Topo

Papel de Erika Januza (Alice, 'Em Família'), é criticado por delegadas por servir de isca

Celebridades, novelas, bastidores e séries de TV! Papel de Erika Januza (Alice, 'Em Família'), é criticado por delegadas por servir de isca de polícia
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

A atriz Erika Januza, que interpreta a personagem Alice na novela “Em família”, acabou descobrindo sua vocação para policial durante a trama global. Antes de seguir a vocação, porém, a jovem aceitou participar de uma operação arriscada, tudo para poder vingar a mãe, que engravidou dela depois de ser vítima de um estupro.

A cena da novela escrita por Manoel Carlos, tinha o objetivo de mostrar a coragem e o espírito justiceiro da moça, no entanto, não foi bem assim que muitas delegadas na vida real enxergaram a cena.

Papel de Erika Januza (Alice, ‘Em Família’), é criticado por delegadas por servir de isca

papel-erika-januza-em-familia-criticada-por-delegados

Publicidade

De acordo com matéria divulgada na mídia recentemente, uma delegada de Defesa da Mulher na Zona Oeste de São Paulo, afirmou que a vítima de algum abuso pode sim contribuir em uma investigação criminal, entretanto, ela ressalta que há um limite para tal colaboração.

A cena que foi ao ar na novela mostrou a filha da personagem Neidinha – interpretada pela atriz Elina de Souza – fazendo o papel de ‘isca’ para ajudar a polícia a solucionar o caso. A delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), de Duque de Caxias (Rio de Janeiro), Cristina Bento, afirmou à mídia recentemente, que esse tipo de ficção pode fazer com que a população confunda a forma de trabalho adotada pela polícia na vida real.

Diferença do trabalho da policia na vida real e na ficção

O que a personagem Alice fez na trama foi uma espécie de flagrante armado, com a polícia por perto esperando o momento certo para agir. No flagrante da trama, os envolvidos prepararam a situação para que o autor do crime voltasse a praticar o delito.

Publicidade

Segundo especialistas, na vida real isso não poderia ser feito, pois a justiça derrubaria qualquer flagrante nesses moldes. Ao prender o suspeito e mandar para o juiz, ele mandaria relaxar a prisão por ilegalidade, além de tudo, a vítima e os policiais poderiam ainda responder por abuso. Sabe-se que é correto buscar provar para poder prender um suspeito, mas, nem todo tipo de prova é permitida.

Leia também:

Opinião da atriz sobre a cena

Na opinião da atriz Elina de Souza, que interpreta Neidinha (mãe de Alice) na trama, não houve nenhum tipo de conflito entre o que foi abordado na novela e o que acontece na vida real.

“Existem pessoas e pessoas. Cada uma do seu jeito. Umas mais corajosas outras menos. Umas mais determinadas outras menos. Alice não fez nada sozinha. Ela teve o apoio e o respaldo da polícia desde o início. A coragem, a determinação, o amor pela mãe e a proteção da polícia deram o impulso necessário para que ela fosse em frente, assim como eu acho que na vida real poderia sim, acontecer com alguém”, disse a atriz.

A atriz ainda fala sobre o mérito da novela em abordar temas que merecem ser discutidos e analisados pela sociedade. “Acredito que temas como a violência contra mulher, a violência contra o idoso e tantos outros, que, infelizmente, são recorrentes em nossa sociedade, devem sempre ter espaço para discussão. Devem ser mencionados sempre que possível para que as pessoas estejam atentas para aquilo que pode estar acontecendo dentro de suas próprias casas”, afirmou.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: