Topo

7 dicas para ampliar o sinal do Wi-Fi dentro de casa

Confira algumas dicas para deixar o sinal mais potente e melhorar a conexão com os dispositivos.
Publicidade
Comente

O Wi-Fi se tornou um dos itens mais importantes dentro de uma casa. Afinal de contas, é grande a quantidade de pessoas que estão o tempo todo conectadas na internet, e a quantidade de aparelhos que se conectam diretamente ao roteador aumentou consideravelmente e tende a aumentar. Mas os grandes responsáveis por ocupar o sinal do transmissor são realmente os dispositivos móveis, como smartphones e similares.

7 dicas para ampliar o sinal do Wi-Fi dentro de casa

Confira algumas dicas para ampliar e aumentar a força e o alcance do sinal do Wi-fi dentro de casa.

Reinicie o roteador de tempos em tempos

Antes de mais nada, essa é uma dica que deve fazer parte da rotina das pessoas que possuem um equipamento roteador nas suas casas. Não é por acaso que a grande maioria dos suportes técnicos pedem para reiniciar o aparelho quando o mesmo apresenta alguma falha. O procedimento realmente acaba tendo um efeito muito interessante, conseguindo fazer com que ele volte a funcionar de uma forma mais efetiva, limpando erros e organizando a filha de dados para evirar congestionamentos. Mas, sempre quando desligar o equipamento, espere alguns segundos antes de ligá-lo novamente.

Mude o posicionamento do roteador

Publicidade

Mesmo que os roteadores estejam cada vez mais modernos e inteligentes em relação ao sinal que eles produzem e enviam, barreiras físicas ainda seguem sendo problemas para propagação do mesmo. Por isso, é muito importante encontrar o melhor local para que o sinal consiga se propagar pela casa toda e alcançar um maior número de equipamentos.

Via de regra, o melhor local sempre será o centro da casa, mas isso depende. Quando a grande maioria dos equipamentos acabam ficando concentrados em um mesmo espaço, pode ser mais interessante deixar o roteador mais perto deste ambiente. Além disso, locais mais altos costumam apresentar menos barreiras para propagação do sinal.

Fique de olho nos objetos que atrapalham o sinal

Existem determinado objetos e itens que acabam atrapalhando mais a propagação do sinal do que algumas estruturas, justamente pelas suas características físicas. Dentre aqueles que podem ser citados como bloqueadores de sinal temos espelhos, aquários, paredes e vigas muito espessas, estruturas com malha e armação metálica ou equipamentos que emitem ruídos na rede, como microondas e telefones sem fio.

Monitore o consumo dos equipamentos

Publicidade

Os diferentes dispositivos que se conectam na internet podem acabar tendo diferentes comportamentos em relação a quantidade de dados que eles necessitam. Além disso, os serviços que estão sendo utilizados por um determinado dispositivo acabam, muitas vezes, fazendo com que aquele consuma mais do que outros. Portanto, é sempre importante fazer essa avaliação antes de achar que o problema está apenas no sinal em sí.

Sempre que um determinado dispositivo estiver utilizando serviços de streaming de vídeos, por exemplo, ele vaia acabar consumindo uma grande quantidade de dados, e isso pode acabar interferindo nos demais sinais. Além disso, equipamentos que também façam muitos downloads o tempo inteiro também podem acabar ocupando boa parte da banda.

Remova intrusos

É muito comum que, na medida em que as pessoas vão utilizando o roteador por mais tempo, outras pessoas façam utilização do mesmo, conectando cada vez mais dispositivos. E isso ainda é mais comum em locais nos quais as pessoas acabam morando muito próximas uma das outras. Por isso, é sempre importante fazer uma boa revisão de todos os dispositivos conectados.

Hoje em dia, grande parte dos roteadores e das operadoras de internet oferecem aplicativos que permitem com que a lista de dispositivos conectados apareça rapidamente. Mas, caso o usuário não consiga acesso a lista, basta simplesmente alterar a senha para retomar o controle do acesso.

Altere o canal do Wi-Fi

Este é um procedimento um pouco mais técnico para os mais leigos em tecnologia, mas que pode acabar se tornando fácil na medida em que os roteadores contam com apps para isso. A troca de canal pode ser feita quando existe várias redes Wi-Fi no mesmo alcance. Com isso, as pessoas conseguem acabar encontrando um tráfego mais liberado, aumentando tanto a potência do sinal como também o seu alcance.

Altere o roteador

Caso a pessoa já tenha feito várias coisas e o sinal continua fraco, pode ser que o seu equipamento roteador não esteja dando conta do tamanho do espaço que ele precisa cobrir ou ainda da quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Neste caso, a dica é trocar por um roteador que seja um pouco mais potente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: