Topo

4 meios de transporte bizarros que existem ao redor do mundo

Confira algumas formas bastante peculiares que as pessoas utilizam para se deslocar de um ponto a outro.
Publicidade
Comente

Alguns meios de transporte acabaram se tornando padrões na nossa atual sociedade. Os carros, por exemplo, estão presentes em praticamente todo o planeta e acabaram se tornando fundamentais para permitir que as pessoas se desloquem pelos mais variados pontos. Os veículos automotores, de uma forma geral, acabam cumprindo estes papeis nos diais de hoje, tanto para deslocamentos maiores como os mais curtos.

4 meios de transporte bizarros que existem ao redor do mundo

Além disso, os humanos costumam utilizar, com uma certa frequência, outros meios de transporte, de acordo com a situação. Por exemplo, para conseguir vencer grandes distâncias em pouco tempo, entre pontos que tenham uma determinada estrutura, os aviões acabaram se tornando o meio de transporte mais utilizado. Já para quem quer cruzar os mares e oceanos, os navios seguem sendo bastante utilizados.

Mas o fato destes meios de transporte terem se tornado os mais utilizados não impediu o surgimento de outras formas de transporte, tanto em relação as novidades que foram criadas em determinadas regiões como também alguns meios que eram utilizados há séculos atrás e que acabaram sendo adaptados para o atendimento de uma nova realidade.

Publicidade

Conheça alguns meios de transporte alternativos e um tanto quanto bizarros que podem ser encontrados ao redor do planeta.

Riquixás puxados à mão

Este é um tipo de meio de transporte que foi utilizado de uma forma bastante frequente nas mais variadas sociedades ao longo de muitos séculos. Os historiadores acreditam que eles surgiram primeiro no Japão, durante o século XIX. Ele conta com uma estrutura muito simples, que basicamente é a mesma de uma carroça. Mas, ao invés de ser puxado por um animal de carga, como cavalos ou burros, são humanos que fazem este trabalho.

Existem modelos que podem carregar uma pessoa somente, e outros que permitem que até duas sejam levadas ao mesmo tempo. Para boa parte da humanidade atual, o meio de transporte pode ser considerado um tanto quanto chocante, com uma pessoa basicamente carregando outras. Mas ele ainda pode ser encontrado em algumas regiões do mundo, como Índia, Bangladesh e alguns países do leste asiático.

Ônibus anfíbios

Publicidade

Muitos dos meios de transporte que acabam sendo criados se adaptam às realidades dos locais de uma forma geral, especialmente aqueles que possuem determinadas características que os tornam diferentes. Por exemplo, as cidades que possuem uma grande quantidade de canais, como Veneza e Bruges, geralmente oferecem passeios de barco aos turistas.

Mas em alguns dos Países Baixos, que possuem cidades com grandes quantidades de canais, contam com um meio doe transporte diferenciado, que é uma espécie de ônibus anfíbio. Ele é adaptado para que possa rodar pelas estradas e também entrar nos canais de locais como Amsterdã. Mas estes também acabam sendo utilizados muito mais como uma atração turística do que como um meio de transporte cotidiano.

Ciclo-riquixá

Eles podem ser considerados basicamente como uma evolução natural dos riquixás. A responsabilidade pela tração que faz com que o veículo se movimente ainda é de um humano, mas a principal diferença é que na parte da frente acaba sendo instalada uma bicicleta, permitindo que as pessoas que fazem o trabalho tenham que exercer uma força muito menor para colocar o veículo em movimento.

De uma forma geral, este meio de transporte acaba se tornando mais seguro e rápido do que a opção original, mas também deixa ele um pouco mais caro. Ele pode ser encontrado em diversos países, como no caso da Malásia, mas também são encontrados em países europeus e até mesmo no Brasil.

Carros de cesto

Um meio de transporte bastante curioso que é encontrado basicamente na Ilha da Madeira, em Portugal. Ele foi criado durante o século XIX e basicamente consiste em um cesto de madeira que acaba sendo empurrado, com assento para receber até duas pessoas ao mesmo tempo.

Ele foi criado com o objetivo de tornar mais fácil o deslocamento entre a parte alta e a parte baixa da cidade de Funchal — um percurso de aproximadamente 2 km. O cesto de vine acaba sendo colocado sobre um trenó construído de madeira e acaba sendo conduzido geralmente por sois homens, que são chamados de carreiros.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: