Topo

Linux - A Invasão do Pinguim

O pinguim do linux esta em todos os lugares. Conheça um pouco mais sobre este sistema operacional, o que ele pode fazer e alguns softwares para essa plataforma.
Publicidade
Comente

LinuxLinux é um sistema operacional de código livre e aberto, o sistema operacional nada mais é do que o programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre as partes de hardware e software de uma máquina. O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional.

As vantagens de se usar um sistema operacional Linux são inúmeras, algumas são:

  • Baixo Custo: Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema.
  • Segurança: Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do “usuário root”, que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário.
  • Comunidade de suporte ativa: É grande a lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux. De problemas básicos (como dificuldade para executar um tipo de arquivo) a dúvidas mais complexas, é possível encontrar respostas em comunidades de usuários de software livre online.

Porém podemos citar também algumas desvantagens:

  • Incompatibilidade: Muitos softwares que permitem o funcionamento de certos dispositivos são feitos exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles com o Linux.
  • Formatos: Alguns formatos de arquivos ligados a programas do Windows apresentam dificuldade para serem executados em máquinas com o Linux.
Publicidade

Hoje em dia, um sistema operacional Linux completo, ou como se denomina hoje uma “distribuição de Linux” ou somente “distro”, é uma coleção de softwares criados por indivíduos, grupos e organizações ao redor do mundo, tendo o Linux como seu núcleo as empresas compilam o software e fornecem um sistema completo, pronto para o uso.

Algumas das distribuições mais utilizadas hoje em dia são: ArchLinux, Debian, Fedora, Mandriva, Mint, Opensuse, PCLinuxOS, Puppy, Sabayon, Slackware e Ubuntu, Kurumin e hoje considerada a melhor distro brasileira, a Big Linux baseada no Debian e Kurumin.

Cada uma delas tem suas características, por exemplo, algumas são mais complexas de gerir do que outras, como as distribuições Debian, Gentoo e Slackware que preferem assegurar uma estabilidade tecnológica.

Publicidade

Com relação ao desenvolvimento para Linux, podemos optar por inúmeros softwares disponíveis em diversas categorias como: Modelagem e gerência de projetos, Gerência de Ciclo de Vida, Database ou Banco de Dados, Servidor Web, Webdesign, C++, Java, LUA, PHP, AJAX, Ruby, Mono (.NET), Pascal e Python.

Alguns dos principais softwares nas categorias citadas são: umbrello, openproj, Agata Report, postgresql, firebird, mysql-server, apache2, kdevelop, ARToolKit, Frameworks, eclipse, netbeans.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: