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Está sem espaço no Google Drive? Confira algumas dicas para ganhar armazenamento

Saiba o que fazer para manter os serviços do Google aceitando novos arquivos.
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Durante os anos 2000, quando os brasileiros começaram a utilizar a internet no dia a dia, não apenas no ambiente de trabalho mas também nas suas casas, um dos principais problemas enfrentados era a administração do espaço de armazenamento disponível nas caixas de e-mail. As pessoas utilizavam softwares gerenciadores de mensagens para armazenar os dados localmente, com pouco espaço disponível nos servidores.

Está sem espaço no Google Drive? Confira algumas dicas para ganhar armazenamento
Créditos: Divulgação

Aos poucos as pessoas foram sentindo, cada vez mais, a necessidade de ter a capacidade de acessar as mensagens e os arquivos enviados e recebidos por e-mail de qualquer dispositivo conectado na internet, e não apenas o computador utilizado para baixar esses dados.

Nesse cenário, o Google lançou o Gmail, que revolucionou o mercado ao oferecer 1GB de espaço e possibilidade de acessar os e-mails através de um site funcional. Na época, a grande maioria dos usuários acreditavam que esse espaço seria suficiente para a vida toda, ainda mais que o próprio serviço prometia continuar expandindo essa capacidade.

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Hoje em dia esse cenário é completamente diferente. Com a produção constante de conteúdos digitais, como fotos, vídeos, documentos, dentre outros, o armazenamento passou a ser oferecido como um serviço, para que os usuários contratem planos para armazenar os dados na nuvem.

Atualmente o Google oferece, nas suas contas básicas e gratuitas, 15 GB de armazenamento que acaba sendo compartilhado entre os mais variados serviços, incluindo Gmail e Drive, os dois principais repositórios. Ao chegar próximo dessa capacidade limite, os usuários começam a ser convidados a comprar mais espaço.

Confira algumas dicas para conseguir liberar espaço no Google Drive e continuar utilizando esses serviços de forma gratuita.

Identifique e remova arquivos grandes

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Antes de mais nada, é importante que os usuários parem e dediquem um tempo para analisar a sua conta do Google para identificar aqueles arquivos que estão pesando mais. Ele pode ser um arquivo armazenado em nuvem no Drive, ou então aparecer como um anexo em mensagens do Gmail.

Atualmente o Drive conta com uma ferramenta que ajuda os usuários para que eles consigam analisar a sua conta e identificar esses arquivos. Para isso, basta acessar a página principal do serviço na nuvem e depois clicar em "Armazenamento", no menu lateral esquerdo. Ali é possível visualizar uma lista dos maiores arquivos armazenados na conta. Em seguida, é só analisar os itens e definir o que pode ser excluídos. Arquivos de vídeo, PDFs grandes e backups antigos costumam estar entre os materiais mais pesados.

Limpe os e-mails com anexos grandes

Um dos grandes vilões de qualquer tipo de serviço de armazenamento, mas especialmente quando estamos falando do Drive, é o e-mail. As mensagens, mesmo quando são leves, acabam ocupando uma boa parte do espaço, quando elas não são excluídas de tempos em tempos. Mas os anexos mais pesados possuem um grande impacto nesse armazenamento.

A grande maioria dos usuários do Gmail acessam as mensagens através do serviço web, entrando por um navegador ou acessando um aplicativo. Essas mensagens não acabam sendo baixadas para um servidor local, por isso elas seguem ocupando espaço. E aquelas com anexos pesados fazem toda a diferença.

Uma dica: digite o comando has:attachment larger:10MB na barra de pesquisa do Gmail. Isso vai criar um filtro e vai mostrar para os usuários todas as mensagens que possuem anexos maiores do que 10MB.

Compacte fotos e vídeos do Google Fotos

O Google Fotos é outro serviço que acaba utilizando o espaço compartilhado de 15 GB oferecido nas contas gratuitas do Google. Normalmente ele é configurado nos smartphones e dispositivos móveis e recebe diretamente as fotos e os vídeos gerados, guardando-os na nuvem.

Aqueles arquivos que possuem um tamanho maior, como os vídeos e as fotos em alta resolução, podem acabar consumindo boa parte do tamanho disponibilizado. Uma dica para otimizar esse serviço é alterar a configuração de upload para "Armazenamento economizado", que comprime arquivos para um tamanho menor sem grande perda de qualidade. Para ajustar essa configuração, basta acessar o menu de configurações no Google Fotos e selecionar a opção de compactação. Além disso, pode ser útil revisar os arquivos da galeria em busca de itens duplicados ou desnecessários.

Exclua backups antigos

Os usuários podem configurar seus dispositivos móveis para enviar os backups que são gerados nos telefones diretamente para uma conta do Google. Como a grande maioria dos telefones rodam um sistema operacional Android, esses backups acabam sendo muito interessantes especialmente para criar uma nova conta em um novo telefone.

Mas, conforme o tempo vai passando, os backups podem acabar ir se acumulando, com dados desnecessários. O Drive conta com uma área específica para armazenar esses dados, encontrados na lista lateral, chamado de Backups. Lá, os usuários podem fazer uma limpa naqueles arquivos mais antigos.


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