Topo

X-Factor: Saiba tudo sobre o programa

Publicidade
Comente

X-Factor

O programa como parte de uma franquia de formato inglês, ele possui várias diferenças de seus semelhantes, inclusive se for comparado principalmente com o American Idol. Este concurso vem aberto para profissionais cantores solos e grupos e não possui um limite máximo de idade. Cada um dos jurados é designado em uma das quatro categorias do programa que são:

Tanto meninas ou meninos entre os 12 aos 30 anos de idade, indivíduos com mais de 30 anos de idade, ou grupos (sendo que algum membro do grupo pode ser rejeitado após o processo de audição), cada jurado fica responsável depois por uma desta equipes.

Publicidade

Através da realização de shows os jurados atuam como orientadores das categorias ajudando a decidir as canções, os estilos, as encenações, enquanto podem avaliar os concorrentes de outras categorias também, competem entre si para garantir que a sua categoria possa ganhar esta competição, o que torna um deles o jurado vencedor do programas.

Na primeira edição por exemplo, a cantora Melanie Amaro, foi a grande campeã da primeira temporada recebendo como prêmio um contrato de gravação com a Epic Records,[5] 5 milhões de dólares e também um estrelato em um comercial da Pepsi, que foi ao ar no Super Bowl XLVI na NBC, junto de Elton John.

Apesar do programa American Idol ter sido um grande sucesso e com um número de sucessivas renovações na sua versão inglesa, isto não foi sucedido após a primeira temporada da versão britânica vir tendo uma queda considerável de audiência. Muitos deles, inclusive os próprios juízes disseram por exemplo que Michelle McManus jamais iria alcançar a fama e sucesso, como vencedora do primeiro reality, já Will Young, um vencedor digno.

Publicidade

A partir do ano de 2004 foi anunciado então um novo show de talentos que foi criado por  Simon Cowell, chamado The X Factor, sem envolvimento de Simon Fuller, o criador da primeira versão de programas de talentos britânico. Apesar de sua audiência estar na média, o Pop Idol passou a ser completamente esquecido no Reino unido devido ao seu Apesar da sua audiência da tv a cada temporada nos Estados Unidos.

Já em abril de 2009 começaram a surgir rumores de que Cowell estava tentando lançar o programa  The X Factor após o encerramento de seu contrato com o American Idol no final de sua nona temporada. Conforme divulgado Cowell na época foi proibido de lançar o programa pois foi visto como um rival para o Idol. Logo alguns meses deposi a emissora do American Idol assinou o acordo para lançar esta grande versão de sucesso do The X fator.

A partir de 2010 foi divulgado que Cowell iria deixar o American Idol depois de sua nona temporada, com a finalidade de trazer o The X Factor para os estados unidos em Setembro de 2011. Cowell ainda contou a Television Critics Association que deixaria o American Idol para que pudesse ser produtor do novo programa de competição musical. Além disso Cowell assinou um acordo comercial de longo prazo com a Sony Music Entertainment, que já deu suporte a vários artistas da Syco Music no Reino Unido, esta que está envolvida com os artistas da versão americana bem como a sua produção.

Já em 2010 a Fox começou a exibir pequenos comerciais do programa que diziam Vindo para a América no Outono de 2011″. Já no mês de fevereiro de 2011 durante o Super Bowl XLV, a Fox divulgou o logotipo oficial do show em um promo este que foi estrelado por Cowell. O segundo promo foi mostrado durante a noite contando com estrelas como Katy Perry, Justin Bieber, The Black Eyed Peas, Usher, Lady Gaga, Pussycat Dolls e Madonna, e depois das apresentações certamente sabia-se que quem iria ficar na bancada de jurados com Cowell.

A estréia aconteceu em 21 de setembro de 2011.

Na época que foi anunciada a atração, o único jurado para o programa era Simon, logo em seguida ele disse que estava tomando algumas escolhas para saber quem iria se juntar a ele no show, dizendo que é inútil contratar jurados que não entendam de música. Disse que iria encontrar alguém que fez o que fazia para viver, e muitas pessoas foram especuladas para a bancada de jurados como Nicole Scherzinger, George Michael,[23] Nicki Minaj,[24] Rihanna, Katy Perry, Elton John, Mariah Carey e Jessica Simpson, apesar disso Cowell negou que Perry e John seriam um dos contratados.

Foram confirmados então os jurados L.A. Reid, ex-juiz do X Factor do Reino Unido, Cheryl Cole,e a ex-colega de Cowell no American Idol Paula Abdul foram confirmados para se juntar a Cowell no júri.

Primeiramente Nicole Scherzinger foi contratada para comandar este programa ao lado de Steve Jones. Cowell por sua vez disse que teriam dois apresentadores. Foi divulgado até mesmo que estrelas como Corbin Bleu de High School Musical fosse apresentador no reino unido, e até mesmo que a cantora e compositora Lady Gaga poderia ser uma jurada do programa.

No mês de maio, Cole foi demitida e seria substituída por Scherzinger houve ainda relatos de que ela foi demitida pois o público americano tinha dificuldade de entender o seu sotaque e também por causa da falta de química entre ela e Abdul. Já em agosto Cowell ofereceu um trabalho para ela nos bastidores da versão britânica e que ela preferiu aceitar a resposta pois ficaria mais confortável.

Já na versão de 2012 foram confirmadas a cantora Demi Lovato e a princesa do pop Britney Spears serão as novas juradas do programa. Em Outubro de 2012 foi confirmado a contratação do apresentador Mario Lopez e da estrela de TV Khloé Kardashian para que então fossem apresentadores da segunda temporada. Esta que terá sua final ao vivo na Sony do Brasil dia 20/12 ás 20 horas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: