Topo

Vale a pena usar os editores de vídeos gratuitos?

Publicidade
Comente

Por muitos anos os editores de vídeo foram um produto para poucos. Seja pelos preços altos, já que a tecnologia a ser usada demandava muito tempo para programar e lançar no mercado, e também pela dificuldade de usá-los, exigindo muita prática, memorização de comandos e computadores com muita potência.

Afortunadamente isso mudou nos últimos anos e chegaram no mercado editores que funcionam até em celulares, funcionando de forma intuitiva e simples. Mas obviamente nem todas as opções são boas: algumas têm poucas ferramentas, outras limitam seu uso gratuito, colocando marcas de água ou cortes de tamanho e tempo que inviabilizam produções de qualidade.

Vale a pena usar os editores de vídeos gratuitos?

Há boas opções de editores de vídeos gratuitos no mercado, como você pode ver no link. Entretanto, fazer um pequeno investimento por uma opção mais completa pode ser bastante indicado, especialmente se você quiser dar um passo além para criar vídeos de alta qualidade.

Publicidade

Uma opção nesse sentido é o Wondershare Filmora, sem dúvidas uma plataforma referência na edição de vídeo, áudio e imagens, com uma plataforma intuitiva, cheia de funcionalidades e com ativos criativos do Filmora que são um grande diferencial.

Esses ativos incluem:

Templates personalizáveis

Os templates nada mais são do que modelos muito dinâmicos e bonitos, inclusive usando as trends recentes das redes sociais, para maximizar a produtividade e permitir que você crie rapidamente coisas esteticamente agradáveis sem precisar montar a todo momento um vídeo do zero. São mais de 1000 opções no Filmora.

Plugins poderosos

Publicidade

São mais de 100 efeitos na plataforma para transformar seus vídeos e trazer emoções, gerar sensações e surpreender os espectadores de seus vídeos – ou seus clientes, se for o caso.

Títulos atraentes

O uso de textos para esclarecer ou ressaltar o que está acontecendo nos vídeos é algo muito impactante e positivo. São muitas as fontes, cores e os modelos já preparados para os usuários do Wondershare Filmora só terem que escrever o que quiserem para destacar a sua obra.

Adesivos

Os adesivos têm essa mesma função e são muito importantes para gerar uma identidade visual nas suas produções e alavancar seu conteúdo. Não deixe de usar.

O que um editor deve oferecer?

Os editores gratuitos são numerosos no mercado e até conseguem se diferenciar bem uns dos outros. Mas o usuário tem que ficar atento nessas diferenças para poder aproveitar melhor esses programas e não ver a baixa qualidade do editor impactar em sua criação.

Um editor de vídeo gratuito, antes de tudo, pode colocar marcas d’água nos seus vídeos, para motivar você a comprar uma versão premium. Isso é comum e causa um impacto no vídeo sem dúvidas, mas se a marca for no canto, até dá para seguir em frente. O problema é que muitas vezes essa marca fica em áreas de destaque do frame ou até é móvel, tirando a atenção do que mais importa. Fique atento a isso.

Outra coisa que você deve observar é se os editores têm um limite de tempo para o vídeo que será exportado ou tamanho, o que talvez impossibilite que seu vídeo seja criado ou cortado de forma brusca.

Editores de vídeo costumam ser bem simples e até fáceis de mexer, já que as pessoas que não querem pagar por eles não costumam ter um nível avançado de edição. Por isso eles logo podem ficar obsoletos.

Use o teste grátis do Wondershare Filmora

Por isso a recomendação que damos é que você use o teste grátis do Wondershare Filmora. Este editor de vídeos está em sua 13ª atualização e cada vez mais ele surpreende com suas funcionalidades muito avançadas, mas que ao mesmo tempo são fáceis de usar.

Com esse teste você poderá ter acesso ao que há de melhor nessa tecnologia e fazer seus vídeos brilharem imediatamente, seja com o uso de efeitos, locuções específicas, a remoção de fundo, músicas que estão no banco de dados da plataforma e muito mais.

E quando o teste acabar, é difícil você não querer continuar usando porque o custo dele é excelente pelo benefício que ele traz, sendo refletido em seu trabalho a cada criação e vídeo exportado.

