Topo

Bactéria é capaz de criar roupas vivas inteligentes

Mais uma grande utilidade foi descoberta para a bactéria E. coli. Os cientistas agora podem criar roupas vivas com esta incrível bactéria
Publicidade
Comente

O que a bactéria E. coli não é capaz de fazer, não é mesmo? Além de dar intoxicação alimentar e infecções do trato urinário, estas maravilhosas bactérias podem ser facilmente manipuladas geneticamente para fazer todo tipo de coisas estranhas. Os pesquisadores de genética transformaram a bactéria em discos rígidos orgânicos e até conseguiram criar o primeiro código de DNA de seis letras do mundo com E. coli modificada. A bactéria tornou-se o brinquedo de biohackers e pesquisadores em todo o mundo, mas ainda não sabemos quais os resultados a longo prazo podem ser de tal experimentação.

Bactéria E. coli pode se transformar em roupa?

Bactéria é capaz de criar roupas vivas inteligentes

Agora, pesquisadores do MIT criaram um material biológico assustador usando E. coli geneticamente modificada no que poderia ser o primeiro exemplo de roupas semi-vivas. O material, denominado "bioLogic", foi tecido em um tecido de auto-refrigeração e está sendo direcionado ao mercado de roupas esportivas. Até agora, os pesquisadores afirmam que o tecido pode auto-regular a temperatura e a umidade, respondendo à temperatura corporal e à transpiração do usuário. Ainda mais incrível que isso, a E. coli no tecido foi geneticamente modificada para brilhar à noite.

E. coli está embutido nas aberturas dos tecidos que se abrem quando a bactéria fica quente e suada. De acordo com um comunicado de imprensa do MIT, o designer do tecido Wen Wang acredita que há ainda mais aplicações estranhas esperando para o tecido bioLogic:

Publicidade

Podemos combinar nossas células com ferramentas genéticas para introduzir outras funcionalidades nessas células vivas. Usamos a fluorescência como um exemplo, e isso pode permitir que as pessoas saibam que você está correndo no escuro. No futuro, podemos combinar funcionalidades de liberação de odor através da engenharia genética. Então, talvez depois de ir à academia, a camisa pode liberar um cheiro agradável.

Avanços como estes sugerem um futuro em que materiais ou até mesmo eletrônicos já não são fabricados ou montados, mas em vez disso são cultivados. À medida que os geneticistas encontram mais e mais maneiras de forçar o próprio tecido da vida a fazer nossa oferta, talvez devêssemos revisar nossas definições atuais sobre o que constitui a vida para contornar algumas das questões éticas que podem surgir.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: