Uma das reclamações mais recorrentes dos usuários dos smartphones atuais é a duração da bateria dos dispositivos. Encontrar um telefone considerado como top de linha com uma bateria que dure o período de 24 horas é raro. Até mesmo entre os intermediários a duração da bateria, que costuma ser um pouco mais longa, deve acabar sendo administrada para que as pessoas não fiquem completamente sem carga na rua, por exemplo.
Mas existem algumas opções de configurações que podem ajudar justamente neste aspecto, para que as baterias acabem não durando tão pouco. Confira essas dicas:
Desativa a localização
Muitos aplicativos acabam utilizando a localização do telefone o tempo inteiro, inclusive quando não são ativos. Mas, em determinados momentos, como quando as pessoas estão trabalhando dentro de um determinado espaço físico ou quando ela está estudando, existe a possibilidade de desativar a localização para economizar a bateria. O atalho para desativar essa opção pode ser encontrada facilmente entre na barra lateral, ou dentro das configurações completas do telefone.
Desative as notificações dos aplicativos
Outro aspecto que pode acabar influenciando no consumo da bateria do telefone são as notificações que acabam surgindo o tempo todo, dos mais variados aplicativos que ficam ativos, em segundo plano. Cada vez que uma notificação chega, quando o telefone está nas suas configurações padrões, a tela acende, o smartphone vibra e, em determinados casos, emitem um som. Tudo isso consome energia da bateria do telefone.
Para desativar as notificações de todos os aplicativos de uma só vez, basta selecionar a opção “Apps e notificações”; “Notificações”; “Notificações na tela de bloqueio” e selecionar “Não mostrar notificações”. Caso deseje ocultar os avisos de plataformas específicas, acesse “Apps e notificações” e “Notificações” e escolha a desejada.
Diminua o brilho da tela
Outro aspecto que costuma interferir muito no consumo de bateria do telefone é o brilho da tela. Como não poderia deixar de ser diferente, quanto mais a tela estiver brilhante, mais bateria acaba sendo consumida. O Android conta com um atalho rápido, que pode ser acessado através do menu superior, que permite regular o brilho rapidamente.
Dentro do menu de configurações, existem ainda uma série de outras configurações que permitem o controle mais inteligente do brilho da tela do telefone, como limitar o brilho máximo, ou ainda ativar um sistema que regula a quantidade de brilho de acordo com a luminosidade externa.
Desligar ou reduzir os elementos da tela Always On
Grande parte dos telefones que são vendidos a partir das configurações intermediárias contam hoje com o recurso de tela Always On, que permite com que uma pequena parte do display fique sempre ligada mostrando informações como horas, notificações de determinados apps, e outra.
Caso o usuário realmente esteja com problemas de bateria mais graves, o recomendado é realmente não utilizar o Always On. Mas, caso o usuário esteja querendo apenas obter um pouco de ganho na energia acumulada, pode ser interessante escolher determinadas configurações, como eliminar animações e limitar a quantidade de notificações.
Ative a bateria adaptável
Este é um recurso do Android que também está presente na grande maioria dos telefones mais modernos e que acaba adaptando a forma como a anergia do telefone é utilizada a partir dos padrões de consumo adotados pelo próprio usuário. Um dos seus principais recursos é monitorar os aplicativos que são os mais utilizados e fazer alguma ação, como desativá-los ou deixa-los “adormecidos”, consumindo menos bateria.
Para ativar essas configurações os usuários devem acessar o menu da engrenagem, tocar em “Bateria” e “Bateria adaptável”. Em seguida, basta ativar a função.
Reduza o tempo de luz do fundo da tela
Uma outra configuração muito importante para o consumo da bateria e que deve ser alterada é a que controla a quantidade de tempo que a tela do telefone vai ficar ligada depois que os usuários deixam de mexer no telefone. Reduzir o tempo de espera pode acabar trazendo uma melhoria significativa no consumo da bateria de uma forma geral.
Para isso, acesse o menu de “Configurações”, “Tempo limite de tela” e defina um intervalo de tempo curto.
Comentários (0) Postar um Comentário