Entre as três licenças, a perpétua é a mais interessante porque evita os pagamentos recorrentes e o investimento não é tão alto para algo que você poderá usar para sempre, sem limitações.

Procure os tutoriais

É normal que quem esteja começando fique um pouco perdido, sem saber bem como funcionam as ferramentas que elevam a qualidade do vídeo ou até o que é de bom gosto usar.

Por isso os tutoriais são tão importantes e o site da Wondershare tem dezenas deles, explicando como usar a plataforma, como a inteligência artificial ajuda na edição, dicas para a gravação da tela, como por exemplo, com gameplays de jogos, algo muito popular na internet, a edição de áudio e até um hub dos criadores.

Antes de começar a usar a ferramenta é legal dar uma olhada nos textos, que são complementados com muitos vídeos e acessar os títulos que mais interessam. A linguagem usada é bastante acessível até para os que não tem o background técnico, sendo uma grande ajuda para qualquer um.

Dicas para criar os melhores vídeos

Já ficou claro que escolher um editor de vídeos de qualidade é o passo número um. Ele até pode ser um gratuito, mas as chances é que ele fique um pouco limitado com o passar do tempo e o investimento em uma ferramenta potente seja necessária.

Ainda mais no YouTube, onde a concorrência é muito grande, é preciso ficar atento à qualidade para segurar o máximo de espectadores e interessados que der.

Mas dito isso, vamos a mais dicas para criar os melhores vídeos.

  1. Iluminação importa: Não é à toa que diretores de cinema são fascinados com a iluminação, as horas de gravação e como isso impacta em tudo, até na mensagem que o filme passa. Grave em ambientes bem iluminados, mas tenha cuidado para a luz não bater contra a lente, o que pode prejudicar e muito quem está vendo e a nitidez da imagem.
  2. Planeje o vídeo: Faça um roteiro. Desenhe as sequências se for necessário. Ensaie antes. Dê abertura para improvisações, mas tente ao máximo ter tudo pensado e planejado para até gravar mais de uma opção e ter o que editar.
  3. Não precisar usar todos os ativos: lembre-se que muito texto, imagens, coisas frenéticas acontecendo na tela podem deixar o espectador perdido. Foque em cortes simples, use títulos quando eles forem um complemento ou uma apresentação de algo e sempre pense com os olhos de quem está assistindo: a mensagem está clara?
  4. Uma coisa muito importante é o formato do título. Ele vai ser visto em uma televisão ou tela de computador ou na tela de um celular. Essa escolha pode mudar completamente o vídeo e se não for feita, muita informação pode ser cortada do vídeo, matando seu sentido.

Não é preciso grandes investimentos

Por anos a produção de vídeos exigiu grandes investimentos, não só com os editores mas também com câmeras, luzes especiais, mídias para guardar o que foi gravado e armazenar depois e muito mais.

Hoje com um celular é possível gravar imagens de altíssima qualidade e jogar o vídeo para a nuvem, sendo que há diversos serviços que oferecem espaço na nuvem de graça.

Por isso é normal que todos nós tenhamos um pouco de videomakers dentro de nós. E isso possibilitou uma diversidade de discursos, conhecimentos e ideias sendo expostas.

O investimento não precisa ser mais alto, mas com a evolução de seu trabalho, é importante aos poucos colocar algum recurso em ferramentas mais profissionais, como o já citado editor de vídeo, o uso de câmeras com qualidade 4K e até aluguel de figurino, locações e pessoal caso o projeto avance bastante.

Mas para dar o pontapé inicial, uma boa ideia e uma câmera para gravar, que pode ser inclusive uma webcam, é bom o suficiente.

Vale a pena usar os editores gratuitos?

A resposta é sim. Para conhecer um pouco da edição de vídeo e ver como fica um vídeo seu, ou de algo que você criou usando um banco de vídeos e imagens, os editores gratuitos podem servir para o trabalho.

Porém você notará que logo há um teto que será atingido e é preciso dar um passo além. Nesse estágio o Wondershare Filmora é a melhor opção do mercado pelo seu custo-benefício e complexidade das funcionalidades, com o uso recorrente da inteligência artificial, mas sem impactar na facilidade de uso e na criação de um editor intuitivo, com muitas funções arrasta e solta.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: