo, as pessoas acreditam que um momento muito interessante para se livrar das coisas velhas é realmente a virada do ano. Mas não basta apenas colocar no lixo, as pessoas possuem o costuma de arremessar eletrodomésticos e mobílias velhas pelas janelas. 

Bebendo cinzas

As bebidas também fazem parte de diversas tradições de ano novo ao redor do mundo, sendo muito comum que as pessoas aproveitem a meia noite para estourar uma espumante e brindar. Na Rússia, as bebidas também fazem parte de uma tradição da noite do dia 31 de dezembro, mas de uma forma bem diferente: As pessoas escrevem seus desejos para o ano novo em um papel, queima eles, coloca as cinzas em uma taça de champanhe e toma tudo siso na meia noite. 

Quebrando copos e pratos

Na Grécia, é muito comum que as pessoas quebrem pratos para atrair boa sorte. Isso também acaba fazendo parte de uma tradição de virada de ano, mas especialmente na Dinamarca. Neste país, as pessoas esperam a meia noite do dia 31 de dezembro para arremessar pratos e copos contra as paredes das suas casas, tudo isso para espantar as más energias. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: