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Como ter muitos clientes satisfeitos com seu trabalho?

Como ter clientes satisfeitos? Esta é uma pergunta que permeia a vida de todas as empresas e empreendedores individuais. Confira este tutorial prático!
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Como ter clientes satisfeitos? Esta é uma pergunta que permeia a vida de todas as empresas e empreendedores individuais.

Ter clientes contentes com os produtos e serviços permite que você cresça como profissional e tenha mais retorno financeiro ao longo do tempo.

Siga o tutorial abaixo e perceba que os resultados aparecerão mais rápido do que você espera!

Cumpra prazos

Não há nada mais importante que um profissional que tenha palavra. Existem muitas pessoas atualmente que realizam o mesmo trabalho que você. Alguns têm qualidade maior, outros menor; alguns de preços mais baixos, outros mais altos; então o que vai pesar para a satisfação do cliente é a confiança que ele terá em você.

Cumprir prazos é essencial para que todos saiam ganhando. Caso você não consiga cumprir com o que foi pedido, seja sincero. Se ele não relevar, indique outro profissional, pois esta é uma boa forma de valorizar os seus “concorrentes” e colegas da área.

Dê o seu melhor

Sempre que você entrar de cabeça em algum projeto, dê o seu melhor. Nunca pense em desculpas esfarrapadas, pois todo cliente quer ser tratado como único, ou seja, quer que todas as atenções sejam voltadas a ele. Igual a nós, quando reclamamos de uma operadora, não queremos saber se ela tem milhões de clientes, só queremos que o nosso problema seja resolvido.

Independente da sua empresa ser menor ou você ser um microempreendedor, siga esta mesma premissa para ter clientes mais felizes e satisfeitos.

Como ter muitos clientes satisfeitos com seu trabalho

Tente resolver todos os problemas do cliente

Evite dar desculpas esfarrapadas e tente sempre resolver o problema do seu cliente. Não fique empurrando a solução para outras pessoas, pois isso só gerará mais atrito entre ambos.

Se for necessário, tire um período do seu dia apenas para trocar e-mails ou dialogar com aqueles que estão tendo dificuldades ou dúvidas em relação aos seus produtos e serviços. Tratar cada cliente com carinho é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso.

Realize trabalhos gratuitamente

Para ganhar mais dinheiro, muitas vezes temos que dar coisas de graça primeiramente. A gente mostra um pouco do que a gente é e do que a gente faz, para que colhamos os frutos posteriormente. Por exemplo, um profissional que escreve um livro e disponibiliza para todos os seus clientes e leitores, terá muitas pessoas lendo seus textos. Se elas gostarem, vão querer comprar seus serviços ou renovar, assim você continuará com eles. Poderá, também, vender outros bem mais detalhistas e por valores interessantes.

Realizar trabalhos pro bono, ou seja, sem remuneração, permitirá, dependendo da ocasião, fazer marketing pessoal. Palestras, por exemplo, podem dar um bom retorno financeiro mesmo que você não cobre pelas horas realizadas, já que todos no auditório poderão comprar o seu serviço ou o seu produto.

Seja uma pessoa legal

Além de profissionais, somos pessoas como qualquer outra no mundo. Temos filhos, pais, avós, cônjuges, amigos e coração. No trabalho, o ambiente é de formalidade, mas isso não implica que não podemos ser legais com as pessoas, realizar piadas, perguntar do futebol, tirar sarro do clube rival etc.

Estas atitudes podem relaxar o seu cliente e criar um clima bem mais amistoso nos negócios. Teste e veja os resultados!


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