Topo

5 coisas bizarras que já serviram como entretenimento antes da TV

Veja uma lista de coisas bizarras que pessoas viam como entretenimento no passado, muito antes do surgimento da televisão. 5 coisas bizarras que já serviram como entretenimento antes da TV
Comente

Atualmente existem inúmeras maneiras interessantes para quem gosta de se divertir. Em casa mesmo, por exemplo, é possível ver um filme pelo computador, tablet, smartphone ou até mesmo na TV.

Mas antigamente as pessoas não tinham acesso a esse tipo de tecnologia, e para que o dia não fosse tão tedioso elas precisavam encontrar uma forma de distração. O detalhe, porém, é que muitas vezes as opções eram um tanto quanto bizarras, para dizer o mínimo. Veja a seguir algumas formas estranhas que as pessoas tinham para se divertirem bem antes de ter uma TV em casa.

Opções inusitadas de "entretenimento"

Dissecações públicas

Divertimento de antigamente dissecações públicas

No século 14, muito antes das TV's terem sido inventadas, as dissecações humanas chegaram a se transformar em eventos públicos em alguns lugares na Europa, onde milhares de pessoas, pagavam ingressos a fim de ver um cirurgião abrir um corpo.

Publicidade

O detalhe era que quanto mais interessante fosse o motivo da morte e o corpo, mais caro era o ingresso, o espetáculo era assistido por homens e mulheres e normalmente terminava com bailes e festivais.

Passear de escada rolante

Divertimento de antigamente escada rolante

Isso pode ser algo bobo para você que vê uma dessa em grandes prédios ou em shoppings diariamente, mas a primeira escada rolante do mundo foi construída em um parque de diversões de Nova York em 1896, com o único proposito de divertir as pessoas.

O invento foi tão inusitado, que na época em que foi inaugurada, durante as duas semanas em que permaneceu em funcionamento, 75 mil pessoas passearam nela. Porém, os primeiros modelos apenas subiam, pois os inventores demoraram três décadas para conseguir convencer os empresários e a população a descer pelas escadas rolantes.

Desembrulhar múmias

Divertimento de antigamente desembrulhar-mumias

Publicidade

No século 19, durante a Era Vitoriana, o Egito passou a ser um destino turístico muito popular para os ingleses, e era comum que as famílias possuíssem suas próprias múmias. Com era de se esperar, muitas pessoas passaram a "desembrulhar" as múmias para saberem o que tinha por baixo das bandagens.

E para que fazer isso sozinho? Para muita gente o melhor era reunir todos os amigos e parentes para tal espetáculo, com direito a festa. Nos EUA, as múmias eram mais raras, por isso quando acontecia algum “desembrulho” público, muitas pessoas se reuniam para assistir.

Veja também:

Só que apenas os homens podiam comparecer, e em uma dessas famosas reuniões, havia a promessa de revelar a múmia de uma princesa egípcia, o que reuniu uma plateia de 2 mil homens que ficou de boca aberta ao descobrir que a jovem possuía um pênis mumificado.

Execuções públicas

Divertimento de antigamente execuções públicas

Sim, execuções públicas era um dos eventos com maior número de pessoas assistindo no passado. Exemplo disso é que o enforcamento de um pastor protestante em Paris, reuniu uma multidão de 40 mil pessoas. Além disso, uma execução pública que aconteceu na Inglaterra em 1824 concentrou um público de mais de 100 mil.

Visitar manicômios

5 coisas bizarras que já serviram como entretenimento antes da TV

Nos anos 1800 as pessoas tinham uma forma peculiar de diversão: elas pagavam para visitar os loucos em hospícios. A instituição mais famosa da época no Reino Unido era St. Mary Bethlehem, ou simplesmente “Bedlam”, que significa “hospício” e “caos” em inglês.

Nas visitas, a instituição permitia que os visitantes cutucassem os doentes caso eles estivessem tranquilos demais. As visitas eram tão comuns que, em 1814, mais de 96 mil pessoas já haviam passeado pelo interior de Bedlam. E caso o visitante não tivesse dinheiro para a entrada bastava esperar a primeira terça-feira de cada mês, pois a visita era gratuita.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: