Topo

7 dicas para deixar os telefones com Android mais seguros

Confira alguns passos importantes para configurar o smartphone de uma forma mais segura.
Publicidade
Comente

Manter a segurança dos dispositivos telefones acabou se tornando muito importante para as pessoas de uma forma geral. Afinal de contas, os telefones acabaram deixando de ser apenas um aparelho destinado a comunicação e acabou se tornando uma verdadeira central de controle de uma série de aspectos da vida dos usuários, incluindo questões financeiras importante. 

7 dicas para deixar os telefones com Android mais seguros

Confira alguns passos importantes para manter o seu telefone Android mais seguro:

Proteja sua conta do Google

A conta do Google é bastante sensível para os usuários, pois através dela as pessoas acabam tendo acesso a diversas informações sensíveis. Além disso, algumas operações financeiras, como a compra de aplicativos e pagamentos, podem ser feitas através da conta do Google. 

Publicidade

Para manter o dispositivo mais seguro, pode ser interessante ativar a autenticação em duas etapas. Ela vai adicionar uma nova camada de proteção, sempre que for feita uma tentativa de acesso. Essa opção pode ser encontrada dentro da opção de “Segurança” na conta do Google.

Controle as permissões dos aplicativos

Para que os aplicativos funcionem conforme o esperado, eles acabam tendo que ter acesso a diversas informações protegidas pelo telefone, além de conseguir controlar determinados elementos do smartphone, como armazenamento, telefone, etc. O problema é que aplicativos maliciosos podem acabar se aproveitando destas permissões para roubar dados sensíveis dos usuários.

Ao entrar no menu de cada aplicativo, é possível conferir as permissões, que descrevem todas aquelas que foram fornecidas pelos usuários. Caso alguma permissão seja suspeita, os usuários podem desativar as mesmas. 

Não instale aplicativos por fora da Play Store

Publicidade

Uma outra dica sempre muito importante é tentar evitar instalar no seu telefone aplicativos que estão fora da loja Play Store. Os apps que são disponibilizados na loja oficial do telefone acabam passando por uma série de verificações que aumentem a segurança dos usuários.

Normalmente essa acaba surgindo como uma opção que permite com que as pessoas tenham acesso a versões alternativas de determinados apps, sendo que muitas delas são feitas pelos próprios usuários e pela comunidade de uma forma geral. Mas estes apps também costumam ser utilizados como uma forma de infectar o telefone com códigos maliciosos.

Nunca clique em links suspeitos

Também acaba sendo muito importante que as pessoas tomem alguns cuidados básicos de segurança que vale não apenas para os smartphones, mas para a internet como uma forma geral. Clicar em links suspeitos pode acabar se tornando a porta de entrada para o acesso não autorizado ao telefone. 

Os especialistas em tecnologia acabam utilizando estes links para que os usuários concedam acesso ao telefone, incluindo arquivos e informações pessoais que as pessoas possam ter neste telefone. Estes links normalmente acabam sendo enviados através dos aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp, Telegram e até mesmo SMS. 

Mantenha backup dos seus dados

Os dados que as pessoas acabam mantendo no telefone, em diversos casos, são sensíveis e muito importantes. A partir do momento que existe algum tipo de perda, os usuários podem realmente não conseguir mais recuperar fotos, arquivos, áudios, dentre outros. Por isso, é muito importante manter as configurações de backup em dia, enviando os arquivos de tempos em tempos para serviços de nuvem. 

Evite utilizar o recurso de roteamento do telefone

Rotear o telefone é uma prática bastante comum entre determinados usuários que acaba basicamente removendo as restrições que os fabricantes acabam colocando nos aparelhos. Apesar de parecer uma boa ideia em um primeiro momento, pode acabar se tornando um perigo, especialmente para os usuários que não dominam a tecnologia de ponta a ponta. 

O problema é que neste processo os usuários que não entendem ao certo o que está sendo feito podem acabar tornando o telefone muito mais suscetível à invasão e aos códigos maliciosos de uma forma geral. Por isso, este acaba sendo um procedimento indicado apenas para as pessoas que, de fato, entendem o que estão fazendo. 

Ative o recurso de formatação a distância 

Caso o usuário tenha o seu telefone roubado, ou simplesmente perca o seu dispositivo, existe um recurso nativo do Android que permite com que os usuários consigam formatar completamente o seu aparelho, mesmo a distância. Isso pode ser feito através da conta do Google principal utilizada no aparelho, por isso é tão importante manter ela segura. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: