Topo

Saiba tudo sobre a migração do MSN para o Skype

Publicidade
Comente

Se tem algo que as pessoas que usam a tecnologia a mais tempo já deve ter aprendido é que poucas coisas duram para sempre, aliás, poucas coisas duram alguns anos. Quando a pessoa começa a se acostumar com uma rede social, é lançada uma outra que muda completamente a forma como a pessoa pode interagir com seus contatos. Ou quando as pessoa comprem um smartphone novo, seis meses depois ele já está ultrapassado. E assim também funciona com os programas que usamos nos nossos computadores. Portanoto, uma das primeiras regras é que as pessoas não podem se apegar muito emotivamente com nada relacionado a tecnologia.

E já que o assunto são os comunicadores instantâneos, vamos voltar um pouco no tempo, na época que os poucos brasileiros que tinham internet em casa precisavam se virar com uma conexão discada de 56 Kbps que caia toda hora. Mas nesta época as pessoas já começavam a usar mais a internet e a trocar mais e-mails durante o dia. Mas havia  necessidades das pessoas se comunicarem mais rapidamente do que pelo e-mail, e para isso criaram os programas de comunicação instantânea. As pessoas precisavam apenas ter os contatos das outras, adicionar elas e trocar mensagens em tempo real. Muitos programas com este propósito surgiram, mas o primeiro que realmente popularizou este segmento foi o antigo CQC.

No ICQ a pessoa se registrava e ganha um número, como se fosse um telefone. Ela precisava passar este numero para outras pessoas para que elas conseguissem se comunicar pelo programa, e realmente ele tinha funções muito interessantes que até hoje estão presentes nos programas de mensagens, como o fato de saber quando uma pessoa estava conectada ou não no programa, ou ainda compartilhar arquivos pelas janelas de conversação. Mas então ao Microsoft resolveu entrar neste filão também e lançou o seu MSN, e aos poucos as pessoas foram migrando de serviço.

Publicidade

No caso da transição do ICQ para o MSN, as pessoas acabaram sendo forçadas a trocar porque a Microsoft passou a colocar o seu MSN juntamente com o Windows. Assim, o numero de usuários novos no programa da Microsoft ia crescendo, enquanto que o numero de pessoas do ICQ começava a cair. O MSN não apresentava recursos muito diferentes mas o principal deles é que a pessoa podia entrar no programa utilizando apenas o e-mail gratuito criado da Microsoft, ao invés de ter que se lembrar de um numero. E assim a mudança aconteceu gradualmente.

Mas agora, quando a Microsoft , que se tornou líder do segmento de comunicadores instantâneos, ela passou a cuidar de perto os concorrentes que nasciam, e dentre eles uma empresa começou a assustar, conquistando uma série de usuários e se tornando uma referencia no segmento de comunicação instantânea empresarial, o Skype. Diferentemente do surgimento do MSN que não oferecia nada de novo par ao segmento de comunicadores, o Skype sim atacou em um ponto fraco do MSN, que foi o de chamadas por áudio e voz. Além de permitir que usuários utilizassem o Skype para trocar mensagens de voz e vídeo entre si, o programa também permite que as pessoas façam ligações para telefones convencionais, e esta sim foi a grande sacada do programa.

A Microsoft então resolveu agir. No dia 10 de maio de 2011, Microsoft anunciou a compra do Skype por US$ 8.5 bilhões. Essa compra marcou um aumento de 300% no valor da empresa nos últimos três anos, desde a aquisição pelo eBay em outubro de 2007. Essa será a maior aquisição feita pela Microsoft de todos os tempos. O Skype será uma subdivisão da Microsoft, com o antigo diretor executivo do Skype – Tony Bates – agora presidente da empresa se apresentando ao diretor executivo da Microsoft Steve Ballmer. O valor pago pela Microsoft pelo Skype é 32 vezes o maior que o lucro operacional atual da empresa De acordo com o Financial Times, isso poderia gerar uma nova bolha da internet

Publicidade

A partir deste desta aquisição, os dias do MSN estavam contados. Isso porque o Skype oferece todos os recursos que estão disponíveis no MSN, e ainda por cima abre outras inúmeras possibilidades para os usuários. E o golpe final no MSN foi dado esta semana, quando a Microsoft confirmou os boatos que já estavam circulando sobre o fim do programa, inclusive colocando uma data para o final das operações do MSN: Primeiro trimestre de 2013. Agora, os usuários poderão migrar para o Skype, sendo eu todos os contatos do msn da pessoa vai permanecer.

Para fazer a migração da conta do MSN para o Skype antes de mais nada as pessoas deverão baixar a versão mais recente do programa. Para as pessoas que já possuem o Skype, é possível fazer a atualização para a versão mais recente do programa. No momento que a pessoa acessa o programa ele já tem a opção de se logar com sua conta que a pessoa utiliza no MSN, que pode ser uma conta no Hotmail, pode ser uma conta no Xbox Live, dentre outras. A próxima tela já irá mostrar sua conta Skype (se o software a localizar), clique no Tenho uma conta do Skype para prosseguir. Se não for a sua conta ou quiser fazer uma nova, clique em Sou novo no Skype;

Depois disso, a pessoa vai localizar se a pessoa tem mais de uma conta no Skype, e a partir deste momento ela vai começar a fazer o processo de sinc. Suas duas contas: Skype e Messenger, serão mostradas para que se assegure que está correto. Se assim tudo estiver, clique em Continuar para finalizar. O processo de sincronização das contas pode demorar alguns minutos, espere um pouco para fazer a verificação se ocorreu tudo certo.

Depois é só conferir se todos os contatos do MSN da pessoa foi passado para o Skype.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: