Topo

10 dicas para ter segurança em sites de compra pela internet

Principais lançamentos e notícias sobre tecnologia e informática aqui, no ClickGrátis! 10 dicas para ter segurança em sites de compra pela internet
Publicidade
Comente

O surgimento da internet mudou não somente a forma do mundo se comunicar, mas também a maneira de se fazer negócios. O ambiente virtual tornou-se, em pouco tempo, uma potente ferramenta de comércio, capaz de permitir que pessoas de praticamente todas as regiões do mundo realizem compras na comodidade de suas casas e de maneira tão simples quanto dar um clique no mouse.

Apesar de todos esses benefícios surgidos graças à internet, nem tudo é tão belo quanto deveria, algumas pessoas se aproveitam da facilidade do comércio eletrônico para aplicar golpes no ambiente virtual, por isso, ao consumidor, alguns cuidados se fazem necessários. Na sequência traremos uma lista de dicas destinadas a quem deseja comprar com maior segurança pela internet.

10 dicas para ter segurança em sites de compra pela internet

seguranca-compras-online

Navegador sempre atualizado

Publicidade

Essa é uma dica básica para quem deseja se ver seguro no ambiente virtual, a cada nova atualização os navegadores são aperfeiçoados, resultando por consequência em uma maior proteção. A maioria dos navegadores possuem sistema de atualização automática, bastando que o usuário o configure para tal, então, não hesite, mantenha sempre o navegador atualizado para evitar problemas.

Possuir um Malware instalado

Instalar um Malware no computador é o mínimo que uma pessoa deve fazer para ter segurança na internet, entretanto, na maioria das vezes um único serviço mesmo sendo pago, não é suficiente para conter todos os tipos de ameaça, pelo que, pacotes criados a partir de malwares específicos podem ser extremamente úteis.

Lojas virtuais e vendedores qualificados

Antes de optar por uma compra, é importante saber da reputação do vendedor ou loja virtual no mercado, para isso, sites como o E-bit e o Reclame Aqui, são de grande utilidade .

O cadeado é sinônimo de segurança

Publicidade

Não é uma regra absoluta quando a loja usa intermediadores de pagamentos seguros como Paypal, Pagseguro, Moip, Bcash e outros, entretanto, quando uma loja usa criptografia SSL (geralmente é explicitada por um cadeado na parte superior esquerda da barra de endereços do navegador), costuma oferecer aos usuários o nível de segurança necessário.

Informações sim, mas somente as necessárias

A dica aqui é usar a lógica pra interpretar quais são as informações de fato necessárias à conclusão da compra online, dados como endereço, nome e CPF, são importantes para a finalização de uma transação financeira, por outro lado, uma loja virtual não tem motivo algum para solicitar informações relacionadas a dados bancários, por exemplo.

Não informar dados financeiros por e-mail

Informações bancárias, ou quaisquer outros dados financeiros, não devem, em hipótese alguma, ser compartilhados com terceiros, portanto, enviar e-mail com informações pessoais e/ou financeiras é algo totalmente contra-indicado.

Usar intermediadores de pagamento

Um intermediador de pagamento como Pagseguro, Bcash ou Paypal, proporciona maior segurança tanto aos vendedores, quanto aos compradores, por isso, antes de fazer a compra é importante verificar se a loja oferece alguma dessas opções de pagamento, principalmente, quando a loja não oferece uma criptografia SSL.

Leia também:

Cuidados ao comprar através de um dispositivo móvel

Comprar de um tablet ou smartphone por vezes acaba sendo uma alternativa atraente, entretanto, é necessário cuidado extra com a segurança do aplicativo usado na hora da compra, por isso, o ideal é usar sempre apps baixados diretamente das lojas oficiais do sistema operacional do aparelho, como Google Play para Android e o iTunes para iPhones.

Quem compara economiza

Comparar as melhores ofertas, e a reputação da loja costuma proporcionar muita economia, além de poupar de dores de cabeça e riscos no que diz respeito à segurança, portanto, comparar é um grande negócio.

Prezar pelo bom senso

Para não ser ludibriado, o melhor a se fazer é ter bom senso, uma loja que oferece um notebook de dois mil reais pelo valor de quatrocentos, está na verdade indiciando que algo está errado, deve-se portanto, evitar esse tipo de “oferta” para não acabar sendo enganado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: