Topo

Quantidade de açúcar nos alimentos

Os criadores das imagens deste artigo pegaram a quantidade de açúcar que há nos alimentos e fizeram uma comparação de quanto seria em cubo e colher. Veja!
Publicidade
Comente

Os carros não se movem sozinhos. Eles precisam de algo que dê força para o motor e toda a engenharia para que funcionem com qualidade. Logo, os veículos precisam de combustível, que pode ser gasolina, álcool, diesel ou gás. No corpo humano, o mesmo se aplica! Somos uma máquina, para tal necessitamos de substâncias que nos deem energia.

Para a surpresa de muitos, as vitaminas e minerais não oferecem calorias. Eles são importantíssimos para diversas funções e promovem um balanço perfeito no organismo. Todavia, o combustível do nosso organismo, o que nos dá energia, ou seja, as calorias, é o macronutriente. Existem 3 deles: carboidratos, proteínas e lipídios.

O mais consumido diariamente é o carboidrato. Praticamente todos os alimentos o têm nas suas composições, com exceção de carnes, ovos, frangos, peixes e óleos. Então, isso nos leva a crer que os humanos ingerem bastante carboidrato por dia! E está certo, mais da metade das energias do organismo devem vir deste macronutriente. Mas como ter noção da quantidade de carboidrato em cada alimento?

O Açúcar na Alimentação

Apesar de muitas pessoas não conhecerem o carboidrato, conhecem o açúcar, que é um nome mais popular. O que muita gente também não sabe, é que o alimento não precisa ser doce para ter altas doses desta substância. Massas, ou seja, tudo que tem farinha, são ricas em açúcar!

Comemos grandes quantidades diariamente desde que nascemos. Por esta razão, o diabetes está atacando cada dia pessoas mais jovens. Há um descuido na dieta e esta causa um problema irreversível na saúde!

Vício por açúcar

Comemos tanto açúcar em nossas vidas, que chegamos a ficar, literalmente, viciados nele. Você sabia que apenas uma pequena porcentagem da população já sentiu fome de verdade? O que acontece é uma abstinência de açúcar em um determinado período.

Fome mesmo, o organismo só vai sentir a partir do 20º dia sem se alimentar. A dependência pelo açúcar se criou, pois disseram que o ideal era se alimentar a cada 3 horas, logo, quando passamos deste tempo, começamos a sentir desejo por comida.

Quanto há de açúcar nos alimentos?

Como dissemos anteriormente, os alimentos não precisam ser necessariamente doces para conter açúcar. Para o público leigo, fica difícil ter uma noção da quantidade considerada alta de açúcar e da quantidade considerada baixa, mesmo que este leia o rótulo.

Para driblar este problema, abaixo estão duas imagens muito interessantes. Os criadores pegaram a quantidade de açúcar que há nos alimentos e fizeram uma comparação de quanto seria em cubo e colher. Desta forma, o choque é muito maior, pois quem visualiza se dá conta das altas quantidades de açúcar que ingerimos.

Quantidade de Açúcar nos Alimentos
Açúcar nos Alimentos

Como diminuir a ingestão de açúcar

Não é uma tarefa fácil diminuir a quantidade de carboidratos na dieta. Tudo que é delicioso, leva este macronutriente. O ideal é nunca se privar de nada, pois fica mais difícil se manter longe dos doces. Logo, coma tudo que você gosta (chocolate, torta, bolo, massas) em dias diferentes e em menor quantidade ou faça receitas saudáveis levando estes ingredientes.

Uma boa maneira é conversando com um nutricionista. Este profissional te instruirá sobre as quantidades exatas que você deve comer diariamente para ser feliz e ainda ser saudável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: