Topo

Globoplay relança capítulos de novelas dos anos 1970 e 1980

Confira quais são os episódios que estão sendo disponibilizados para o público através do serviço de streaming.
Publicidade
Comente

O Brasil ainda é considerado como o país das novelas. Mesmo que o México também seja reconhecido como um grande polo de produção deste tipo de produção televisiva, as novelas brasileiras acabam fazendo um grande sucesso em diversos outros países. Mas, nacionalmente, elas já foram os grandes fenômenos culturais, capaz de parar milhões de pessoas para assistir a um episódio importante.

Globoplay relança capítulos de novelas dos anos 1970 e 1980

Hoje em dia as novelas acabam tendo que brigar com uma grande quantidade de outras opções de entretenimentos que estão disponíveis para as pessoas dentro das suas casas. Mas ainda existe uma grande quantidade de pessoas que não apenas acompanham as novas tramas como também possuem uma memória afetiva e nostálgica, que faz com que os espectadores procurem pelas novelas do passado.

Nos últimos anos a Rede Globo está investindo pesado em uma série de projetos que acabam tendo como principal objetivo resgatar as tramas do passado, especialmente através do serviço de streaming Globoplay. 

Publicidade

Neste ano, o serviço lançou o chamado Projeto Fragmentos. Nas palavras da empresa, o objetivo é reforçar o compromisso da emissora e do serviço de streaming com a memória da cultura, da dramaturgia brasileira e a valorização do audiovisual nacional. A partir deste projeto, serão recuperados e disponibilizados capítulos de novelas que foram ao ar entre os anos de 1970 e 1980.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Globo, as tramas terão de dois até 20 capítulos preservados de seus acervos originais. Entre os dramaturgos recuperados por "Fragmentos", estão grandes escritores como Janete Clair, Bráulio Pedroso, Lauro César Muniz, Vicente Sesso, Benedito Ruy Barbosa, Mário Prata, Manoel Carlos e outros.

Flavio Furtado, gerente de programação do Globoplay, explica que o projeto representa uma nova etapa da estratégia de publicação de novelas na plataforma, que já possui dois catálogos paralelos: “Resgate”, que reúne novelas, séries e minisséries do acervo na íntegra; e “Originalidade”, que atualiza as obras clássicas já disponíveis no catálogo com melhores resoluções, aspecto original e com todas aberturas e vinheta.

Publicidade

Agora, a expectativa é que estudiosos, pesquisadores e amantes das novelas possam conhecer mais a história da teledramaturgia nacional.

"Mesmo que incompletas, as obras mais antigas ainda existem em nosso acervo. E, por isso, queremos que estejam acessíveis no Globoplay. O resgate desse material significa recuperar parte da história do audiovisual brasileiro e da memória da nossa empresa", reforça Furtado.
Confira algumas das novelas que terão capítulos disponibilizados através do projeto Fragmentos:

O Rebu (1974)

A trama da novela tem, originalmente, 112 capítulos, apresentando uma história que acontece ao longo do período de 24 horas mas que a novela mostra em uma sequência considerada como não cronológica. A novela acompanha as consequências e investigações a partir de um crime que acontece durante a festa promovida pelo milionário Conrad Mahler para recepcionar a princesa italiana Olympia Boncomagni. Todos os 24 convidados acabam sendo suspeitos de ter cometido assassinato. 

No elenco estão Ziembinski, Marília Branco, Bete Mendes, Buza Ferraz, Arlete Salles, Carlos Vereza, José Lewgoy, Lima Duarte, Maria Cláudia, entre outros.

Coração Alado (1980)

Já essa trama, escrita por Janete Clair, acompanha a vida do artista plástico Juca Pitanga, que deixa a sua terra natal para se mudar para o Rio de Janeiro em busca de maior visibilidade para seu trabalho. Ele acaba se envolvendo com Catucha, filha do marchand Alberto Karany e Vivian, uma mulher simples e muito sofrida. Mesmo amando Vivian, ele acaba se casando com Cathcha visando justamente uma maior projeção profissional. A novela teve um total de 185 capítulos.

No elenco da trama estão Tarcísio Meira, Débora Duarte, Walmor Chagas, Vera Fischer, Carlos Vereza, Ney Latorraca, Bárbara Fazio, Aracy Balabanian, Jardel Filho, entre outros.

Estúpido Cupido (1976)

O grande cenário desta novela é a cidade fictícia de Albuquerque, que ficaria localizada no interior do estado de São Paulo. Nesta cidade, os jovens curtem os acordes do rock e do twist nas pistas de dança, seguem o modismo dos jeans e dos blusões de couro e se exibem em lambretas e motocicletas.

A personagem principal da novela é a normalista Maria Tereza, que sonha em sair daquela cidade, morar na capital e ser eleita miss Brasil.
No elenco da trama estão Françoise Forton, Ricardo Blat, Ney Latorraca, Djenane Machado, Tião d'Ávila, João Carlos Barroso, Heloísa Millet, Elizabeth Savala, Suely Franco, entre outros
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: