Topo

TV 4K chega ao mercado, mas compra ainda não vale a pena

Comente

As pessoas que são aficionadas por tecnologia e que desejam sempre estar por dentro de todas as novidades deste maravilhoso mundo devem estar maravilhadas com a informação da chegada dos novos televisores com a tão falada tecnologia de resolução 4K. Estas televisões, que prometem uma experiência de visualização ainda muito maior do que os atuais painéis de led Full HD, já podem ser encontrados e diversas lojas do gênero nas grandes cidades do Brasil. Mas de acordo com a opinião da maioria dos analistas, ainda não é a hora de investir seu dinheiro nestes modelos.

 O que é a TV 4K?

SONY DSC

Mas para os que não acompanham tão de perto as novidades da tecnologia, afinal de contas o que significa o 4K dos novos televisores que estão chegando nas lojas? Na verdade ela está diretamente relacionada a quantidade de pixels que são apresentados na tela no momento que as pessoas estão assistindo qualquer coisa. Para ser mais preciso, as televisões com esta tecnologia apresentam 3.840 pixels x 2.160 pixels. É como se quatro TVs Full HD, que têm resolução de 1.920 pixels x 1.080 pixels, formassem juntas um único aparelho. Para arredondar os números é que a TV ganhou o apelido de 4K, que acabou virando nome comercial.

De acordo com os fabricantes que estão lançando esta novidade no mercado nacional, o principal benefício das televisões 4K está diretamente relacionado a definição das imagens, que conseguem um nível de riqueza nos detalhes que até então não era possível nos outros aparelhos de televisão.

O problema é que neste primeiro momento, para as pessoas que desejam uma televisão com esta qualidade, o preço está bastante alto em relação aos outros televisores no mercado, o que torna o investimento agora um tanto quanto precipitado.

Preços

O modelo mais barato disponível no Brasil, o de 55 polegadas da Sony, sai por R$ 13 mil. E os valores podem chegar a R$ 100 mil (tela de 85 polegadas da Samsung).

Apesar deste preço agora, vale lembrar que, diferentemente de outros produtos, os preços de tecnologias como televisão baixam consideravelmente com o passar dos meses e como sempre acontecem os primeiros que compram pagam mais por produtos que baixam de preço muito rapidamente. A previsão para o mundo todo não é nada otimista nestas primeiras levas de televisões 4K que começam a ser vendidas. A previsão é de não passe dos 450 mil o número total de unidades vendidas.

Conteúdos

Uma outra barreira para a venda destes televisores logo de cara é a falta de conteúdo que realmente vá tirar o máximo do proveito destas televisões. Muitas pessoas vão acabar comprando estas televisões agora, mas na verdade vão passar muito tempo vendo imagens com a mesma qualidade que as televisões full HD exibem hoje.

Os especialistas anunciaram que vai existir um novo padrão de especificações para imagens que possam se aproveitar ao máximo dos 4K. Mas, até o momento, os usuários possuem apenas a opção do Blu-ray, que exibe as imagens full HD.

Existe ainda um processo de captação de imagens para este padrão que ainda está engatinhando. Até agora, algumas empresas anunciaram o lançamento de filmes neste formato, como foi o caso da Sony, mas eles são apenas convertidos, não sendo gerados neste formato originalmente, o que causa diferenças na hora do resultado final.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: