Não existe nada pior para uma pessoa que trabalha diante de um computador e que depende da máquina para conseguir terminar suas atividades profissionais quando ele está lento. Isso faz com que exista uma queda de produtividade de uma forma geral, mas talvez o principal problema, para muitas pessoas, seja o teste de paciência pelo qual estas máquinas acabam obrigando os usuários a passar.
São diversos os fatores que podem fazer com que o PC se torne mais lento. De uma forma geral, existe uma expectativa de vida que deve ser levada em consideração quando estamos falando dos dispositivos físicos que fazem parte de um computador. Assim como qualquer outro componente, com o passar do tempo eles vão perdendo seu poder de desempenho.
Mas existem outras questões, que podem ser tanto internas quanto externas, que fazem com que um computador fique mais lento. Alguns deles acontecem de forma antecipada, fazendo com que uma máquina perca o seu máximo desempenho muito antes do esperado pela fabricante e pelos usuários.
Confira algumas coisas que podem estar fazendo com que o seu computador fique mais lento:
Muitos softwares desatualizados e desnecessários atualizados
Manter muitos programas instalados no computador sem que eles sejam utilizados no dia a dia não é recomendado. Mesmo que eles não estejam sendo abertos pelo usuário, alguns deles acabam consumindo recursos em 2º plano, ou seja, sem que o usuário perceba.
Além disso, atualmente existe ainda as questões das atualizações. Muitos destes programas acabam baixando arquivos e atualizando mesmo que não estejam sendo utilizados, para que as pessoas sempre tenham acesso as versões mais recentes. Se por um lado isso acaba sendo recomendado, especialmente diante de questões relacionadas à segurança, por outro lado isso faz com que determinados recursos sejam direcionados para esta tarefa.
Falta de limpeza física
Isso acontece com qualquer dispositivo eletrônico, mas com os PCs acaba acontecendo com mais frequência. A partir do momento que os usuários não acabam tendo uma preocupação com a limpeza da máquina por dentro, pode ser que a poeira que vai se acumulando atrapalhe o funcionamento da máquina de uma forma geral.
No caso dos PCs, os gabinetes são maiores e existe mais espaço entre os componentes. Além disso, as entradas de ar costumam ser maior, e isso faz com que mais poeira seja jogada diretamente lá para dentro. Por isso, é muito importante, de tempos em tempos, que este computador seja aberto para que exista uma remoção desta poeira que vai juntando.
Falta de limpeza virtual
Mas não é apenas a limpeza física que deve ser feita na máquina. Existe também a limpeza virtual que precisa ser feita de tempos em tempos. Muitos arquivos desnecessários vão se acumulando a partir de tarefas do cotidiano, como navegar na internet, baixar arquivos, salvar diferentes cópias de um mesmo projeto durante sua execução, etc.
Em alguns casos, essa limpeza deve ser feita de uma forma manual mesmo, com os usuários passeando pelo gerenciador de arquivos e identificando aqueles que podem ser excluídos. Em outros casos, existem sistemas e procedimentos que devem ser feitos, como a limpeza do cache, que pode ser realizada tanto dentro dos navegadores como utilizando recursos do sistema operacional.
Virus e Malwares
Nesta categoria também podemos incluir os spywares. Todos eles são códigos maliciosos que podem ir parar no sistema dos usuários e que nem sempre as pessoas conseguem identificar sua presença, mas podem ir sentindo seus efeitos. Os mais varados danos podem acabar surgindo diante destas ameaças, mas boa parte deles começam com o consumo de recursos, o que torna o sistema lento de uma forma generalizada.
Alguns deles inclusive contam com algumas características que tornam a sua presença ainda mais pesada para o sistema, como o fato de se autoinstalarem em diversos locais. Nestes casos, o mais recomendado é sempre manter um bom e confiável antivírus instalado na sua máquina, ou então manter as proteções e camadas de segurança do Windows, que nos últimos anos conseguiram se tornar mais eficientes contra as ameaças que vão surgindo.
Comentários (0) Postar um Comentário