Topo

5 coisas bizarras e únicas que acontecem somente no mundo animal

Confira algumas curiosidades sobre o que acontece entre as diferentes espécies conhecidas ao redor do mundo.
Comente

O Planeta Terra conta uma imensa variedade de seres vivos, e o mundo animal conta com algumas características e particularidades que tornam eles muito diferentes dos seres humanos. Existem acontecimentos bizarros e únicos que já foram identificados pelos humanos nas mais variadas espécies.
Confira alguns destes acontecimentos estranhos do mundo animal:

[image]

Babuínos pacifistas

Muitas pessoas acreditam ser impossível alterar a natureza de um animal, especialmente quando o assunto é violência. Eles acreditam que um grupo de animais que são considerados agressivos vão continuar sendo agressivos para sempre. Mas foi observado uma mudança de comportamento interessante em um grupo de babuínos, animais que são realmente considerados como agressivos.

Normalmente eles vivem em grupos dominados por um macho que consegue se estabelecer através da violência. Mas, no ano de 1980, um surto de tuberculose atingiu um grupo de babuínos em cheio, matando justamente os machos alfa que eram mais agressivos. Depois disso, as fêmeas e os outros machos criaram uma outra forma de organização social.

Este grupo foi acompanhado ao longo de 20 anos por um cientista, que descobriu que a dinâmica se manteve, com os animais se organizando de uma forma mais coletiva, sem que um dominasse os outros através da violência.

Rato misterioso

Publicidade

Normalmente quando os cientistas conseguem encontrar na natureza um animal que acaba tendo características que tornam ele único acabam sendo encontrados outros semelhantes, uma vez que é improvável que exista apenas um exemplar de uma determinada espécie. Mas o caso de um roedor que foi chamado de Santamartamys rufodorsalis é diferente.

Ele acabou sendo oficialmente descoberto no ano de 1898. Depois disso, outro animal da mesma espécie foi encontrado somente no ano de 1913. E o próximo registro oficial do rato aconteceu somente um século depois, quando os pesquisadores já tiham achado que ele estava extinto. Por isso, ele acabou recebendo o apelido de rato cometa, pois aparece apenas de vez em quando, com um longo espaço de tempo entre os episódios.

Ânus que se desloca

Existe um determinado tipo de água-viva, que também pode ser chamada de carambola-do-mar, que conta com uma característica muito específica em relação a sua estrutura. Basicamente ela tem um ânus que se desloca, ou seja, que não fica sempre no mesmo local.

Publicidade

Ao longo da sua vida, a Mnemiopsis leidyi passa o tempo todo comendo, acumulando os dejetos dentro do seu corpo. Quando o seu intestino acaba ficando muito inchado, ela consegue abrir um buraco em um local aleatório do seu corpo para jogar tudo para fora. Depois, este buraco se fecha, a água-viva volta a se alimentar e depois pode abrir um buraco diferente, em outro lugar.

Vertebrado e invertebrado

Uma das principais características dos animais que são classificados como vertebrados é o fato dele ter uma coluna vertebral e também um crânio. Mas as mixinas, que também podem ser chamadas de peixe-bruxa, desafiam as classificações dos cientistas e pesquisadores da área. Ela é considerada a única espécie conhecida pela humanidade por ter um crânio, mas não ter uma coluna vertebral ou esqueleto.

Os pesquisadores acreditam que os ancestrais diretos esta espécie eram peixes vertebrados, mas acabaram perdendo os seus ossos ao longo da trajetória evolutiva. Como a classificação oficial dos vertebrados atualmente exigir a presença tanto do crânio quanto da espinha, ele acaba ficando em uma espécie de limbo.

Ouvido ciclope

O louva-a-deus é um animal que já apresenta algumas curiosidades por si só, como o fato de ter uma postura que parece estar sempre rezando, sendo essa que acabou sendo utilizada para dar o seu nome. Mas algo que poucas pessoas sabem sobre esta espécie e que também acaba tornando ela diferente das demais é o fato de contar apenas com um ouvido.

Ele conta com um único órgão que capta ondas sonoras e ele fica dentro do tórax. Este ouvido ciclope acaba conseguindo captar barulhos que são considerados como ultrassônicos, muito parecido com o dos morcegos, que inclusive acaba sendo seu predador natural.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: