Topo

5 previsões bizarras da ficção para este ano de 2024

Confira algumas formas como este ano que está começando foi retratado nas mais variadas histórias.
Comente

Estamos iniciando o ano de 2024 e, como sempre, existe uma expectativa da humanidade sobre o que vai acontecer ao longo deste período. Ainda estamos nos recuperando de um acontecimento que abalou o mundo como o conhecemos, a pandemia de Covid-19. Além disso, estamos ainda em um cenário de guerras locais e mudanças climáticas. 

5 previsões bizarras da ficção para este ano de 2024

Mas também estamos iniciando mais um ano que, assim como os anteriores, acabaram sendo retratados, pelo menos de alguma forma, nas mais variadas obras de ficção. Afinal de contas, a partir dos anos 2000 muito do que poderia acontecer era obra de especulação e cenário ideal para criação de histórias criadas nas décadas anteriores, quando se falava em um “futuro longínquo”. 

Confira algumas das previsões mais bizarras que foram feitas para este ano de 2024 e que apareceram nas mais variadas obras de ficção:

Catástrofe ambiental

Publicidade

Bem, essa pode ser uma previsão que não pode ser considerada tão absurda assim, pois estamos diante realmente de uma série de mudanças climáticas que estão causando os mais variados efeitos no planeta, incluindo desastres localizados mais frequentes. Mas no filme Highlander II: a ressurreição, o ano de 2024 acaba sendo um período no qual a humanidade realmente passa por uma grande catástrofe. 

Na história do longa, a humanidade conseguiu destruir completamente a camada de ozônio, deixando o planeta exposto a um ataque mortal de radiação solar. Felizmente, o protagonista do filme tem uma solução: um escudo movido a laser para nos proteger dos raios de Sol. Mas isso acaba trazendo consequências, deixando o planeta no escuro e com temperaturas quase insuportáveis. 

Legalização de todas as drogas

No filme Narcópolis temos um cenário no qual, em 2024, a Grã-Bretanha acabou tomando a decisão de tornar legal todas as drogas existentes e disponíveis no mercado. Neste cenário, conhecemos a história da Ambro, uma empresa farmacêutica obscura que surge com um novo e potente tipo de narcótico. Porém, o protagonista Frank Grieves, policial e ex-viciado, sai em busca pela verdade sobre a empresa.

Publicidade

De uma forma geral, o filme acaba abordando alguns temas que ainda estão em pauta, como a desconfiança das reais intenções das grandes empresas que trabalham na indústria farmacêutica e também o medo dos efeitos das drogas de uma forma mais generalizada. 

Monstros marcianos

No mundo real se fala, cada vez mais, nos esforços que a humanidade está fazendo para tornar as viagens para o planeta Marte viáveis. A ficção de décadas atrás já tinha imaginado que nós teríamos conseguido avançar mais na corrida espacial nestes anos, especialmente com foco na colonização. E s histórias acabaram imaginando diferentes cenários. 

Por exemplo, no filme A Quinta Dimensão, no ano de 2024 os humanos acabam descobrindo monstros raivosos vivendo sob as vastas planícies arenosas do planeta vermelho.

Ameaça nuclear

Mesmo que a humanidade já tenha passado e superado um período de maior tensão relacionada a uma possível guerra nuclear, o medo destas armas seguem gerando um clima de incerteza, especialmente quando existem guerras acontecendo próximas a locais com uma vasta quantidade de elementos radioativos.

No filme Além da Barreira também temos um possível cenário caótico no ano de 2024. No longa, os testes nucleares na década de 1970 teriam destruído a camada de ozônio, deixando a Terra desprotegida contra os raios cósmicos. Então, a radiação transformaria parte da humanidade em mutantes de cabelos desgrenhados que vivem na superfície, enquanto outros encontraram abrigo no subsolo. Além disso, outras tecnologias bizarras também aparecem no filme, incluindo aviões que conseguem viajar no tempo. 

Lavagem cerebral

No filme The Last Days of American Crime, adaptado das histórias em quadrinhos de Rick Remender de mesmo nome e que foi produzido originalmente pela Netflix, temos o governo dos Estados Unidos dando início, neste ano de 2024, a um programa que tinha como principal objetivo promover uma lavagem cerebral generalizada. O objetivo seria impedir que as pessoas cometessem um crime de forma antecipada. 

Conforme é mostrado no filme, assim que a Iniciativa de Paz Americana for implementada, não existirão mais atividades ilegais no mundo, dando aos criminosos um curto espaço de tempo para conseguirem fazer algo. Mas o longa também explora consequências de uma possível tecnologia deste porte. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: