Topo

Temperaturas baixas ajudam à emagrecer, diz estudo

Dicas de saúde, exercício e alimentação. Notícias sobre medicina e bem-estar aqui no Click Grátis! Temperaturas baixas ajudam à emagrecer, diz estudo.
Publicidade
Comente

As pessoas que reclamam das altas temperatura que tem atingido o Brasil nas mais diversas regiões terão agora mais uma motivo para não gostar do calor, passando a apreciar ainda mais as quedas de temperatura no País.

Um estudo realizado pelos cientistas da Austrália e dos Estados Unidos mostrou que pessoas que enfrentam baixas temperaturas a ponto de tremer o corpo, queimam tanta gordura corporal quanto aquelas que fazem atividades físicas moderadas.

Em tese isso ocorre pelo fato de que tremer de frio ajuda a converter o tecido adiposo branco que são as gorduras que armazenam energia para o corpo, em tecido adiposo marrom, que queima energia para gerar calor ao corpo, exatamente o que ocorre quando se pratica exercícios físicos leves.

Temperaturas baixas ajudam à emagrecer, diz estudo

temperaturas-baixas-ajudam-a-emagrecer

Publicidade

A pesquisa foi realizada com dois grupos de pessoas, o primeiro foi submetido a baixas temperaturas por um período de 15 minutos, sendo induzidas a tremer de frio, enquanto que o outro, fez uma hora de bicicleta em um ritmo leve. O resultado mostrou que ambos os grupos registraram a mesma quantia do hormônio responsável por estimular a conversão de um tecido para outro.

Gordura marrom

A gordura boa, que é a marrom, é um mecanismo que o corpo desenvolveu para enfrentar temperaturas baixas. Os cientistas acreditavam que essa gordura marrom ia sumindo à medida que as pessoas iam chegando à fase adulta, mas, os últimos estudos mostraram que a gordura não some com o passar dos anos, mas sim diminui o depósito. Esse levantamento levou os cientistas a novas pesquisas para poder usar a gordura marrom para combater a diabetes e obesidade.

Publicidade

Vale ressaltar aqui que pessoas com maiores índices de gordura marrom no corpo tendem a ser mais magras que pessoas que tem esse tipo de gordura em menores quantidades.

Além da descoberta do emagrecimento através do frio, ao longo dos anos foram descobertas varias outras maneiras de emagrecimento, algumas das quais, pouco ortodoxas, a seguir você poderá conferir algumas delas.

Dicas inusitadas para emagrecimento

Tempo em frente à TV

Corte 50% do tempo gasto vendo televisão. Pesquisas indicam que pessoas que passam menos tempo sentadas à frente da televisão fazem mais atividades físicas e tem uma noite de sono melhor.

Uma ótima noite de sono auxilia no emagrecimento, pois, ao dormir menos as pessoas costumam consumir mais calorias em formato de lanches, especialmente no período da noite.

Caminhar faz bem e evita ganho de peso

Caminhe pelo menos 30 minutos por dia, esse período será o suficiente para evitar o aumento de peso. Meia hora de caminhada diária pode queimar até 450 gramas por ano.

Uma dica importante é manter-se relaxado especialmente durante os exercícios, isso pode tornar a perda de peso ainda mais eficaz que algumas dietas existentes.

Alimentação 

Consuma mais melancia e nozes, pois esses alimentos contêm um aminoácido capaz de combater a obesidade.

Mascar chicletes aumenta o metabolismo do corpo, queimando cerca de 11 calorias por hora, recomenda-se o uso de gomas de mascar sem açúcar para essa finalidade.

Beber água antes das refeições ajuda a perder peso, isso porque a água elimina parte da fome, levando a pessoa a diminuir a quantidade de alimento consumido.

O consumo de proteínas pode ajudar a reduzir a gordura corporal, por isso aumente a quantidade de carnes magras, e laticínios desnatados.

Calorias consumidas por meio de bebidas influenciam mais no ganho de peso do que as consumidas em alimentos sólidos, de acordo com uma pesquisa realizada com 810 pessoas submetidas à colaboração por 18 meses.

O consumo diário de suco de fruta 100% natural elimina os riscos de doenças crônicas como a obesidade, alem de proporcionar diversos benefícios á saúde.

Leia também:

Outras dicas relacionadas ao emagrecimento

  • Ao praticar algumas atividades físicas o cérebro emite mensagens para o corpo o levando a entender que deve comer menos, por isso praticar exercícios auxilia na perda de peso, não somente por gastar energia mas também por comer menos.
  • Estudos mostram que as mulheres podem gastar cerca de 385 calorias por semana ao fazer 2 horas de compras.
  • Estudo comprova que pessoas que comem devagar e mastigam melhor os alimentos, consomem 10% menos calorias do que as pessoas que comem mais rápido.
  • Mulheres que consomem 2 taças de vinho ou copo de cerveja diariamente, tem menos chance de engordar do que as mulheres que não bebem.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: