Topo

Confira 10 funções que existem no seu celular Android e você não sabia

Comente

Quem está sempre atendo ao universo da tecnologia geralmente não tem muitas dificuldades em manusear um smartphone por maior que seja sua quantidade de funções, entretanto, o fato é que muitas pessoas acabam se atentando para as funcionalidades mais óbvias do aparelho e acabam assim nem percebendo alguns outros recursos menos tradicionais e igualmente interessantes, que por vezes ficam escondidos nos dispositivos.

Com o objetivo de ajudar os proprietários de celulares Android a encontrar essas funcionalidades e descobrir novas possibilidades, decidimos trazer abaixo uma adaptação de uma lista criada pelo BuzzFeed que mostra dez funções existentes nos smartphones que poucas pessoas conhecem.

Confira 10 funções que existem no seu celular Android e você não sabia

10 funções que existem no seu celular Android e você não sabia

Converter fotos em vídeos

Esse é um recurso pra lá de interessante que muitas pessoas não utilizam simplesmente pelo fato de não saber de sua existência. O fato é que desde o Android 4.3 é possível fazer vídeos divertidos utilizando tão somente as fotos armazenadas no dispositivo, para utilizar esse recurso, basta acessar o aplicativo de fotos do Android e em seguida pressionar o botão no formato de “claquete de cinema”, para então poder escolher as imagens que serão utilizadas no vídeo. Depois de escolher as fotos, é só escolher uma música e um estilo visual e então finalizar o vídeo. Para quem pretende incrementar ainda mais a brincadeira, existe até a possibilidade de adicionar outro vídeo em meio à produção.

Smartphone como roteador wireless

Quem necessita acessar a internet de maneira urgente, pode lançar mão de um recurso existente no smartphone para transformá-lo em uma espécie de roteador que será capaz de fornecer conexão à internet para notebooks e outros dispositivos. Para utilizar essa função, o usuário deve acessar Configurações > Mais… > Tethering e acesso portátil e em seguida configurar o ponto de acesso wi-fi portátil. Vale ressaltar que a recomendação é a de que esse recurso só seja utilizado em caso de real necessidade, já que a ferramenta consumirá o plano de dados contratado para o smartphone.

Animação secreta no CELULAR Android

Poucas pessoas sabem, mas, uma divertida animação secreta e até uma brincadeira nativa podem ser acessadas a partir de um celular Android. Para visualizar esse recurso secreto basta acessar “Configurações” > “Sobre o telefone” e em seguida clicar várias vezes sobre “Versão do Android”. Em pouco tempo será exibida na tela a animação, que no caso do Jelly Bean, será uma imagem com diversas jujubas. Na versão Kit Kat, ao realizar o procedimento, uma letra “K” aparecerá na tela, e quando pressionada repetidas vezes a letra dará lugar a uma brincadeira que une a marca Android ao chocolate Kit Kat.

Compartilhar conteúdo ao encostar os aparelhos

Um recurso chamado Android Beam, é por vezes ignorado pelos usuários do sistema operacional do Google. Ele permite que os usuários transfiram arquivos tais como músicas, contatos, vídeos, fotos e aplicativos, tão somente encostando um aparelho ao outro, para isso, porém, é necessário que a função Android Beam esteja ativa em ambos os dispositivos. Para ativar a ferramenta, basta acessar “Configurações” e pressionar “Mais…”, acessando em seguida a opção que libera o recurso Android Beam.

Leia também:

Bloqueio de tela com reconhecimento facial

Esse é um recurso interessante que pode tornar mais cômoda a vida de quem utiliza um aparelho celular com Android. Ao invés de ter que digitar uma senha para desbloquear o aparelho todas as vezes que for ligá-lo, o usuário tem a opção de ativar a função de reconhecimento facial. Para utilizar o recurso basta acessar “Configurações” >> “Segurança” >> “Bloqueio de tela”, e selecionar a opção “Desbloqueio facial”, posicionando em seguida o rosto na área indicada para a configuração do recurso.

Apesar de ser bastante útil, o Google alerta que esse não é um método totalmente seguro, isso porque, pessoas parecidas poderão eventualmente desbloquear o aparelho, além do que, em alguns casos até mesmo uma foto do usuário poderá desbloqueá-lo. Para minimizar os riscos, o ideal é ativar também o “verificador de presença viva” que obriga a pessoa a piscar para que seja reconhecida, além disso, o usuário deve também configurar a função que melhora a correspondência do rosto, assim o aparelho será capaz de reconhecê-lo com ou sem óculos, com ou sem barba, e ainda com muita ou pouca luz no ambiente.

Sistema de busca por voz

A ferramenta conhecida por Google Now permite que os usuários realizem buscas por voz a partir de um dispositivo Android, entretanto, vale ressaltar que para utilizar o recurso o usuário deve possuir certa fluência na língua Inglesa, já que até o momento a ferramenta só responde de maneira consideravelmente satisfatória a essa língua. Para usar o recurso, basta ao usuário dizer as palavras “Ok Google”, e em seguida dizer o que pretende buscar, o aparelho retorna buscas de temperatura e previsão do tempo em diversas localidades, por exemplo.

Informações na tela de bloqueio do aparelho

Essa é uma ferramenta que pode ser útil para quem perder o aparelho, através dela é possível que o usuário insira informações de contato na tela de bloqueio do smartphone, dessa forma, quem o encontrar poderá localizar o proprietário para devolvê-lo. Para inserir informações como e-mail na tela de bloqueio, basta acessar “Configurações” >> “Segurança” >> “Info do proprietário”, digitando nesse campo o contato.

Acessar abas abertas em outros aparelhos

Essa é uma funcionalidade útil para quem efetuou “login” no Google Chrome. Através da ferramenta o usuário pode acessar as abas abertas no navegador do Pc ou do Notebook a partir do smartphone Android. Utilizar essa funcionalidade é fácil, basta abrir o Google Chrome no dispositivo e em seguida ir até a opção “Outros dispositivos”, localizada no menu.

Controle de dados utilizados

Quem contrata pacotes de dados no Android tem à sua disposição uma ferramenta interessante que permite ter o controle sobre o consumo dos dados do pacote, através do recurso é possível visualizar quantos megabytes ou gigabytes foram gastos do plano. Para acessar o recurso, basta ao usuário acessar o caminho “Configurações” >> “Uso de dados” e então visualizar o gráfico disponível. No caso de ter deixado ativo o consumo de dados, será possível estabelecer um limite para evitar exceder o limite do período.

Notebooks ou Pcs sincronizados com o Smartphone

Essa função ficou por último na lista porque nem todos os aparelhos a oferecem, entretanto, não há motivos para pânico, quem não tem o recurso nativo no aparelho pode recorrer a um aplicativo chamado AirDroid para conseguir o benefício. A ferramenta permite que o smartphone seja sincronizado com o PC, notebook, ou até mesmo tablet do usuário, dessa forma, torna-se possível a transferência de arquivos através de conexão wi-fi, além de gerenciar aplicativos e tirar fotos de maneira remota utilizando o desktop.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: