Topo

A relação das empresas com o Facebook em 2013

Publicidade
Comente

O Facebook é, disparada, a maior rede social da internet de todos os tempos, mesmo tendo surgido após outras mais badaladas, seu criador, Mark Zuckerberg, não se intimidou e foi à luta, sabendo exatamente onde gostaria de chegar e, em consequência dessa obstinação, alcançou patamares jamais alcançados antes e “superou” outras tantas redes a exemplo do próprio Orkut, que teve seus tempos de glória no passado.

Fator sucesso

relacao-das-empresas-com-o-facebook-2013

Um dos fatores responsáveis pelo sucesso do Facebook foi a possibilidade de criação de páginas diferenciadas para empresas e organizações, as chamadas Fan pages ou “páginas de fãs”, em português claro. Com essa novidade, as empresas então passaram a criar engajamento em suas páginas, cativando seus fãs e fidelizando através do botão curtir, que permitia que o usuário recebesse todas as atualizações da empresa na chamada Timeline (linha do tempo, onde aparecem as atualizações de amigos e páginas de interesse do usuário).

Mudança na política

A partir do ano passado, a relação das empresas com seus fãs no Facebook foi subitamente prejudicada, graças a uma mudança no panorama da rede social, onde somente cerca de 15% dos fãs de determinada página visualizam as postagens dessa página, ou seja, para que um percentual maior de pessoas veja uma publicação, o dono da página precisa desembolsar uma quantia em dinheiro para “aumentar o alcance” de seus posts.

Esse panorama fez com que muitas empresas, de forma deliberada, abusassem da ferramenta para expandir o alcance das postagens e, em muitos casos, fugiu até mesmo ao orçamento previsto para marketing dessas empresas, possivelmente fazendo com que a rede social alcançasse seu objetivo de monetização utilizando essa nova forma.

Solução econômica

Uma solução a ser adotada pelas empresas a fim de aumentar o alcance de seus posts de maneira natural, é incentivar a subscrição de seus fãs também no feed de notícias da página, pois todos os assinantes obrigatoriamente precisam receber as atualizações, ao menos enquanto a política do Facebook não muda novamente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: