Topo

5 crenças bizarras que são completamente falsas

Confira algumas crendices que acabaram se tornando parte do imaginário humano.
Comente

Ninguém sabe muito bem de onde as crenças surgem e como elas acabam se estabelecendo e se consolidando como parte do imaginário coletivo de uma determinada cultura. Mas o fato é que muitas informações acabam se tornando parte de um conjunto de crendices que podem, em determinados casos, até mesmo ter um certo impacto em alguma comunidade.

5 crenças bizarras que são completamente falsas

Confira 6 crenças bizarras, mas que acabaram se tornando tão populares que se espalharam pelo mundo, mesmo sendo completamente equivocadas.

A Muralha da China pode ser vista do espaço

A Grande Muralha da China ainda é considerada como uma das obras de maior impacto e magnitude já criada pela humanidade, isso muito antes de terem sido criadas as tecnologias utilizadas pela engenharia nos dias de hoje. E uma informação que foi muito difundida sobre a muralha era o fato de que ela poderia ser vista do espaço.

Publicidade

Mas diversos pesquisadores, cientistas e astronautas já comprovaram que isso não se passa de um mito. E mesmo ela ostentando um tamanho que chega a passar a marca dos 21 mil km quando ela ainda constituída de todas suas partes, a estrutura ainda pode ser considerada como muito fina para que as pessoas consigam enxergar ela do espaço a olho nu. Isso é possível apenas com a utilização de poderosos equipamentos com zoom.

A fruta proibida era uma maçã

A história de Adão e Eva pode ser considerada como uma das mais famosas dos textos da Bíblia católica. E a grande maioria das pessoas que vivem no planeta Terra, mesmo que elas não sejam desta religião, sabem que existe uma fruta que acaba sendo o epicentro de todos os problemas da humanidade, que era proibida para as pessoas. E essa fruta seria uma maçã.

Mas pesquisas históricas indicam que a ideia de que a humanidade foi condenada porque uma pessoa comeu uma maçã não seria a mais correta a partir dos escritos originais. Tudo indica que a confusão começou na tradução da Bíblia para o latim. A língua usa o mesmo termo (malum) para as palavras “maçã” e “mal”, apesar de terem diferentes origens etimológicas. Mas a ideia da maça acabou se popularizando e se espalhando pelo mundo inteiro.

A gripe é causada pelo frio

Publicidade

A ideia de que as pessoas devem se vestir com roupas mais quentes quando a temperatura externa está mais baixa faz todo o sentido. Afinal de contas, o corpo humano precisa ser mantido em uma temperatura medida de 36ºC para se sentir confortável. Mas também se consolidou a ideia de que a gripe surge a partir do momento que a pessoa passa frio, o que não é verdade.

Na verdade, estudos indicam que os vírus causadores da gripe acabam sendo transmitidos de uma forma mais fácil e eficiente entre os organismos vivos a parti de climas secos. Estes climas acabam sendo mais comuns durante o inverno, e daí acaba surgindo essa relação. O fato também das pessoas acabarem fechando janelas e ambientes durante as temperaturas mais baixas favorece bastante a circulação da doença.

Um raio nunca cai no mesmo lugar duas vezes

Cai sim. E a quantidade de vezes que este fenômeno acontece podes surpreendente para algumas pessoas. Em determinados lugares, isso pode ser considerado até mesmo como algo bastante comum, pois existem alguns elementos que acabam tornando mais propício o fenômeno, como a poluição, o calor e também regiões que tenham uma grande quantidade de antenas. Locais que sejam mais altos também acabam sendo mais suscetíveis a atrair um raio, e isso faz com que ele possa ser atingido mais de uma vez pela descarga elétrica.  

Desertos sempre são quentes

A ideia de que um deserto sempre terá aquela temperatura elevada escaldante também não é sempre verdade. Na verdade, a condição para o surgimento de um deserto não está relacionada a temperatura, mas sim a quantidade de chuva. Áreas que costumam receber uma média inferior a 254 mm de precipitação por ano se tornam desertos com o passar do tempo.

Nestes locais, existe uma falta não apenas de água, como também de vegetação. E isso faz com que exista uma grande amplitude térmica ao longo do dia. Portanto, durante o dia o calor escaldante pode existir, mas durante a noite a temperatura pode chegar aos 0ºC.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: