O Google Fotos acabou se tornando o principal aplicativo dos dispositivos móveis com sistema operacional Android para gerenciar as fotos e demais imagens que são mantidas pelos usuários na nuvem. Mas o app também pode ser utilizado para visualizar as fotos que estão salvas apenas localmente, ou seja, que estão no armazenamento do telefone ou do tablet.

Mas a grande maioria dos usuários lembra apenas do Google Fotos no momento em que eles precisam recuperar ou enviar as imagens para a nuvem, ou ainda para resgatar algum arquivo que já não está disponível diretamente no telefone. Existem outras ferramentas e recursos muito interessantes disponíveis para os usuários:
Compressão de fotos para liberar espaço
Um dos principais problemas que os usuários de telefones enfrentam nos dias de hoje é o espaço disponível para armazenar os mais variados tipos de arquivos digitais produzidos no dia a dia. Além do espaço físico limitado, os usuários ainda encontram espaços limitados nos serviços de nuvem.
Mas existem algumas alternativas que podem ser exploradas a partir do momento que o usuário passa a ter problemas com os espaços disponíveis tanto no seu telefone quanto nos serviços de armazenamento externos. Através do Google Fotos, os usuários podem comprimir o tamanho dos arquivos das imagens, com o objetivo justamente de liberar espaço.
A ferramenta consegue reduzir o tamanho dos arquivos, mas sem que as pessoas comprometam a qualidade delas de forma muito radical. Para ativar a função, vá até as configurações do Google Fotos, entre em Backup e escolha a opção de "Economia de armazenamento" em vez do padrão "Qualidade Original". Isso vai ajudar especialmente os usuários que estão recebendo avisos de que sua conta Google está quase cheia.
Captura de fotos a partir de vídeos
Hoje em dia, a grande maioria dos telefones conta, de forma nativa, com algumas funcionalidades que podem ser acessadas durante a gravação de um vídeo, incluindo “tirar fotos”, que nada mais é do que ir fazendo pequenas capturas das imagens a partir do vídeo que está sendo gravado.
Mas caso o usuário não tenha feito isso durante a gravação, é possível capturar quadros e criar fotos a partir de vídeos que estão armazenados no Google Fotos. Para fazer isso é muito simples: abra o Google Fotos, selecione o vídeo desejado, clique em Editar > selecione o quadro > Exportar quadro. Lembrando que o recurso também está disponível para os vídeos que não foram diretamente produzidos pelos usuários.
Buscar informações de objetos que aparecem na foto
O Google conta com diversas ferramentas de inteligência artificial que estão disponíveis para os usuários do sistema operacional Android. Um deles é o Google Lens, que permite o reconhecimento de imagem para buscar informações correspondentes na web.
O Lens pode ser aplicado diretamente nas imagens que estão disponíveis na galeria do telefone dos usuários. Dessa forma, as pessoas podem buscar dados disponíveis na web a partir dos objetos que forem reconhecidos. Para usar o recurso, abra a foto desejada no aplicativo e toque no ícone do Lens. Imediatamente, o Google analisará a imagem e trará resultados que podem incluir descrições, links para compra, informações históricas, ou traduções de textos.
Acessar rapidamente as capturas
Para os usuários que possuem muitas capturas de tela salvas no seu telefone e enviadas para o armazenamento na nuvem do Google, pode ser interessante ter acesso a um atalho para buscar especificamente esse tipo de arquivo, em vez de ter que buscar entre as demais fotos salvas.
Para conseguir acessar essas imagens de uma forma muito mais fácil e rápida, basta clicar e segurar o ícone do Google Fotos e aguardar aparecer as opções. Uma delas deve ser “Ver capturas de tela”. Basta clicar no ícone com duas barrinhas horizontais e arrastar para um local específico da área de trabalho.
Trancar um álbum
Além dos álbuns criados pelo próprio Google Fotos, os usuários também podem criar os seus próprios álbuns e direcionar algumas imagens que serão salvas e mantidas, de forma específica, nesse espaço. E um recurso que está disponível para cada álbum é a possibilidade de trancar esse conteúdo, exigindo a liberação com biometria.
Para isso, basta selecionar a pasta que deseja proteger, acessar as configurações e escolher a opção de "Trancar álbum". Uma vez trancado, o álbum não será acessível a menos que a autenticação seja realizada.
Emular o modo retrato em fotos já salvas
O modo retrato está disponível na maioria dos softwares de captura de fotos dos smartphones. Ele permite basicamente que a pessoa coloque uma pessoa ou objeto em primeiro plano e desfoque o fundo. Mas as pessoas também podem usar o Google Fotos para obter esse mesmo efeito em fotos já salvas.
Para isso, basta abrir uma foto no app, tocar em "Editar", ir em "Ferramentas" e tocar em "Desfoque".
Comentários (0) Postar um Comentário