Topo

Estudo comprova que internet pode viciar tanto quanto drogas

Publicidade
Comente

internet-vicia-tanto-quanto-drogaEstamos o tempo todo conectados hoje em dia. E a tendência e de que cada vez mais esse nível de interação entre os usuários e mundo virtual aumenta. Principalmente com as novas tecnologias que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, com smartphones e tablets, que estão praticamente o tempo todo conectados na internet, muitos usuários simplesmente não conseguem mais enxergar sua vida sem estas funcionalidades. E muitos ainda não conseguem nem ao menos imaginar ficar alguns dias desconectado do oceano de informações e contatos que a internet proporciona.

E este sentimento pode ser experimentado por qualquer pessoa que fique conectada o dia inteiro normalmente. Experimente tirar esta pessoa da frente do computador, ou deixar a pessoa sem a possibilidade de se conectar a sua conta de e-mail. Recentemente tivemos uma queda dos serviços do Google no Brasil, quando milhares de pessoas não conseguiam ter acesso a sua conta de e-mail e nem ao buscador, e muitos já estavam reclamando na internet.

Este comportamento é muito semelhante ao de pessoas viciadas em outras coisas quando suão obrigadas a entrarem no chamado período de abstinência, inclusive usuários de drogas. E recentes pesquisas acabaram evoluindo no assunto, chegando a conclusão de que a internet de um modo geral pode ser tão viciante quando o ecstasy, por exemplo, uma das drogas mais utilizadas no mundo inteiro. Além disso, tirar a internet de uma pessoa que costuma navegar por horas a fio todos os dias pode provocar sintomas parecidos com o da depressão.

Internet pode viciar tanto quanto as drogas

Internet pode viciar tanto quanto as drogas

As informações foram divulgadas recentemente por um grupo de cientistas e pesquisadores que estavam fazendo alguns estudos, observando e entrevistando cerca de 60 pessoas que se inscreveram como voluntárias para participar. Os professores chegaram a conclusão de que caso realmente a sociedade continue aumentando o seu tempo de conexão como está acontecendo nos últimos anos podem causar algumas consequências sérias e negativas para suas vidas pessoais, o que vai acabar também interferindo diretamente na vida da sociedade de um modo geral.

As informações com relação a esta pesquisa foram publicadas na semana passada pelo jornal Internacional Plus One, e esta seria a primeira pesquisa que confirmariam os efeitos psicológicos negativos do uso diário da internet na vida dos usuários. O estudo foi realizado da seguinte forma: primeiro, os usuários fizeram diversos testes para saber seus níveis de “vício” na web, além de seu humor, nível de ansiedade e de depressão. Depois, eles tinham 15 minutos para navegar antes de serem testados novamente. Os resultados foram impressionantes, segundo os pesquisadores. A ‘abstinência’ da web após um certo tempo se assemelha à causada por drogas.

De acordo com os professores e pesquisadores que estavam acompanhando as cobaias, quando eles tiveram que ficar off-line houve uma piora no estado humor da maioria, semelhante ao estado quando as pessoas deixam de usar drogas como o Ecstasy.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: