Topo

Conheça Os Melhores Leitores de PDF 2020

Comente

Um leitor de PDF é um arquivo que permite abrir arquivos PDF para leitura. O formato de arquivo PDF foi criado pela empresa Adobe no começo dos anos 1990 e tornou-se um dos mais populares suportes para textos e imagens digitais no mundo inteiro.

Devido à grande popularidade do formato, muitas empresas se especializaram em desenvolver opções de programas para ler e editar arquivos PDF. São dezenas de alternativas de qualidade variável.

O objetivo deste artigo é fazer uma análise breve das principais opções de leitor PDF. Assim, poupa-se tempo e torna-se possível fazer a melhor escolha diante de uma oferta tão grande de serviços.

Nosso critério de avaliação

Os leitores de PDF apontados neste artigo não são apenas opções de programa para ler PDF. Embora baste que o programa permita a leitura de um arquivo PDF, o ideal é ter um programa com funções de edição e anotação para que se extraia o máximo proveito dos arquivos PDF.
Por isso, levamos em conta essas funções mais abrangentes para listar os melhores leitores de PDF de 2020. Afinal de contas, os usos de arquivos PDF são cada vez mais interativos e envolvem cada vez mais a necessidade de compartilhar, certificar, bloquear e desbloquear arquivos PDF – atributos que um simples leitor PDF nem sempre tem.

Adobe Acrobat DC

Veja também:

A Adobe é a empresa criadora do formato PDF, conforme citamos acima. A empresa desenvolveu também um leitor de arquivos de boa qualidade à altura da criação do formato, e que vem sendo atualizado desde então com novas funcionalidades.

Portanto, o Acrobat Reader é uma referência inescapável numa lista de melhores leitores PDF de 2020. 

A versão DC é a mais atual do Adobe Acrobat. Ela funciona em nuvem, dando suporte para abrir e trabalhar com arquivos não apenas da máquina local, mas também de repositórios como Dropbox, Microsoft OneDrive e Google Drive.

É um programa de confiança porque raramente trava e desliga, e provê um leque bastante amplo de funcionalidades: ferramentas de edição e anotação de documentos, diagramação e até leitura ótica de arquivos escaneados, tornando-os legíveis como texto.

As desvantagens do Adobe Acrobat são seu tamanho e seu preço. O arquivo não é dos mais leves para carregar, o que pode ser problemático especialmente no contexto corporativo, quando se precisa de agilidade para solucionar problemas profissionais. Se você precisa somente da leitura de arquivos, pode usá-lo gratuitamente.

PDFelement

PDFelement pode ser considerado um desafiante à hegemonia do Adobe Acrobat Reader. Afinal, esse programa da chinesa Wondershare combina uma interface ainda mais simples que a do Acrobat com uma grande diversidade de funções e um preço de assinatura bastante inferior.

Por isso, é considerado por muitos como o melhor leitor de PDF da atualidade. O usuário pode tanto baixar leitor de PDF do site da empresa quanto usá-lo em nuvem, em celulares ou computadores de diferentes sistemas.

Os atributos são vários. PDFelement permite criar, editar, anotar e diagramar documentos. Traz consigo leitor ótico para mais de 25 idiomas, funções para assinar e elaborar formulários virtuais e uma compatibilidade com muitos tipos de arquivos para conversão de documentos.

Por todos esses motivos, PDFelement definitivamente merece uma chance de teste como seu leitor de PDF de escolha.


NitroPDF

Nitro Reader é outro programa velho de guerra para usuários de PDF, com anos de tradição. Ele só poderia se manter no mercado sendo relevante, e só poderia ser relevante trazendo boas funcionalidades: permite criar, anotar, comentar e marcar documentos PDF com facilidade.

Também traz as grandes vantagens de ter um menu intuitivo, similar ao pacote Microsoft 365 (anteriormente chamado Microsoft Office), um modo de navegação baseado em toque de tela (ideal para ler livros em tablet) e pode ser utilizado gratuitamente, se seu intuito for simplesmente a leitura de PDF. 

Porém, o leitor PDF da Nitro também carrega sentidas desvantagens. O programa só é compatível com sistemas Windows, nem permite assinar documentos ou preencher formulários no modo de edição.

Foxit Reader

O leitor Foxit Reader utiliza uma interface bastante similar aos programas do pacote Microsoft 365. Por esse motivo, encontra entusiastas entre usuários de Windows e antagonistas entre os usuários habituados a computadores Mac.

Esse leitor é um pouco diferente dos outros apresentados acima, pois traz algumas funções embutidas e outras que podem ser baixadas de maneiras complementares, na forma de periféricos eletrônicos. 

A fusão e divisão de arquivos PDF, por exemplo, não é algo que vem junto com o programa, mas pode ser incorporado baixando complementos. Apesar disso, é um programa bastante leve, que permite editar e ler PDF. Outra vantagem é que, se usado como um leitor de PDF gratuito, dá acesso a mais funções do que os outros programas listados (embora traga restrições).

Além da necessidade de baixar extensões, outra desvantagem do Foxit é que uma atualização recente do programa removeu a possibilidade de criar arquivos PDF com ele.
 

Conclusão

No presente texto, oferecemos uma visão panorâmica dos melhores leitores de PDF disponíveis em 2020. A seleção mistura nomes consagrados com outras opções mais recentes e inovadoras, como o PDFlement. 

Esperamos que essa breve análise sirva para nortear a escolha de um bom leitor de PDF para suas demandas. Caso o artigo tenha sido útil, não deixe de expressar sua opinião e compartilhá-lo com seus amigos.
 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: