Topo

6 sociedades e seitas bizarras que foram identificadas no mundo

Conheça alguns grupos que acabaram ficando conhecidos com histórias ainda mais estranhas.
Comente

O conceito de seita é tão complexo que muitos pesquisadores simplesmente não conseguem citar diferenças categorias deste tipo de organização social quando comparada com uma religião, por exemplo. Por isso, o conceito que acabou se tornando popular é que o termo seita geralmente é utilizado quando determinados grupos que se identificam através de um sistema de crenças cometem atos criminosos.

6 sociedades e seitas bizarras que foram identificadas no mundo

Também não é possível traçar uma história concreta do surgimento e do desenvolvimento de seitas ou organizações secretas, mas tudo indica que o conceito acabam se desenvolvendo de forma paralela ao próprio conceito de religião, que nada mais é do que a crença das pessoas no desconhecido e no sobrenatural para explicar acontecimentos terrenos e concretos.

Conheça algumas sociedades e seitas bizarras que já foram identificadas ao redor do planeta.

Igreja se Satã

Publicidade

Se existe um sistema religioso que crê e louva a figura de um deus, também existem sistemas de crenças nos quais o seu contrário acaba assumindo a posição central. Essa foi uma igreja fundada oficialmente no ano de 1966, em São Francisco, nos Estados Unidos. Neste caso, a figura de satã é idolatrada muito mais como um conceito que reúne a expressão máxima de ideais como orgulho, liberdade e individualismo. A igreja esteve envolvida diretamente em acusações abusos sexuais contra crianças. Denúncias de canibalismo e sacrifício humano também surgiram.

Verdade suprema

Criada pelo japonês Shoko Asahara, que escolheu se autonominar como Deus da Destruição, Cristo de Tóquio, Papa Sagrado e Salvador da Nação, a seita chegou a ser considerada oficial no governo Japonês, tenteando até mesmo colocar membros no parlamento. Seu sistema de crenças era uma mistura de hinduísmo, budismo e cristianismo, bem como os escritos de Nostradamus, dando foco no discurso apocalíptico. Acabou sendo considerado responsável por um ataque terrorista no Japão que matou 13 pessoas e feriu mais 5 mil.

Cabala

Essa espécie de seita se tornou famosa no mundo inteiro especialmente por ter alguns integrantes famosos, incluindo Madonna. Trata-se de um conjunto de crenças e preceitos esotéricos que surgiram a partir do judaísmo. Existe toda uma explicação do mundo que surge através de manifestações simbólicas e ocultas. Apesar de nunca ter visto o seu nome se envolver em crimes, é considerada como uma seita justamente por ter membros que levam os seus conhecimentos ao extremo, a ponto de mudar completamente o seu estilo de vida.

Raelianismo

Publicidade

Somos todos criações de alienígenas. Essa é a crença principal dos seguidores deste grupo. Mas, diferentemente de outras crenças parecidas, a ideia principal é que os humanos teriam sido fruto de uma criação conduzida por espécies de aléns cientistas, que não apenas criaram as pessoas como também todas as formas de vida que existem no Planeta Terra. O grupo acredita que figuras consideradas como messiânicas e que deram origem as religiões mais famosas do mundo, como Moisés, Jesus, Maomé e Buda, na verdade são extraterrestes vindos com o objetivo de educar e guiar a humanidade por um determinado caminho.

Rosacruz

Essa sociedade secreta se tornou uma das mais famosas do mundo, inclusive sendo tema de diversas obras de ficção que foram criadas ao longo dos últimos séculos. De uma forma geral, eles acreditam que são os guardiões dos mais diversos conhecimentos secretos do Universo, sendo herdado de antigas religiões. A origem da sociedade seria o século 14, quando Christian Rosenkreuz teria viajado pelo Oriente Médio e Norte da África em busca de conhecimentos místicos. Mas tudo indica que a figura principal da crença não teria existido de verdade, e sim criado como personagem por Johann Valentin Andreae. A Rosacruz acabou se dividindo e se transformando em outras organizações, como a Antiga e Mística OrdemRosacruz e a Fraternidade Rosacruz.

Thelema

Essa é uma seita considerada como uma espécie de atualização da Ordem do Templo do Leste, que originalmente foi criada em 1895 pelo químico austríaco Carl Kellner. Em um primeiro momento, ela era associada à Maçonaria, mas depois seguiu um caminho próprio. O criador teria descoberto, de uma série de viagens e pesquisas, uma chave que explicaria a simbologia complexa da Maçonaria e os mistérios da natureza. No Brasil, a sociedade se tornou mais conhecida por ter o músico Raul Seixas como um dos seus seguidores, inclusive citando alguns dos seus preceitos em algumas das suas músicas mais populares.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: