Topo

Saiba como aumentar a velocidade da sua internet mudando o servidor DNS

Mudança nos servidores padrões podem melhorar a qualidade da conexão.
Publicidade
Comente

Para quem gosta de tirar todo proveito da velocidade que uma determinada conexão de internet pode oferecer, existem alguns cuidados técnicos que precisam ser tomados. Além das questões físicas, como qualidade dos fios e cabos, posicionamento do modem e do roteador e quantidade de dispositivos conectados, também existem algumas outras questões relacionadas ao funcionamento da internet do ponto de vista de sistema.

Saiba como aumentar a velocidade da sua internet mudando o servidor DNS

Para que uma conexão funcione, por exemplo, é preciso um servidor DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio em português), uma tecnologia que funciona como uma espécie de grande lista de endereços da internet. Através destes servidores os usuários conseguem digitar um determinado endereço no seu navegador e ser encaminhado para a página destino, convertendo o domínio em um endereço IP, que é formado apenas por números.

Normalmente os usuários acabam utilizando, como padrão, o DNS que é oferecido pelo provedor de internet que foi contratado para fornecer o serviço. Mas o que muitos usuários não sabem é que o DNS fornecido pelo provedor de internet pode ser alterado e, em alguns casos, essas escolhas podem acabar melhorando a velocidade da conexão.  

Publicidade

Confira alguns servidores de DNS que podem acabar sendo utilizados como alternativa e que pode acabar deixando a conexão mais rápida:

Cloudflare DNS (DNS primário: 1.1.1.1; DNS secundário: 1.0.0.1)

Este é o servidor DNS que é utilizado para a entrega de conteúdo, sendo uma configuração utilizada por diversos sites ao redor do mundo. Ele também acabou se tornando conhecido como sendo um dos DNS mais eficientes e seguros da web mundial. Ele também oferece uma camada extra de privacidade, não utilizando os dados e as informações de navegação para veicular anúncios. O servidor garante que não armazena nenhum dado dos usuários, sendo que todas as informações acabam sendo eliminadas no prazo de 24 horas.

DNS do Google (DNS primário: 8.8.8.8; DNS secundário: 8.8.4.4)

O DNS oferecido pela gigante da internet e da tecnologia acabou se tornando conhecido como um dos mais rápidos disponíveis no mercado. Mas, como pertence a uma empresa privada, este servidor acaba sendo utilizado das mais variadas formas. As informações oficiais dão conta de que o servidor registra informações completas de endereço de IP para realizar consultas de diagnóstico entre 24 e 48 horas. Mas eles afirmam que descartam qualquer informação relacionada a cidade de onde estão sendo feitas as conexões.

OpenDNS (DNS primário: 208.67.222.222; DNS secundário: 208.67.220.220)

Publicidade

A empresa responsável por administrar este servidor DNS oferece tanto a possibilidade de conexão gratuita como também conta com planos pagos. Mas mesmo nas opções de graça os usuários contam com algumas características interessantes, como uma alta velocidade, tempo de atividade integral, bloqueio (por padrão) de phishing, suporte gratuito, além de um controle parental que permite bloquear sites por tipo de conteúdo. Nos planos pagos os usuários acabam tendo acesso a outras ferramentas, como visualização de histórico da atividade da internet, bloqueio do sistema por completo, dentre outros recursos.

Quad9 (DNS primário 9.9.9.9; DNS secundário 149.112.112.112)

Este serviço também pode ser uma boa alternativa para as pessoas que buscam uma camada extra de segurança enquanto estiver navegando. Ele permite o bloqueio de domínios que possam ser considerados como maliciosos a partir da coleta de informações de mais de 18 provedores de inteligência em segurança digital. O servidor também afirma que não armazena os dados de navegação dos usuários, com uma rígida política de segurança de dados.

CleanBrowsing (DNS primário: 185.228.168.9; DNS secundário: 185.228.169.9)

Essa opção de servidor também oferece alguns recursos de segurança interessantes para quem navega na internet, incluindo um filtro que é atualizado de hora em hora para bloquear sites que possam ser considerados como maliciosos, também a partir de informações de bancos de dados em segurança cibernética. Ele ainda conta com algumas opções de filtro, incluindo o adulto, que impede o acesso a conteúdos adultos, e o família,  que também bloqueia acesso a recursos como Proxies e VPNs.

Comodo (DNS primário: 8.26.56.26; DS secundário: 8.20.247.20)

Além de ter um serviço que também garante a proteção dos usuários para que eles não acessem sites que possam ser considerados como maliciosos, ele também bloqueia sites de phishing, avisa se você estiver tentando acessar sites com algum tipo de malware, spyware e, ainda por cima, alerta do acesso a domínios estacionados, cheios de publicidade maliciosa, como pop-ups por exemplo. Conta tanto com a conexão gratuita como também com um serviço pago.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: