Topo

5 programas que prometem uma limpeza completa no HD do computador

Comente

Você sabia que mesmo depois de excluir um determinado arquivo de seu computador, ele ainda pode ser recuperado? Pois é, programas como o Recuva, e outros similares que são encontrados pela internet, podem recuperar um determinado arquivo mesmo que ele já tenha sido deletado da lixeira.

Essas ferramentas são muito úteis nos casos em que o usuário acaba excluindo de forma equivocada algum conteúdo importante. Nesse caso é só escolher um dos programas para tentar fazer a recuperação do arquivo desejado.

Por outro lado, porém, esse tipo de ferramenta também pode ser usada para outras finalidades. Uma pessoa mal intencionada que compra um computador usado, por exemplo, pode querer verificar o que o antigo dono guardava no HD.

Isso significa que quem vendeu o computador, corre riscos de ter sua privacidade prejudicada, ainda que tenha excluído os arquivos de forma simples antes da venda. Felizmente, porém, hoje em dia também já existem programas que prometem uma limpeza completa no HD.

Eles agem excluindo e reescrevendo os espaços vazios no disco para que os arquivos que um dia estiveram ali não possam mais ser recuperados. Para aumentar a eficiência, alguns desses softwares repetem o procedimento de três a sete vezes.

Antes de vender um HD ou PC, portanto, seria uma boa usar uma ferramenta dessas para ter garantias de que tudo foi de fato excluído. Agora, vale dizer que mesmo quando o usuário opta pela limpeza definitiva em um único passo, o mais provável é que não seja mais possível recuperar os arquivos deletados.

Com isso em mente, a dica é usar o software só quando tiver certeza de que tudo que está no HD pode ser apagado em definitivo. A seguir apresentamos alguns dos principais programas disponíveis hoje pra essa finalidade. Confira!

Veja programas para excluir em definitivo os arquivos do HD do seu PC

My Disk Wiper

My Disk Wiper

Essa é uma opção particularmente interessante para quem busca simplicidade ou tem um computador antigo e lento. Isso porque trata-se de um programa leve que nem precisa ser instalado na máquina. Ele tem 266 Kb de tamanho total e depois de baixado basta descompactar a pasta em que ele se encontra e executar o programa.

Ele tem uma interface bem simples e faz a análise do conteúdo rapidamente. O maior problema é que ele pode demorar bastante para apagar um HD completo. Outro fator que pesa contra ele é que não dá a opção para ajustar o número de passos. Ainda assim é um bom software.

Leia também:

HDShredder

HDShredder

Aqui temos um aplicativo capaz de trabalhar de forma rápida e eficiente. Outro ponto positivo dele é que também é muito leve. A lista de contras, por outro lado, inclui a ausência de opções para configurações mais rebuscadas e o visual um tanto quanto antigo. O desempenho e a qualidade, contudo, o tornam uma boa opção.

Eraser

Eraser

Quem busca uma ferramenta mais robusta, talvez prefira usar esse aplicativo. Isso porque ele é um dos que oferecem o maior número de protocolos de segurança para a escolha dos usuários.

Exemplo disso é que há a opção de limpeza com um, três, sete e até 35 passos. O ponto negativo, se é que podemos dizer assim, é que por ser um dos mais completos do mercado, ele pode exigir um certo conhecimento do usuário, porém, nada que não possa ser dominado com um pouco de dedicação.

Jihosoft Eraser

Jihosoft Eraser

Agora aqui temos o software que talvez seja o mais objetivo e intuitivo da lista. Para minimizar as chances de erro, ele separa as opções de locais que podem ser deletados no menu, dessa forma, o usuário não corre o risco de excluir uma partição completa quando na verdade gostaria de fazer a limpeza de apenas uma pasta específica.

Hard Drive Eraser

Hard Drive Eraser

E por fim, chegamos a um dos aplicativos mais famosos do gênero. O grande atrativo dele é que além de ser eficiente na limpeza do HD, ele é dos poucos que são totalmente gratuito e não trazem restrições de uso. Uma opção realmente interessante.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: