Topo

6 dicas para conseguir tirar melhor proveito do ChatGPT

Confira algumas estratégias para conseguir as melhores respostas utilizando o serviço de IA.
Publicidade
Comente

O ChatGPT acabou se tornando uma ferramenta que passou a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas. O assistente que se utiliza de Inteligência Artificial para fornecer as respostas para as mais variadas solicitações feitas. Mas para conseguir obter os resultados esperados, é muito importante entender como essa IA.

6 dicas para conseguir tirar melhor proveito do ChatGPT

Assim como todo o sistema, é muito importante que as pessoas aprendam determinados comandos que trazem um melhor resultado para as pesquisas feitas utilizando essa inteligência artificial. Mesmo que essa ferramenta tenha sido criada com o objetivo de entender a forma como os humanos falam, aprender com eles e fornecer as respostas esperadas, estes comandos ainda se tornam muito interessantes para as pesquisas.
Confira algumas dicas para conseguir respostas mais assertivas utilizando essa ferramenta:

Tente ser mais específico

Muitas pessoas se acostumaram a fazer pesquisas no Google utilizando frases mais amplas, buscando resultados a partir de palavras-chaves. No ChatGPT, acaba sendo muito mais interessante fazer perguntas e buscar por informações mais específicas. E isso pode ser feito a partir de exemplos e também de informações que as pessoas fornecem no momento da pesquisa.

Por exemplo, ao invés de perguntar como melhorar o PC, as pessoas podem pedir indicações especificas de hardware a partir do que ele já possui disponível e visando atingir um determinado objetivo.

Aprenda a utilizar palavras-chaves relevantes

Publicidade

Ao invés de utilizar termos e frases mais genéricas, o ChatGPT acaba conseguindo entender melhor a partir do momento que os usuários utilizam termos ou frases que sejam mais específicas, e que estejam diretamente relacionadas ao tema que está sendo buscado.

Quando as pessoas utilizam expressões que estejam diretamente relacionadas aos aspectos específicos podem ajudar a reduzir a chamada ambiguidade das respostas, direcionando a pesquisa para algo que se torne, de fato, mais relevante. Além disso, a medida torna a interação com a IA mais eficiente e produtiva, auxiliando a escapando de detector de ia, maximizando o potencial da ferramenta.

Defina alguns limites para sua resposta

Outra dica que é muito importante para conseguir definir as melhores respostas é definir determinados limites para o que as pessoas de fato querem saber. E isso pode acabar sendo indicado a partir do momento que o pesquisador fornece os dados ou algumas diretrizes que devem ser excluídas do resultado final.

Publicidade

Por exemplo, se a pessoa está pedindo que o ChatGPT faça um bom roteiro de viagem para um determinado destino turístico, é interessante indicar aqueles locais que as pessoas possuem mais interesse, mas também é fundamental descrever os locais que ela não possui interesse de visitar. 

Peça para que o ChatGPT aprofunde as informações já fornecidas

Uma outra dica interessante para melhorar a experiencia que os usuários acabam tendo com essa ferramenta é pedir mais dados e informações a partir das que já foram fornecidas. A partir da resposta que já foi concedida, uma dica é pedir que a ferramenta explore um determinado tópico, ou procure por mais dados específicos sobre algum ponto.

Além disso, caso a pessoa identifique alguma informação que foi fornecida pela inteligência artificial que não está muito correta ou que não seja relacionado com o que a pessoa está procurando naquele momento, pode ser interessante escrever isso no chat e solicitar algum tipo de correção ou de maior aprofundamento.

Indique os motivos para a busca de determinadas informações

Indicar qual será o destino doa dados que estão sendo solicitados também pode ser uma forma da plataforma indicar respostas mais assertivas, que de fato se tornem relevantes. Ferramentas que se utilizam de inteligência artificial conseguem ir aprendendo na medida em que mais dados e feedbacks vão sendo registrados. E o contexto das pesquisas acabam sendo importantes para direcionar as respostas de uma forma mais efetiva. 

Por exemplo, se a pessoa está pedindo textos para redes sociais, pode ser muito interessante indicar para qual rede social específica este conteúdo está sendo planejado.

Indique o que não atendeu as expectativas

Não desistir na primeira tentativa de obter uma resposta também é uma possibilidade ao utilizar o ChatGPT. Ao encontrar uma resposta que parcialmente atendeu as expectativas, o usuário pode indicar o que funcionou e o que não funcionou. A IA vai utilizar estes dados como limite e parâmetro da pesquisa, visando fornecer dados mais relevantes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: