Topo

A Viagem: confira algumas curiosidades sobre a novela

Trama completou 30 anos da sua exibição de maior sucesso.
Publicidade
Comente

A Viagem foi uma novela de muito sucesso entre o público noveleiro e que não sai da cabeça das pessoas. A trama completou em 2024 30 anos da sua exibição de maior sucesso e segue no imaginário das do público, já que ela abordou um tema que faz parte do dia a dia de milhões de pessoas, que é a religião espírita.

A Viagem: confira algumas curiosidades sobre a novela

A novela, aliás, acabou se tornando conhecida como uma das primeiras obras que de fato acabaram explorando um tema com uma grande visibilidade. Além disso, essa acabou sendo uma daquelas novelas nas quais o vilão acaba tendo um papel muito importante e que acabou se tornando o grande destaque.

Na novela temos o personagem Alexandre, interpretado por Guilherme Fontes. Ele era um delinquente que acaba cometendo suicídio dentro da cadeia, depois que é condenado por roubo e seguido por homicídio. Ele passa para o plano espiritual, e de lá começa a infernizar a vida de todas as pessoas que ele julga terem sido responsáveis pela tragédia da sua vida, especialmente o advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes), o cunhado Téo (Maurício Mattar) e o irmão Raul (Miguel Falabella).

Publicidade

A trama foi escrita por Ivani Ribeiro, que contou ainda com a colaboração de Solange Castro Neves. Confira algumas curiosidades sobre essa famosa novela:

Remake

Muitos acreditam que essa A Viagem que foi exibida na Rede Globo é a exibição original da história. De fato essa foi a que acabou se tornando o grande sucesso e que ficou na mente das pessoas. Mas ela não pode ser considerada como uma novela original. Na verdade, trata-se de um remake de uma novela que tinha o mesmo nome e que foi exibida no ano de 1975, na Tupi.

Última novela

O remake de A Viagem na Rede Globo também acabou se tornando a última novela que foi escrita pelo autor Ivani Ribeiro, que acabou falecendo no ano de 1995. E o seu trabalho derradeiro acabou sendo bastante elogiado justamente por conseguir manter o que era considerado como a essência da novela original, mas que teve algumas adaptações importantes que deixaram a história ainda mais interessante para os espectadores. 

Referências para a obra

Publicidade

Como a novela tinha uma história muito focada na religião espírita, os autores tiveram que pesquisar bastante sobre o tema para que os roteiros fossem escritos e não acabassem sendo contestados, pelo menos nas questões relacionadas a base. De acordo com as informações que foram divulgadas na época, dois livros acabaram sendo fundamentais para: "Nosso Lar" e "E a Vida Continua". Ambos os livros foram psicografados por Chico Xavier e narrados pelo espírito André Luiz. 

Ciúmes de Diná

Além dos personagens citados anteriormente, outros personagens da trama acabaram fazendo bastante sucesso na novela. Uma delas foi Diná, que foi interpretada no remake por Cristiane Torloni. E uma das principais características era ciúmes considerado como doentio que ela sentia de Téo, seu marido. E isso acabou fazendo que o seu nome, Diná, acabasse se tornando um sinônimo para mulheres muito ciumentas, adotado rapidamente pelos brasileiros.

Morte da protagonista

Um dos grandes segredos do sucesso de A Viagem foi justamente criar um roteiro que conseguir inverter um pouco as expectativas que as pessoas tinham em relação ao andamento dos personagens e na forma como eles se desenvolviam. E isso acabou criando algumas situações, no mínimo, diferentes. Em uma entrevista antiga, Antonio Fagundes resumiu este sentimento afirmando que A Viagem foi a única novela que o público torceu para que a mocinha morresse e encontrasse o seu amor no céu.

Relacionamentos reais

Assim como normalmente acontece, a novela acabou criando alguns relacionamentos que foram parar no mundo real. Mas, no caso de A Viagem, parece que a trama deu sorte para um dos casais que foram formados, uma vez que eles estão juntos até os dias de hoje. Foi durante essa novela que Andrea Beltrão acabou conhecendo e começando a namorar um dos diretores da novela, Maurício Farias. Eles casaram e hoje são pais de três filhos: Francisco, Rosa e José.

Onde ficava o céu?

Um dos cenários recorrentes na trama era o céu, onde os espíritos conviviam. Para representar este cenário, os diretores escolherem um campo de golfe localizado em Nogueira, distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: